25 outubro 2006

SUBPREFEITOS FORASTEIROS E GRINGOS? ONDE?


O JT é veículo importante para a pedagogia cidadã e tem contribuído com o debate sobre o futuro da cidade A escolha do tema da reportagem de 23/10/06, oferece oportunidade para reflexão sobre uma região especial para a cidade, PARELHEIROS. Os termos “forasteiros” e “gringos” me parecem de infeliz escolha, pois trazem uma carga de preconceito ou são pejorativas. Olha! Utilizei o tempo do trajeto de Pinheiros a Parelheiros para esboçar estas considerações que coloquem nossa região dos mananciais do extremo da cidade.
Em primeiro lugar destaco que é positivo abordar a questão da gestão local, contudo, a origem de moradia do gestor não explica e nem ajuda a entender os grandes desafios da nossa megalópole. Quantos paulistanos trabalham e vivem no mesmo bairro? Quantos trabalham a menos de 5 Km da sua residência? No caso de Parelheiros, além de mais de 80 % trabalharem fora das suas fronteiras, 2/3 são “forasteiros”, pois em 1961 o censo apontou a existência de 61 mil moradores e hoje se estima 180 a 200 mil e a taxa de crescimento da cidade é menos de 1.4% ao ano. Portanto, seu Subprefeito não é um estranho no ninho.
Por outro lado, no campo político, tem se repetido com freqüência a afirmação falaciosa e simplista de “gente da terra”, como se isto fosse sinônimo de mais compromisso, eficiência e conhecimento. Pode ser o contrário, símbolo da defesa de oligarquias locais, manutenção de voto de cabresto, fortalecimento de currais e monopólios de poder representativos de interesses obscuros sustentados na ignorância.
Os problemas e demandas locais estão razoavelmente diagnosticados, contribuem para isto as demandas constantes levadas às Subprefeituras de dezenas de Associações de Bairros, reuniões do CONSEG, Conselhos Gestores da Saúde, Conselhos e APM das Escolas, Vereadores e militantes de partidos, Conselheiros Tutelares, etc O gestor processa estas demandas e atende segundo prioridades comunitárias e recursos disponíveis. Estes sim um grande problema da gestão descentralizada.
No caso de Parelheiros, o principal problema: a ocupação irregular e uso inadequado do solo destinado a produzir água para a cidade. A solução desta questão não esta ao alcance unicamente do Subprefeito. O projeto regional de Parelheiros e do futuro do abastecimento de água para a cidade passa por esta agenda. E neste campo que envolve diretamente a possibilidade de inclusão com qualidade de vida dos moradores, desde que com a taxa de crescimento razoável. Neste campo estou disponível para cotejar propostas, ações e projetos com qualquer cidadão. Quero recordar também, que a Subprefeitura de Parelheiros assinou um acordo de Subprefeituras irmãs com Pinheiros, o qual tem propiciado um mútuo conhecimento entre as regiões da metrópole.

São Paulo, 24 de outubro de 2006

Walter Tesch
O Subprefeito forasteiro

20 outubro 2006

Festa do Japão-Brasil 2006 em Parelheiros


Acontece no próximo dia 21 de outubro, a partir das 10h, na Associação Pequeno Príncipe, em Parelheiros, a festa do Japão-Brasil 2006. O evento é organizado por jovens japoneses que trabalham como voluntários na Associação Comunitária Monte Azul.
Na oportunidade será apresentada a cultura japonesa através de músicas, danças, teatro, oficinas de brinquedos japoneses e exposição de comidas e fotos.
O Pequeno Príncipe fica na Rua Amaro Alves do Rosário, 951 em Parelheiros.

Mais informações através do telefone 5511-5826 ou pelo e-mail: h-hiro@kf7.so-net.jp.

Subprefeitura de Parelheiros terá feira de alimentos todas as quartas-feiras


A partir desta quarta-feira (18/10) a subprefeitura de Parelheiros conta com uma feira de alimentos, das 9h às 15h. A feira tem como objetivo oferecer oportunidade para a venda dos produtos plantados pelos moradores do bairro Embura do Alto, que participam do programa Horta Comunitária da Subprefeitura em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
O preço é acessível e a qualidade dos alimentos é orgânica. Verduras, legumes, ovos, temperos, plantas e até algum tipo de artesanato podem ser encontrados na variedade de mercadorias.
A comunidade está se organizando para ampliar a comercialização de produtos.
O programa de Horta Comunitária é feito através de um curso gratuito que capacita as pessoas para a implantarem hortas nas comunidades.

18 outubro 2006

Programa Alimentação Saudável chega em Parelheiros


Nesta segunda-feira (16/10) foi implantado em Parelheiros o Programa Alimentação Saudável da Secretaria de Serviços, através da Supervisão Geral de Abastecimento – ABAST. O Programa tem como objetivo incentivar hábitos alimentares de diversas formas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Em Parelheiros, a ação é a Cozinha Móvel, que oferece atividades gratuitas para 60 pessoas da população local e um curso de capacitação para 30 agentes de saúde na Unidade Básica de Saúde Recanto Campo Belo e conta com a parceria da Rede CompreBem e o Centro Universitário São Camilo.
Nessa semana somente a população participa das atividades que acontecem das 10h às 12h e das 14h às 16h. O curso para os agentes serão ministrados durante três dias, das 8h às 12h a partir do dia 23 de outubro.
Composta por um caminhão equipado com utensílios e eletrodomésticos que possibilitam a produção de receitas, a equipe da Cozinha Móvel é formada por uma nutricionista e duas estagiárias do curso de Nutrição. A dinâmica interna pode ser visualizada através de um espelho que permanece aberto na lateral do caminhão.
Por atuar diretamente com os munícipes, em suas residências, os agentes de saúde foram escolhidos para serem capacitados com o objetivo de melhorar a atuação deles na sociedade.Os temas abordados serão nutrição básica; metodologia de avaliação da qualidade da alimentação familiar; doenças crônicas não transmissíveis; boas práticas de manipulação de alimentos; aproveitamento integral dos alimentos; aleitamento materno e alimentação complementar.

Informações
5926-6500

Parelheiros ganha mais um núcleo sócio-educativo

Nesta terça-feira (17/10), o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, assinou um Termo de Convênio com a Associação Beneficente Vivenda da Criança em Parelheiros, para a implantação de mais um Núcleo Sócio-Educativo com 150 vagas destinadas a jovens de 12 a 15 anos.
Na Vivenda da Criança já funcionam dois programas sociais conveniados com a secretaria, o Agente Jovem e o Ação Família que atendem cinqüenta jovens e mil famílias.

Informações
5926-6500 ramal 6731

CONVITE


A Subprefeitura de Parelheiros e o SEBRAE/SP gostariam de convidá-lo (a) a participar da OFICINA PARA FORMULAÇÃO E PLANEJAMENTO DO “PROJETO DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA DE PARELHEIROS”, a realizar-se nos dias:

Dia: 19 e 20 de Outubro de 2006
Horário: 9h às 17h
Local: Subprefeitura de Parelheiros

Essa oficina é um trabalho em grupo, utilizando metodologia participativa, realizado com as pessoas e produtores rurais residentes ou que produzam na região sul do município para que possamos identificar, discutir e ordenar as necessidades e potencialidades da região para a elaboração de um plano de ação e um projeto de trabalho, a ser iniciado neste ano.
Sua participação será extrema importância para que possamos conhecer mais profundamente as necessidades e desejos dos agricultores da região, ouvirmos suas reivindicações e elaborar uma proposta concreta de ação.
Para tanto, solicitamos a confirmação de sua participação até o dia 16/10/06 às 17h, através do telefone 5926-6500 ramal 6543 ou (Mônica Moraes Pessoa).

Respeitosamente,

Subprefeitura de Parelheiros
SEBRAE/SP

09 outubro 2006

Correio da Cidadania - Ambiente e Cidadania

Águas paulistanas
Danilo Pretti Di Giorgi


Há certas realizações do ser humano que me impressionam hoje assim como quando eu era criança. O navio flutuar, o avião voar e as cirurgias microscópicas são alguns exemplos da infinita capacidade humana de realizar feitos notáveis que ainda me encantam. Sinto-me assim com relação à mágica da água potável saindo pelas torneiras de milhões de residências de uma cidade como São Paulo.
A água, um dos principais símbolos da vida, matéria-prima fundamental de todos os seres vivos, jorra democraticamente das torneiras instaladas nos condomínios de luxo dos Jardins e nos mais miseráveis barracos das periferias. A mesma água, a um preço relativamente baixo, serve a todos. A população da região metropolitana de São Paulo consome a cada segundo 65 mil litros de água tratada, o que representa duas piscinas olímpicas por minuto. Fico então fazendo contas na minha cabeça: se somos cerca de 20 milhões na Grande São Paulo, cerca de 0,3% da população mundial, qual seria o consumo do planeta? Prefiro parar de fazer as contas, me assusto.
Apenas 50% da água consumida no município têm origem dentro do seu território. Desta parcela, mais da metade vem da zona Sul, na região de Parelheiros. Trata-se de um pedaço muito especial da cidade: há Mata Atlântica remanescente em 60% do território, inclusive com a inusitada presença de duas aldeias de índios guaranis.
Apesar de ocupar 25% do território paulistano, a região de Parelheiros tem fraca densidade demográfica - porém em franca expansão - e é toda protegida pela legislação de mananciais. Em 1991, a população local não passava de 61 mil pessoas, mas hoje chega a 200 mil. Parece pouco, considerando que nos outros 75% da cidade vivem quase 11 milhões, mas a esmagadora maioria dos moradores no local vivem aglomerados em áreas irregulares, sem rede de esgoto, que deveriam estar vazias ou sendo ocupadas extensivamente, com unidades rurais, para garantir a preservação dos rios e córregos que alimentam as represas de Guarapiranga e Billings.
A população da região cresce cerca de 9% ao ano, enquanto a média da cidade é de 1,4% e do país, de 1,8%. São 56 favelas, sendo 46 em áreas de risco. Hoje, diante de uma fiscalização precária, a regra é a ocupação desorganizada, com o incremento anárquico de cerca de 70 loteamentos clandestinos já existentes, com a conseqüente e crescente contaminação dos mananciais.
O território de Parelheiros é estratégico para a vida da cidade de São Paulo: além de sua importância vital no fornecimento de água, equilibra as correntes térmicas, com as menores temperaturas e os maiores registros de chuvas da cidade. Apesar disso, é uma área esquecida pelo poder público. Sua subprefeitura foi constituída apenas em 2003 e o processo de institucionalização e presença do Estado na região ainda está em fase de consolidação, com grave carência de recursos materiais e humanos. Para ficar apenas em um exemplo, Parelheiros, apesar de ser uma região de caráter agrícola, não conta com nenhum agrônomo contratado, uma reivindicação antiga do atual subprefeito, Walter Tesch.
Uma das principais lutas de Tesch é para que a cidade e o poder público acordem para a importância da região para o futuro da metrópole como produtora de água, ar limpo e qualidade de vida. Corajoso, está tomando atitudes drásticas, porém necessárias, como a demolição de ocupações irregulares que pipocam por toda a região, conseqüência da indevida fiscalização, dada a falta de pessoal.
Está enfrentando grileiros que, grande parte das vezes ligados a políticos locais, ludibriam a população de baixa renda e com baixo nível de escolaridade e negociam propriedades públicas e privadas de forma irregular, que se transformam rapidamente em favelas e áreas de risco com enorme custo social, econômico e político.
Para Tesch, um otimista, o fluxo migratório e a ocupação irregular do extremo sul paulistano ainda podem ser estabilizados. Ele acredita que tais fatores ainda não teriam alcançado o ponto critico de não-retorno. Para o subprefeito, a principal forma para evitar isso é o congelamento da ocupação irregular: um desafio tão grande quanto essencial para a população da cidade e do entorno.
Os detalhes da conclusão do Rodoanel - que pode tanto ser um fator positivo quanto negativo do ponto de vista ambiental, dependendo da forma como for efetivado - e a inauguração da estação de trem no bairro do Grajaú, interligada ao Metrô, são fatores cruciais para o destino da região. Na semana que vem tratarei novamente desta questão, analisando as propostas do subprefeito para enfrentar estes problemas.

Danilo Pretti Di Giorgi é jornalista

02 outubro 2006

Mostra Cultural em Parelheiros reúne 700 crianças e adolescentes

A subprefeitura de Parelheiros, através da Supervisão de Assistência Social, promoveu no dia 27 de setembro uma Mostra Cultural que reuniu 700 crianças e adolescentes.
O objetivo da mostra foi integrar os núcleos sócio-educativos e oferecer lazer e entretenimento através das apresentações. Além disso, cada grupo produziu um livro para a exposição literária com informações dos trabalhos desenvolvidos.
As entidades Ana Lappini, Associação Beneficente O Semeador, Barro Branco, Jardim Silveira e a Associação Beneficente Vivenda da Criança são conveniadas com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS e supervisionadas pela Subprefeitura de Parelheiros.
A APAE através do Projeto Inclusão Pela Arte – PIPA que oferece um programa em parceria com a subprefeitura para deficientes físicos, também participou do evento.
O início da mostra começou às 13h. Apresentação do Hino Nacional, danças circular, country, afro, maculelê, ciranda, maracatu, peças teatrais, fantoche, música e até a Turma da Mônica foram atrações da mostra.

Mais informações
5926-6500 ramal 6731

Núcleos Sócio-Educativos têm aumento de vagas


Dois Núcleos Sócio-Educativos de Parelheiros tiveram aumento de vagas e recursos no dia 25 de setembro. Trata-se da parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) com os núcleos Anna Lapini e a Associação Beneficente O Semeador.
A assinatura do aditivo de convênio com o Núcleo Anna Lapini aumentou o número de 100 para 150 vagas, beneficiando jovens de 15 a 18 anos. Já na Associação Beneficente O Semeador foi criado o primeiro Núcleo de Convivência para Idosos que vai atender 60 pessoas.

Mais informações
5926-6500 ramal 6731

Palestra sobre astronomia


Cerca de 10 jovens de Parelheiros participaram da palestra “Viagem no espaço e no tempo – Astronomia Contemporânea”, dia 20 de setembro no Sesc Pinheiros.

Cinema aqui em Parelheiros


Vem aí a primeira Mostra de Cinema Ambiental de Parelheiros. O projeto feito pela subprefeitura foi aprovado pelo Confema – Conselho do Fundo Especial do Meio Ambiente.

Mais informações
5926-6500 ramal 6731