26 julho 2007

Vargem Grande recebe operação cata-bagulho neste sábado

A Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana e Obras promove neste sábado, dia 28 de julho, mais uma Operação Cata-Bagulho. O objetivo do Cata-Bagulho é evitar a descarga clandestina de materiais de grande porte para melhorar a limpeza urbana dos bairros. A operação contará com seis caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolherão móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus, ferros, eletrodomésticos e outros objetos sem utilidade.
As seguintes vias foram contempladas: Rua das Palmeiras, Orquídeas, Vitória-Régia, Gaivota, Peroba, Beija-Flor, Arueira, Rosas e Ipê-Roxo.
Essa ação contará ainda com os serviços de limpeza manual de córrego e poda de árvores. Os moradores deverão colocar os objetos nas calçadas até às 9h da manhã do dia 27, para que sejam recolhidos pelas equipes das 10h às 15h.
A Subprefeitura alerta que entulho, lixo orgânico, restos de construção, materiais tóxicos, resíduos industriais e materiais de jardim e poda não poderão ser recolhidos.
Mais informações no telefone 5926-6500 ramal 6612 ou 6526.

25 julho 2007

Rede social de Parelheiros comemora um ano do Programa Ação Família – viver em comunidade

Na última segunda-feira, dia 23 de julho, a Subprefeitura de Parelheiros através da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento (CASD) promoveu o primeiro encontro do Programa Ação Família – viver em Comunidade da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Esse encontro teve como finalidade apresentar as ações desenvolvidas na região durante o primeiro ano de trabalho do programa.
O objetivo do programa Ação Família é promover o fortalecimento das famílias, por meio de ações integradas através dos agentes de proteção social com a rede de serviços públicos governamentais e não-governamentais.
Em Parelheiros existem dois Centros de Referência do Ação Família (CRAFs) que atendem 3.150 famílias sob gerenciamento das associações Pró-Brasil e Vivenda da Criança. Essas famílias são dos bairros Vargem Grande, Vila Roschel, Chácara Eldorado, Jardim Santa Terezinha, Nova América, Recanto Campo Belo, Vila Marcelo, São Norberto, Jardim Laranjeiras, Novo Parelheiros, Colônia, Jardim Silveira, Parque Recreio, Progresso e Jardim Herplin.
Durante o encontro, os Centros de Referência fizeram uma rápida apresentação das principais atividades organizadas como reuniões sócio-educativas, atendimento domiciliar, palestras, eventos e oficinas para discussão de temas relacionados à Vida em Família, Família na Comunidade e Vida de Direitos e Deveres.
Uma das ações foi reunir unidades básicas de saúde da região e a Faculdade de Medicina Social da USP para esclarecer as dúvidas da comunidade sobre diabetes e hipertensão. Palestras em parceria com a Vigilância Ambiental da Supervisão de Saúde de Parelheiros também foram feitas para conscientizar os moradores sobre a questão da dengue e leptospirose.
Já nas oficinas de capacitação como a de cabeleireiro e manicure, onde as famílias e os jovens aprenderam a fazer unha, maquiagem e cortar o cabelo, o critério não foi apenas capacitar, mas sim trabalhar a importância de cada um deles em se cuidar.
Participaram do encontro cerca de 80 pessoas, distribuídas em famílias, Agentes de Proteção Social (APSs), Centros de Referência do Ação Família (CRAFs), organizações não-governamentais, representantes das Secretarias de Saúde e Educação, supervisores técnicos, assistentes sociais e o subprefeito da Parelheiros. Mensalmente acontece uma reunião com a comissão local de Parelheiros. Nessas reuniões são apresentadas as demandas das famílias para avaliação das respectivas áreas envolvidas como saúde, educação, esporte, lazer e cultura.
Para a seleção das famílias beneficiadas, a SMADS utilizou o conceito do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) de 2004. Segundo a Fundação Seade, os distritos de Parelheiros e Marsilac concentram 77,4% de famílias em alta ou muito alta vulnerabilidade social.

23 julho 2007

OPERAÇÃO DEFESA DAS ÁGUAS

Operação “Defesa das Águas”, um conjunto de medidas da Prefeitura de São Paulo para controlar, recuperar e urbanizar os mananciais Guarapiranga, Billings e seu entorno. A operação tem Comitês Gestores constituídos nas Subprefeituras da Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Parelheiros e Cidade Ademar, com participação de vários órgãos (estaduais e municipais), responsáveis pelo planejamento local e execução.
Trata-se de um trabalho que prevê uma série de ações integradas para implementar medidas de controle de ocupação e expansão irregular numa área extremamente sensível. A represa de Guarapiranga, por exemplo, fornece 14 mil litros de água por segundo e abastece 25% da população da Grande São Paulo. Depois, as ações serão expandidas para outros mananciais, Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e Áreas de Preservação Permanente (APPs).O Grupo Executivo da Operação é formado por órgãos do Governo do Estado (Secretarias do Meio Ambiente, do Saneamento e Energia/Sabesp/EMAE, da Habitação/CDHU, e da Segurança Pública Polícia Militar, Polícia Ambiental e Polícia Civil), e da Prefeitura (Secretaria do Verde e Meio Ambiente), Secretarias das Subprefeituras (Subprefeituras Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Parelheiros e Cidade Ademar), Secretaria da Habitação, Secretaria do Governo/Guarda Civil Metropolitana), sob Coordenação Executiva da Secretaria de Governo do Município.
Subprefeitura de Parelheiros realiza exposição de maquete interativa

“Mananciais de Parelheiros: fábrica de água da cidade de São Paulo” esse foi o nome as exposição realizada pela Subprefeitura de Parelheiros, em comemoração a semana da água de 2007, no auditório Franco Montoro na Assembléia Legislativa de São Paulo.
O objetivo da exposição foi identificar através da maquete interativa o potencial e a importância da região de Parelheiros para a produção de água que São Paulo precisa nas atividades industriais, de lazer, agricultura e abastecimento.
A exposição faz parte de um programa permanente de divulgação do território de Parelheiros. O objetivo é deslocá-la para vários lugares da cidade como estações de metrô, aeroportos, centros culturais, universidades e escolas.
Alguns painéis com fotos e dados sobre a região explicando os potenciais de turismo, ameaças aos mananciais, desenvolvimento sustentável e eixos de uma gestão acompanham a maquete. Além disso, uma mesa com materiais informativos e monitores especialmente capacitados para informar os visitantes.

18 julho 2007

Subprefeitura demole construções irregulares em Parelheiros


Construções clandestinas na mira da fiscalização para proteger a água

Em operações coordenadas pela Subprefeitura de Parelheiros com o apoio da Guarda e Polícia Ambiental demoliram varias construções irregulares nos loteamentos Balneário São José, Jardim Papai Noel, , Recanto Ana Maria (Balneário São José), e Lindeiro, perímetros de congelamento da Operação Defesa das Águas.
Várias construções eram de alvenaria e já tinham colunas, paredes e lajes prontas. No local estar sendo mantida vigilância mais rigorosa para evitar novas ocupações.
Construções de madeira localizadas no loteamento irregular Lindeiro (Cabocla Jurema), próximo à Estrada do Presídio em Vargem Grande, outra área congelada, também foram demolidas.
Em vistoria realizada, a equipe da fiscalização integrada constatou o início das obras. As famílias tiveram um prazo de quinze dias para desocupar a área.
Essa foi a primeira ação de desfazimento em uma construção habitada, baseada na Ordem Interna da Prefeitura, publicada no Diário Oficial do Município, no dia quatro de maio de 2007, que estabelece procedimentos no combate às ocupações irregulares a serem adotados por órgãos da administração municipal. Uma das medidas prevê a demolição de qualquer edificação com moradores, mas não consolidada, em áreas invadidas.
Cerca de 70 demolições foram feitas pela Subprefeitura desde julho de 2005.
A ocupação irregular em Parelheiros ameaça o abastecimento de água de toda a cidade de São Paulo. A idéia é não deixar que se construa nada novo para preservar as represas Billings e Guarapiranga.

Interdição de comércio
Subprefeitura interditou uma igreja dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos. Localizada na rua Pedro Roschel, a igreja já tinha sido notificada. Foram colocados lacres e a porta de entrada emparedada com blocos de concreto.
A ação aconteceu conforme aplicação da Lei 13.885/04 que implica em toda a edificação ter licença de funcionamento.

16 julho 2007


A Arte que ajuda deficientes físicos em Parelheiros

Todas as quartas feira na Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenaria de Assistência Social e Desenvolvimento em parceira com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE), promove oficinas culturais de música, teatro e artes plásticas para pessoas com deficiência, das 9h às 15h30 na sede da Subprefeitura.
O objetivo do Projeto Inclusão pela Arte (PIPA) é utilizar as diversas linguagens artísticas como agentes de reabilitação e inclusão social.
O projeto é composto por dois educadores, dois estagiários em terapia ocupacional e uma voluntária, todos os deficientes são acompanhados por uma assistente social da Subprefeitura. As oficinas foram formadas por quatro núcleos específicos de atuação. Em Artes Plásticas a coordenação motora é desenvolvida através de materiais de pintura, desenho e confecção de objetos. Na oficina Corporal a prática da dança com movimentos e expressões do corpo melhora a auto-estima e a convivência social. Já em Teatro, a convivência cotidiana do grupo participante é utilizada nas peças. Por fim, a Música é uma forma alternativa que proporciona a sensibilidade auditiva e trabalha os aspectos de criatividade, espontaneidade e auto-conhecimento.
Uma das prioridades do projeto é que esse grupo se fortaleça e consiga ampliar os serviços oferecidos, desenvolvendo as oficinas na comunidade.

13 julho 2007


Esclarecimento à população sobre Operação Defesa das Águas
A Subprefeitura de Parelheiros ao longo do ano vem promovendo encontro de esclarecimentos públicos a grupos de atuação no território, com objetivo de informar a população e lideranças sobre a Operação Defesa das Águas e suas principais ações.
Já foram realizados encontros no Solo Sagrado de Guarapiranga, no qual estavam reunidos 300 agentes comunitários de saúde e de proteção social das regiões de Parelheiros e Capela do Socorro, o Subprefeito de Parelheiros explicou o conceito da Operação, o significado de “congelar” as áreas de ocupação irregular e como está sendo feito o monitoramento dessas e outras regiões pelo efetivo da Guarda Ambiental, frisando a importância do apoio de cada agente na divulgação da Operação para os moradores.
Outro encontro aconteceu na sede da Subprefeitura, o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos, com o objetivo de esclarecimento e informações sobre a composição dos comitês gestores que envolvem Secretarias Municipais, Estaduais e Subprefeituras, das principais medidas de fiscalização integrada, criação da Guarda Ambiental e da Zeladoria Urbano Ambiental e da interface com a população.

12 julho 2007


Operação Cata-bagulho em Parelheiros

O objetivo do Cata-Bagulho é evitar a descarga clandestina de materiais de grande porte para melhorar a limpeza urbana dos bairros.
A Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana e Obras vem promovendo a Operação Cata-Bagulho. A operação conta com seis caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolhem móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus, ferros, eletrodomésticos e outros objetos sem utilidade. A Subprefeitura alerta que entulho, lixo orgânico, restos de construção, materiais tóxicos, resíduos industriais, materiais de jardim e podas não poderão ser recolhidos.
Nos bairros Jardim Álamos e Jardim Aladim nas seguintes ruas: Dr. Achilles Silveira Guimarães, José Vila Busquet, Tarcísio Vieira do Nascimento, Savério de Donato, José La Torre, Tancredo Sansone, Romão Boeta, Henrique Roschel Cristie, Das Barcaças, Orlando Pontes, Antônio Marcondes Boeta, Sidney Boeta e Luiz Pinelli, dentre outros já foram beneficiados com a Operação.

09 julho 2007




CULTURA JAPONESA EM PARELHEIROS
Dia 1 de julho se realizou no Kaikan da Colônia, na sua Arena de SUMO uma apresentação de jovens atletas. Quando falamos em Sumo, vem a mente aqueles lutadores semi nús e gordos.
Mas o esporte do sumo SUMO, de grande conteúdo ritualistico não é so de homens e nem só de gordos. As mulheres e magros participam ativamente. Principalmente os jovens crianças são os mais copetidores de quase uma vintena de Arenas existentes em São Paulo.