23 fevereiro 2006

Convite - Manejo Sustentável de Espécies Exóticas - Pinus e Eucalipto



O Manejo Sustentável foi regulamentado recentemente em Parelheiros. Você sabia que esta é uma atividade econômica muito importante para a região? E que pode gerar emprego e renda?

É com imensa satisfação que a Subprefeitura - Parelheiros convida os produtores, comerciantes de madeira, proprietários de terras e demais interessados para uma reunião de esclarecimentos sobre o tema.


- PROCEDIMENTOS PARA OBTER AUTORIZAÇÃO DE MANEJO DE PINUS E EUCALIPTO

- ORGANIZAÇÃO DO SETOR PRODUTIVO FLORESTAL

Dia 06 de março de 2006 das 09h30 às 12h30
Subprefeitura - Parelheiros

Mais informações
Assessoria de Comunicação e Imprensa
5926-6500 Ramal 6522 / 6523

22 fevereiro 2006

Resultados da Operação Cata-Bagulho - Jardim Novo Parelheiros e Vila Roschel


A Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana e Obras promoveu neste sábado, (18/02) mais uma Operação Cata-Bagulho na região. A operação contou com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolheram móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus e objetos sem utilidade.

Esta ação contou ainda com os serviços de tapa-buraco, limpeza manual e mecânica de bocas de lobo (bueiros), poços de visita, ramais e galerias, corte de grama, poda de árvores e conservação de logradouros.

Foram atendidas no dia as seguintes vias: Mariana Luiza de Jesus e Nilo Fleury da Silveira (em todas as travessas), Catarina Andrass, Vitório Baldino e Júlio Avelino, totalizando 1.840 kg.


Mais informações
Coordenadoria de Infra-Estrutura e Obras (CIEO)
(11) 5926-6500 Ramal: 6612 / 6526

16 fevereiro 2006

SPTrans reforça linha em Parelheiros - 14.02.06


A partir desta quarta-feira (15 de fevereiro), quatro veículos do consórcio Autho Pam irão reforçar no período da manhã a frota de sete carros da linha 6L01 Marsilac - Terminal Varginha. Eles partirão do entroncamento da Estrada do Cipó com Estrada do Marsilac e atenderão passageiros dos bairros Jardim Progresso e Vila Roschel. A decisão foi anunciada em uma reunião centre 60 pessoas, com lideranças comunitárias da região, técnicos da SPTrans e da Secretaria Municipal de Transportes, na subprefeitura de Parelheiros, na manhã desta terça-feira (14 de fevereiro).

Os ônibus que reforçarão a linha no sentido do Terminal Varginha no pico da manhã, farão o sentido contrário no pico da tarde. Técnicos da SPTrans irão ajustar os horários da linha nos próximos dias para assegurar a qualidade do serviço.

Também foi anunciado que será montado um esquema de pré-embarque no Terminal Varginha para a linha 6960 - Varginha- Santo Amaro. Os passageiros poderão validar seus cartões antes de entrarem nos ônibus, agilizando todo o processo de embarque. Será a mesma operação que funciona em outra linha do mesmo terminal desde agosto de 2005, a 6913 - Varginha - Bandeira, que está reduzindo o tempo de embarque em cada veículo de 12 para no máximo 2 minutos nos picos da manhã. O sistema deve funcionar na linha 6960 até o fim do mês.

As mudanças no extremo sul da cidade são reflexo da reorganização de linhas promovida pela SPTrans para racionalizar a oferta de transporte na região. Por se tratar de um local com condições não encontradas em outras regiões da cidade, a Secretaria Municipal de Transportes definiu regras específicas para a operação de algumas linhas do sistema naquela área, dando origem às chamadas linhas ambientais.



Mais informações
(11) 5926-6500 Ramal 6526

15 fevereiro 2006

SELETIVA DA SOLIDARIEDADE


A Subprefeitura de Parelheiros através da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento - Supervisão de Esportes, começa neste final de semana dia 19/02 (domingo) das 09h às 16h a 1ª Seletiva da Solidariedade.

O acontecimento contará com 76 equipes de futebol de campo para jogos da cidade 2006, onde está sendo arrecadado mais de 700 kg de alimentos para as famílias carentes desta região.


Mais informações
Supervisão de Esporte
(11) 5926-6500 Ramal 6733

14 fevereiro 2006

REUNIÃO SOBRE TRANSPORTE COLETIVO - 13.02.06

LINHA DIVISA EMBU GUAÇU / BORBA GATO
MEMÓRIA DE REUNIÃO

No dia 07/02/06 estiveram na Subprefeitura de Parelheiros mais de 70 pessoas entre moradores e usuários de transporte coletivo, sendo, na oportunidade, constituída pela própria população uma comissão composta por: Felisbino Batista Miranda, Francisco Costa e Silva, Adriana Ferreira de Roma, Antonio Nunes de Castro, Lucia Helena de Souza e José Rodrigues de Souza que, juntamente com Mônica Pessoa, representando a Subprefeitura de Parelheiros estiveram na SPTrans, conversando com Sr. Ângelo Fede visando resolver o problema da extinção da Linha Divisa Embu-Guaçu / Borba Gato. Na reunião com os representantes ficou acordado que a SPTrans estaria realizando nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro uma pesquisa para avaliação da extinção e a real necessidade da região ser servida pela linha.

Antecipando-se ao prazo solicitado pela SPTrans, dia 13 de fevereiro de 2006 reuniram-se na subprefeitura mais de 100 pessoas, - da comunidade local e usuários interessados pela volta da linha -, atendidas pelo subprefeito Walter Tesch.

Após a explanação de diversos assuntos relacionados com Parelheiros, e consultada a Secretaria dos Transportes, que se colocou à disposição para vir ouvir a população neste mesmo dia, escolheu a liderança local, Sr. Testa, em plenária com os seus, reivindicar que a reunião fosse no dia seguinte, ficando assim marcada para o dia 14/02, às 9h30, na própria sede da subprefeitura, com a presença de representantes da Secretaria de Transporte, SPTrans e uma comissão dos moradores e interessados na solução do transporte coletivo, especificamente a linha que vai até o Borba Gato.
Mais informações
(11) 5926-6500 Ramal 6526

OPERAÇÃO CATA-BAGULHO EM PARELHEIROS - Jardim Novo Parelheiros e Vila Roschel


A operação contará com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolherão móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus e objetos sem utilidade.


A Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana e Obras promove no próximo sábado, (18/02) mais uma Operação Cata-Bagulho na região. A operação contará com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolherão móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus, ferros, eletrodomésticos e outros objetos sem utilidade.
Esta ação contará ainda com os serviços de tapa-buraco, limpeza manual e mecânica de bocas de lobo (bueiros), poços de visita, ramais e galerias, corte de grama, poda de árvores e conservação de logradouros.
A operação acontecerá nos bairros Jardim Novo Parelheiros e Vila Roschel, nas seguintes ruas: Mariana Luiza de Jesus e Nilo Fleury da Silveira (em todas as travessas), Catarina Andrass, Vitório Baldino e Júlio Avelino.
Os moradores deverão colocar os objetos nas calçadas até às 08h da manhã do dia (18/21), para que sejam recolhidos pelas equipes das 09h às 15h neste mesmo dia.
A Subprefeitura alerta que entulho, lixo orgânico, restos de construção, materiais tóxicos, resíduos industriais e materiais de jardim e poda não poderão ser recolhidos.
O objetivo do Cata-Bagulho é evitar a descarga clandestina de materiais de grande porte para melhorar a limpeza urbana dos bairros.
Estarão à frente desta operação: o coordenador de Infra-Estrutura e Obras Adailson de Oliveira, o supervisor técnico de Limpeza Pública Eduardo Olivatto.

Mais Informações

Coordenadoria de Infra-Estrutura e Obras (CIEO)
5926-6500 Ramal: 6612/6526

Subprefeitura realiza final de 1º Campeonato de Futsal com êxito


No último dia 11/02, a Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento - Supervisão de Esportes, realizou o encerramento do 1º Campeonato Regional de Futsal Feminino e Masculino.
Participaram do campeonato 26 equipes, sendo vinte masculinas e seis femininas com mais de 300 atletas da região. Após a realização de 63 jogos foram marcados mais de 400 gols.
A final feminina foi disputada entre as equipes do Bem Bolado X Talentos, que teve como campeã em disputa por pênaltis, a equipe do Bem Bolado. Já no masculino, a disputa ficou entre as equipes do Furacão 8 X Nigéria 5, sagrando-se campeã a equipe do Furacão.
Todas as equipes que participaram da disputa pelo 1º, 2º e 3º lugares, o melhor ataque, e a melhor defesa, foram premiados com troféus e medalhas de ouro, prata e bronze.
O campeonato foi mais uma iniciativa da subprefeitura, incentivando o esporte regional que é muito carente na região de Parelheiros.

Mais informações
(11) 5926-6500 Ramal 6733

10 fevereiro 2006

Subprefeitura de Parelheiros homenageia cineasta Kenji Mizoguchi


A Subprefeitura de Parelheiros e o Consulado Geral do Japão em São Paulo promovem nesta sexta-feira e sábado (03/04) uma homenagem ao cineasta Kenji Mizoguchi pelos 50 anos de sua morte, exibindo no auditório da subprefeitura quatro de seus filmes mais representativos na década de 50.

Além de homenagear o cineasta japonês e também a comunidade nikkei local, a mostra é uma forma de oferecer diversão à região, afinal em Parelheiros não há uma única sala de cinema.

A região tem três colônias japonesas com 150 famílias aproximadamente. Os japoneses atuam na área hortifrutigranjeira e na produção de flores.

As exibições são abertas a qualquer pessoa com legenda em português.

OPERAÇÃO CATA-BAGULHO EM PARELHEIROS - 28.01.06


A operação contará com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolherão móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus e objetos sem utilidade.

A Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana e Obras promove no próximo sábado, (28/01) mais uma Operação Cata-Bagulho na região. A operação contará com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolherão móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus, ferros, eletrodomésticos e outros objetos sem utilidade.
Esta ação contará ainda com os serviços de tapa-buraco, limpeza manual e mecânica de bocas de lobo (bueiros), poços de visita, ramais e galerias, corte de grama, poda de árvores e conservação de logradouros.
A operação acontecerá nos bairros Jardim Amália e Jardim Ramalla, nas seguintes ruas: Plêiades, Satélite Europa, Satélite Japetus, Satélite Janus, Satélite Ariel, Asalina Teixeira da Silva e Paulo Guilger Reimberg.
Os moradores deverão colocar os objetos nas calçadas até às 08h da manhã do dia (28/01), para que sejam recolhidos pelas equipes das 08h às 15h neste mesmo dia.
A Subprefeitura alerta que entulho, lixo orgânico, restos de construção, materiais tóxicos, resíduos industriais e materiais de jardim e poda não poderão ser recolhidos.
O objetivo do Cata-Bagulho é evitar a descarga clandestina de materiais de grande porte para melhorar a limpeza urbana dos bairros.
Estarão à frente desta operação: o coordenador de Infra-Estrutura e Obras Adailson de Oliveira, o supervisor técnico de Limpeza Pública Eduardo Olivatto e a agente vistora Regiane da Silva Gomes.

Mais Informações
Coordenadoria de Infra-Estrutura e Obras (CIEO)5926-6500 Ramal: 6612/6526

DESENVOLVENDO O MANEJO FLORESTAL NA REGIÃO DE PARELHEIROS


A Subprefeitura de Parelheiros convida V.Sa., para participar do Colóquio “DESENVOLVENDO O MANEJO FLORESTAL NA REGIÃO DE PARELHEIROS” que será realizado de 31 de janeiro das 08h30 às 13h, na Sede da Subprefeitura de Parelheiros, na Av. Sadamu Inoue, 5252.
O objetivo desse Colóquio é expor e debater os desdobramentos do manejo florestal na região da Subprefeitura, especialmente no que se refere à utilização de Pinus e Eucalipto, amparado na Portaria a ser emitida pela PMSP.

PROGRAMA

9h15 - Apresentação dos participantes e do Patrimônio de Parelheiros e a Metrópole

9h30 - Comentários sobre o significado da portaria para empreendedores e região.

9h45 - Apresentação de vídeos

10h - Intervalo para o café

10h15 - Breve introdução de especialistas

13h - Perguntas, respostas, encaminhamento e encerramento

Serviço
Av. Sadamu Inoue, 5252 - Jardim dos Álamos
Telefone: 5926-6502 / 6503

Parelheiros ganha primeiro trecho de ciclovia


A Subprefeitura de Parelheiros inaugurou neste sábado (04/02) o primeiro trecho da ciclovia na Estrada da Colônia. A via, que terá 1,8km, recebeu cerca de R$ 200 mil de investimento e ligará o bairro Colônia ao centro de Parelheiros, uma dos eixos viários mais importantes da região.
O segundo trecho está previsto para ser entregue ainda no primeiro trimestre do ano e chegará até o Centro de Colônia, totalizando 4 Km de ciclovia e passeio público.
A área do viário para transporte motorizado não sofreu nenhuma redução com a introdução da ciclovia e do passeio público. Por medida de segurança foi implantada sinalização para evitar acidentes.
Para o subprefeito de Parelheiros a construção da ciclovia e do passeio é uma melhoria para a população. “É um avanço de extrema importância porque o cidadão e o ciclista ganham uma via especial para trafegar. Todos temos o direito de andar com segurança”, afirmou.
O secretário do Verde e Meio Ambiente falou da importância da bicicleta como meio de transporte na capital. “Em São Paulo é necessário priorizar a bicicleta. Em qualquer país civilizado é assim”, finaliza.
Está prevista a construção de um bicicletário próximo ao Terminal de Parelheiros para incentivar ainda mais o uso deste transporte.
O prefeito da cidade percorreu, de bicicleta, toda ciclovia e aprovou a obra. “A pista é modesta, mas boa, inclusive não permite correr muito. A idéia é fazer ciclovias como esta em toda a cidade e também bicicletários, que são fundamentais para estimular o uso da bicicleta”, comentou.
Estima-se que 1 milhão de pessoas em São Paulo utilizem a bicicleta como transporte e não somente para esporte e lazer. Segundo uma pesquisa realizada em 2002, pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), cerca de 130 mil pessoas utilizam a bicicleta por dia.
Na cidade de São Paulo estão previstos 100 Km de ciclovia. A Prefeitura pretende entregar ainda neste ano uma nova ciclovia para a cidade na Zona Leste, cujo projeto está em fase final de elaboração. Passará pela rua Inácio Monteiro e pela avenida Souza Ramos, no bairro de Cidade Tiradentes.
Além de ser um transporte saudável e melhorar a qualidade do ar, a criação da ciclovia promove a prática da atividade física.
Ainda este ano, em fase de projeto, a subprefeitura de Parelheiros pretende criar outras duas ciclovias. Terminal Varginha ao Centro de Parelheiros e Centro de Parelheiros a Marsilac.
A Estrada da Colônia também teve 4 km de sua extensão recapeados, sendo que a prefeitura irá recapear outros 9 km, chegando até a Barragem.