29 dezembro 2005

Parelheiros inaugura Posto de Atendimento a Turistas


O PAT foi entregue hoje à população e oferecerá orientações sobre pontos turísticos na região, cuidados com as áreas de mananciais e indicações para aquisição de imóveis em Parelheiros e Marsilac.

A Subprefeitura de Parelheiros inaugurou hoje (28/12), às 10h, o PAT - Posto de Atendimento ao Turista. No local, os visitantes vão receber orientações sobre pontos turísticos na região, cuidados com as áreas de mananciais e indicações para aquisição de imóveis em Parelheiros e Marsilac.
Para a construção do PAT, a subprefeitura investiu cerca de R$ 100 mil. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 15h.
A subprefeitura tenta ainda formalizar parcerias com universidades da zona sul, para que estudantes residentes na região atuem no posto como estagiários, com o objetivo de expandir o atendimento.
Não existem estatísticas oficiais, mas Parelheiros e Marsilac registram nos finais de semana altos índices de visitantes. Alguns dos pontos mais visitados na região são o Solo Sagrado do Guarapiranga (templo messiânico), o Núcleo Curucutu (onde estão aldeias indígenas) e a Cratera da Colônia (local atingido por um meteorito quando ainda não era habitado), além das atrações naturais do Parque Estadual da Serra do Mar.
O bairro Colônia, localizado dentro e no entorno da cratera, também comemora nesta quarta-feira a construção do primeiro trecho da ciclovia de Parelheiros. A via, que terá 1,8 km, recebeu cerca de R$ 200 mil de investimento e ligará o bairro ao centro de Parelheiros, um dos eixos viários mais importantes da região.

27 dezembro 2005

Inauguração do “PAT - Posto de Atendimento ao Turista”

É com imensa satisfação que a Subprefeitura de Parelheiros convida V. Sª. para a inauguração do “PAT - Posto de Atendimento ao Turista”, que oferecerá informações a todos os visitantes sobre as características da região regida pela Lei de Mananciais, potencial turístico da região com indicação dos seus equipamentos receptivos, uso do solo e possibilidades de investimentos adequados à preservação do meio ambiente e geração de renda local.

Data: 28/12/2005
Horário: 10h
Local: Av. Senador Teotônio Vilela
(em frente a Praça do Trabalhador)

Ficaremos honrados com sua presença.

Mais informações

(11) 5926-6500 Ramal 6522 / 6523
Assessoria de Comunicação e Imprensa

14 dezembro 2005

Inauguração do primeiro “Centro de Cidadania para Mulheres” da América Latina


É com imensa satisfação que a Subprefeitura de Parelheiros convida V. Sª. para a inauguração do primeiro "Centro de Cidadania para Mulheres" da América Latina, que é fruto da parceria com a Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Mulher e cooperação da URB-AL (União Européia).

O evento contará com a participação do Exmo. Sr. Prefeito José Serra.

Data: 19/12/2005
Horário: 15h30
Local: Rua Teresinha do Prado Oliveira, 119 - Parelheiros
Junto à Guarda Civil Metropolitana


Ficaremos honrados com sua presença.

Realização:









Mais informações

(11) 5926-6500 Ramal 6673
Eliane Machado
Coordenadora do Centro de Cidadania para Mulheres

13 dezembro 2005

FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente)


O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) tem por objetivo financiar projetos sociais destinados a crianças e adolescentes.

Já é possível efetuar doações on-line por meio do link "Eu tenho orgulho de ser amigo da criança", no site da Prefeitura de São Paulo no endereço:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/

O interessado preenche um cadastro e imprime um boleto com o valor que deseja doar. Em seguida é só fazer o depósito na conta do FUMCAD:

Banco do Brasil:
Agência: 1897X - Conta-corrente: 5738-X


Importante lembrar que as doações são inteiramente dedutíveis do Imposto de Renda - 1% (pessoas jurídicas) e até 6% (pessoas físicas).

Criado pela Lei Municipal nº 11.247, de outubro de 1992, o FUMCAD tem o objetivo de arrecadar recursos para o desenvolvimento de projetos sociais na área da infância e da juventude.

Através do site é possível efetuar doações aleatórias, mas também é possível direcionar as doações para projetos específicos, escolhidos pelo doador e aprovados pelo CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A relação das entidades cadastradas pode ser acessada no endereço:

http://portal.prefeitura.sp.gov.br/cidadania/conselhosecoordenadorias/cmdca

Operação Cata-Bagulho - Bairro Recanto Campo Belo (Parelheiros)

A operação contará com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolherão móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus e objetos sem utilidade.

A Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana e Obras promove no próximo sábado, (17/12) mais uma Operação Cata-Bagulho na região. A operação contará com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolherão móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus, ferros, eletrodomésticos e outros objetos sem utilidade.

A operação acontecerá no bairro Recanto Campo Belo, nas seguintes ruas: Antônio Tosi, Virgínia Modesto, Carlos Jorge Schimidt, Maria Costa Bezerra.

Os moradores deverão colocar os objetos nas calçadas até às 08h da manhã do dia (17/12), para que sejam recolhidos pelas equipes das 08h às 15h neste mesmo dia.

A Subprefeitura alerta que entulho, lixo orgânico, restos de construção, materiais tóxicos, resíduos industriais e materiais de jardim e poda não poderão ser recolhidos.

O objetivo do Cata-Bagulho é evitar a descarga clandestina de materiais de grande porte para melhorar a limpeza urbana dos bairros.


Mais informações
Coordenadoria de Infra Estrutura e Obras (CIEO)
(11) 5926-6500 Ramal: 6612 / 6526

12 dezembro 2005

Parelheiros ganha Centro de Cidadania para mulheres este mês


Parceria com a União Européia criará seis Centros de Atenção à Mulher em São Paulo. A primeira unidade, de Parelheiros, será inaugurada em 19 de dezembro.

A Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Mulher, lança ainda este mês em Parelheiros, Zona Sul, o primeiro Centro Local de Cidadania das Mulheres como Defensores da Igualdade.
O programa é fruto de cooperação da União Européia - Programa URB-AL criado em 1995 com objetivo de integrar cidades latino-americanas e européias no estímulo à discussão, elaboração e aplicação de ''boas práticas'' de gestão pública, através de projetos sociais que possam ser implementados em diferentes regiões e cidades. São Paulo é a cidade coordenadora do projeto, tendo como sócios as cidades de Rosário na Argentina, Montevidéu no Uruguai, Vigo na Espanha e Região Toscana na Itália.
O projeto prevê ainda a inauguração de mais cinco centros para o início de 2006, são eles: Perus, Itaquera, Capela do Socorro, Campo Limpo e Santo Amaro, todos escolhidos com base em pesquisa realizada pela coordenadoria em parceria com a Fundação SEADE.
As unidades vão integrar diferentes políticas públicas municipais como saúde, educação, assistência social e habitação. Um dos objetivos é atuar em complementaridade com os serviços e equipamentos públicos já existentes, principalmente no enfrentamento à violência contra a mulher e o combate à desigualdade de gênero.

Indicadores Sociais

Os centros servirão para o desenvolvimento do exercício da cidadania, onde as mulheres encontrarão cursos de formação, atendimento, orientação, encaminhamentos e principalmente um espaço para debates e proposição de políticas públicas com respeito à abordagem de gênero.
A escolha das regiões foi determinada através de indicadores sociais e dados demográficos como índice de escolaridade, cor, violência, renda, trabalho, número de filhos por mulher, mulheres como chefe de família, equipamentos públicos existentes e movimentos organizados.
O projeto prevê que os centros se localizem onde as condições de vida das mulheres são mais precárias e apresentem carências e necessidades em matéria de serviços públicos.

Rede social

A expectativa é que cada centro atenda de 200 a 400 mulheres por mês. A criação dos centros visa, além de integrar os serviços públicos no âmbito local, articular uma rede social com a participação de organizações, grupos, ONG´s e associações que trabalham com as questões de gênero.
A criação dos centros é uma experiência pioneira e única em toda a América Latina. No total, serão seis unidades em São Paulo e outra em Montevidéu, no Uruguai. Com o sucesso da iniciativa, espera-se um fortalecimento institucional nessa questão dos municípios sócios da URB-AL, especialmente da cidade de São Paulo - e que a experiência seja replicada em outras cidades do mundo. Espera-se, sobretudo, promover os direitos de cidadania das mulheres dessas cidades.

05 dezembro 2005

A origem do nome SADAMU INOUE

Sadamu Inoue foi um homem forte, inteligente e lutador que serviu como lição de vida para muitos membros da região sul da capital, nasceu em 31 de março de 1909 no bairro de Takaoka-cho, município de Tossa-shi no Estado de Kochi-ken, no Japão.

Chegou ao Brasil em 23 de março de 1935 a bordo do navio África-Maru, indo direto para o município de Cotia.

Empregou-se como agricultor no plantio de batata e tomate até o ano de 1943, transferindo-se posteriormente ao município de Itapecerica da Serra, onde arrendou uma pequena propriedade.

Com muito sacrifício, trabalhou de sol a sol, adquiriu no início da década de 50 uma propriedade no bairro Cipó, na qual passou a dedicar-se à cultura de batata, tomate e hortaliças, região conhecida como “cinturão verde” que abastece de hortaliças o município de São Paulo.

Participou ativamente de várias entidades, foi um dos fundadores da Associação Cultural Esportiva de Cipó, fundada no dia 19 de agosto de 1951, no qual foi presidente nos anos de 1955, 1956, 1958, 1959, 1963 até 1966, e dentre suas reivindicações lutou para levar energia aquele bairro, obtendo êxito.

Foi membro do Conselho Deliberativo da Cooperativa Agrícola de Cotia na região de Parelheiros, Cipó e Embu-Guaçu.

Atuou durante muitos anos como Conselheiro da Associação Cipó e da União das Associações Culturais de Santo Amaro desde 1979 até o seu falecimento ocorrido em 31 de maio de 1998.

O homenageado tem atuação reconhecida pelos mais diversos setores sociais, como atestam os inúmeros admiradores e amigos.

Como singela homenagem à obra de um dos pioneiros da colônia japonesa na região, torna-se imprescindível à preservação da memória das realizações daqueles que ajudaram construir esta cidade.