17 dezembro 2007


Valorização da Mulher é tema de seminário em Parelheiros


A Subprefeitura de Parelheiros por meio da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento em parceria com a Secretaria Especial de Participação e Parceria (Coordenadoria da Mulher) promoveu no dia oito de dezembro, a terceira edição do Seminário "Discutindo a Mulher".
O objetivo foi ressaltar a valorização da mulher através de palestras relacionadas ao bem-estar e desenvolvimento sobre auto-estima e violência doméstica. Mais de 300 mulheres participaram.
O encontro teve palestras e oficinas temáticas com especialistas em arranjos florais, cidadania comportamental, dança, gastronomia e yoga. Além disso, houve um desfile de moda de peças produzidas pelo grupo da oficina de costura do Centro de Cidadania da Mulher de Parelheiros.
"As mulheres precisam de espaços que lhes permitam se expressar para que possam reagir, conhecer e aumentar suas oportunidades sócio-econômicas. A criação do CCM contribui efetivamente na condição de vida dessas mulheres", diz o Subprefeito de Parelheiros.
Como parte da programação do seminário aconteceu o lançamento do livro "A Mulher de Parelheiros - uma visão das crianças e adolescentes da comunidade", obra literária baseada no concurso "É assim que eu vejo a mulher de Parelheiros", realizado pela Subprefeitura este ano.
Usando a criatividade e papel sulfite, crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, expressaram através de frases e desenhos o significado da mulher na sociedade .
O livro reúne trechos dos trabalhos produzidos pelos grupos dos Núcleos Sócio-Educativos Anna Lapini, Barro Branco, Jardim Silveira, Programa Ação Jovem, Projeto Agente Jovem Asse Ilê do Hozoone, Conosco, Programa Ação Família - CRAF Vivenda da Criança e CRAF Pró-Brasil, Núcleo de Convivência do Idoso - O Semeador, Subprefeitura Itinerante e Centro de Cidadania da Mulher.
"Discutir a mulher, os problemas que envolvem seu dia a dia, buscando soluções, significa equilibrar a nossa realidade local, e nesse sentido não medimos esforços para alcançarmos nossos objetivos", ressalta Roberta Cappellano, coordenadora de Assistência Social e Desenvolvimento da Subprefeitura.
O texto "Mulheres em São Paulo: um perfil de cidade" publicado pela Coordenadoria da Mulher serviu como base para o primeiro seminário, realizado em 2005.

Sobre o Centro de Cidadania da Mulher
O Centro de Cidadania da Mulher de Parelheiros, inaugurado em dezembro de 2005, é um equipamento público, fruto de cooperação internacional da União Européia - Programa URB-AL (criado em 1995 com objetivo de integrar cidades latino-americanas e européias, através de projetos sociais), e operado pela Coordenadoria da Mulher na Secretaria Especial de Participação e Parceria.
A escolha da região foi determinada através de indicadores sociais e dados demográficos como número de filhos por mulher, mulheres como chefe de família índice de escolaridade, violência, renda, trabalho, e locais com carência de equipamentos públicos relacionados às mulheres.
O objetivo do CCM é oferecer recursos por meio da cidadania e política de igualdade da mulher na área social, econômica e cultural. Em sua sede as mulheres encontram cursos de formação, atendimento, orientação, encaminhamentos e principalmente um espaço para debates e proposição de políticas públicas no enfrentamento à violência contra a mulher e o combate à desigualdade de gênero.

Indicadores Sociais
O Centro de Cidadania atende cerca de 1.200 pessoas por mês, entre adolescentes, homens e em sua maioria, mulheres.
Para gerar melhor qualidade de vida e capacitação profissional, promove atividades, fóruns, cursos, palestras, entretenimento e outras ações como grupos de reflexão e informação com terapia comunitária, gestantes, adolescentes e planejamento familiar; trabalhos corporais de ginástica, dança de salão e capoeira; geração de renda e artesanato com oficinas de corte, costura, crochet, tear e fuxico; violência doméstica e familiar com atendimento individual diário das 8h às 17h e trabalhos de palestras descentralizadas.
Para Eliane Machado, coordenadora do Centro de Cidadania da Mulher de Parelheiros, a perspectiva do trabalho alcançou o fortalecimento da capacidade de ação. "Hoje as mulheres tem uma visão diferente, o aumento da participação nas atividades representa esse resultado", finaliza.

15 dezembro 2007


Subprefeitura Parelheiros faz mutirão de serviços

No último sábado, dia oito de dezembro, das 8h às 17h, várias ruas dos bairros Marsilac, Novo Parelheiros, Recanto Campo Belo, Parque Maria Fernandes, Jardim Herplin, Jardim Iporã, Vila Roschel, Novo Parelheiros e Balneário São José receberam serviços como tapa-buraco, limpeza de bueiros, conservação de áreas verdes, limpeza de córregos, poda de árvores e cata-bagulho.
Coordenado pela Secretaria das Subprefeituras, o Super Final de Semana contou com a participação de aproximadamente 350 funcionários da Prefeitura e empresas contratadas, que se dividiram em grupos para trabalhar nas ruas. O principal objetivo da operação é concentrar esforços e intensificar os serviços de limpeza neste período de chuva.
Além desses serviços, a Subprefeitura intensificou ações de fiscalização e demoliu oito barracos construídos no recuo de uma chácara e que eram utilizados para fins comercias, na Rua Forte Guará, Jardim Iporã.
No Jardim Oriental, 131 casas foram intimadas para construírem fossa séptica, pois o bairro não é provido de rede de esgoto, embora o abastecimento de água seja regular. Junto com cada intimação os moradores receberam um folheto da Sabesp com modelo de fossa séptica de valor econômico.
As regiões das subprefeituras Casa Verde, São Mateus, Mooca e Vila Mariana também realizaram a operação Super Final de Semana.

Confira os resultados do mutirão em Parelheiros

Limpeza de bueiros - 488 unidades
Limpeza de poços de visita - 41 unidades
Limpeza de ramais - 144 metros
Limpeza de galeria - 30 unidades
Limpeza manual de córrego - 560 metros
Corte de grama - 18.450 m2
Poda de árvores - 23 unidades
Tapa-buraco - 85 unidades
Cata-Bagulho - 4,750 kg
Limpeza mecanizada de terra e entulho - 500 toneladas