14 julho 2006

17 DE JULHO - DIA DE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS

Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida!

Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.
Agora podemos perceber como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.
O papel das florestas na vida das populações sempre foi compreendido. No entanto, somente nas últimas décadas é que as influências florestais sobre o clima, ar, água, solo, saúde e aspectos psicológicos dos homens ganharam sua real importância, porque começaram a aparecer conseqüências negativas na qualidade de vida. O aumento da população aliado às mudanças do ambiente imposto pelo homem exerce grandes pressões sobre a atmosfera, ocasionando diferentes impactos sobre o ar e também sobre a natureza, especialmente sobre os recursos florestais - que proporcionam múltiplas utilizações para o homem.
A destruição da vegetação, especialmente das florestas, causou problemas sérios para o equilíbrio da biosfera, como erosão eólica, hídrica, degeneração do solo e poluição do ar. Por isso, é necessário restabelecer a cobertura vegetal para retomar o equilíbrio e a produtividade dos ecossistemas e diminuir a poluição do ar.
Pode-se dizer que somos um país privilegiado: quase metade de todas as florestas tropicais encontram-se no Brasil. Elas cobrem 42% de todo o território nacional. A maior floresta do mundo é a Amazônica, com 5,5 milhões de quilômetros quadrados. Desse total, 3,3 milhões de quilômetros quadrados (60%) estão em território brasileiro.

Fonte: http://www.ufg.br/datas/data.php?d=595
Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/florestas/home.html

Subprefeitura Parelheiros desocupa área de preservação

A Subprefeitura de Parelheiros demoliu, nesta quinta-feira (13/07), uma construção irregular, na Rua José Roschel Rodrigues, no bairro Sítio Laredo. A construção foi demolida por estar localiza em área de preservação permanente.
No loteamento clandestino havia móveis velhos como geladeira e fogão e um cercado de madeira e arame no entorno. A construção, feita de alvenaria, já estava com as colunas erguidas e a cobertura com telhado.
A Subprefeitura acredita que no loteamento clandestino estava sendo simulada uma ocupação.
Essa ação foi coordenada pela Subprefeitura de Parelheiros através de caminhões, e uma equipe de 10 pessoas e o apoio do Departamento de Uso do Solo Metropolitano – DUSM e Polícia Ambiental.As operações de demolição têm como objetivo combater a ocupação populacional desordenada na região.

Mais informações
5926-6500 ramal 6704

07 julho 2006

Poupatempo Móvel para a região


Com o objetivo de atender os bairros mais distantes da capital em oferecer serviços aos cidadãos como emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho entre outros, o Poupatempo Móvel estará em breve na região de Parelheiros.

A permanência do Poupatempo será de 24/07 a 05/08 no CDC de Parelheiros – Estrada da Colônia, 112 e o horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 9h às 13h e sábados das 9h às 13h.

Serviços de Obras prestados à comunidade


Em abril, maio e junho o serviço de Manutenção e Obras da subprefeitura:

- tapou 1.436 buracos
- cortou 212.900m2 de grama
- podou (e/ou) removeu 886 árvores
- limpou 1.459 bueiros/poços de visita
- 390 m3 de galerias.

Na conservação de logradouro:

- assentou 428 metros de guias
- trocou 5 tampas BL/PV
- fez manutenção de 247 metros em guias e sarjetas
- construiu 272 metros de sarjetas e conservou 98 m3 galeria.

Máquinas trabalhadas: 2.520 horas.

Programa Social


O ProJovem, um programa criado pelo Governo Federal em parceria com a prefeitura busca reduzir a desigualdade social e dar mais oportunidades para os jovens. O jovem que participar do programa terá a oportunidade de completar o Ensino Fundamental, aprender inglês e informática e ganhar uma renda de R$ 100 reais. Se você tem de 18 a 24 anos se inscreva através do telefone 0800-642-7777, das 07h às 23h.

A ligação é gratuita e pode ser feita de telefones públicos de domingo a domingo.

Subprefeitura fiscaliza comércio de Parelheiros


A subprefeitura está realizando operações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais da região.
Nas operações foram constatados que a maioria dos comércios não possuem o Cadan (Cadastro de Anúncio) conforme Lei 13.525, que regulamenta a todo anúncio publicitário a autorização para ser exposto.
Cerca de 90% deles foram multados e receberam prazo conforme lei para regularização ou retirada dos anúncios. A autorização do CADAN pode ser solicitada no setor de Licenciamento da Subprefeitura ou através do telefone 5926-6500 ramal 6701.

População de Parelheiros ganha CDM reformado e terá novo espaço de lazer


No mês de maio, a subprefeitura entregou as obras de revitalização do CDM Jardim Herplin. A reforma dos vestiários, do alambrado no campo de futebol, da arquibancada, pintura do muro no entorno e playground custou cerca de R$ 140 mil.
O local possui cerca de 12 mil metros quadrados e é freqüentado semanalmente por 2.000 pessoas. Lá é desenvolvido o programa Mais Esporte, da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação com 140 alunos por dia.A Subprefeitura de Parelheiros dará continuidade as obras do espaço comunitário Vila Marcelo na segunda quinzena de julho. Trata-se da construção de uma quadra esportiva que tem como objetivo principal oferecer para a comunidade mais opções de entretenimento e lazer através de atividades esportivas praticadas no local.