29 abril 2008


Bairros em pauta

Os bairros Manacá da Serra e Km 47 receberam orientação sobre a Operação Defesa das Águas no mês de abril.
Campanha de Vacinação contra a gripe

No período entre os dias 26 de abril e 9 de maio acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para pessoas acima de 60 anos.
Saiba os postos de vacinação em Parelheiros através do
telefone: 5921-6910.

Agenda Indígena de São Paulo


Teve início em 16 de abril o Fórum de Debates da Agenda Indígena de São Paulo que tem como tema “O Direito a ter direitos”. O evento de abertura foi realizado na aldeia Tekoa Ytu, localizada no Jaraguá.
Santa Fé agora tem laboratório de informática

Com capacidade para um atendimento de 40 pessoas ao dia, o novo laboratório de informática gratuito funciona na Associação Beneficente Centro de Cultura Afro Brasileira Ase Ile Do Hozzouane,
Rua Conde de Fontalva, 100, no bairro Jardim Santa Fé.
O horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 14h às 16h.

Informações: 5920-8696.
Maquete no Parque Cordeiro

A exposição “Mananciais de Parelheiros – fábrica das águas da cidade” esteve no Parque Cordeiro no último sábado, dia 26 de abril.
Desfazimentos no Jardim São Norberto

Quatro construções irregulares foram desfeitas nesta semana no Jardim São Norbeto, um dos loteamentos congelados da Operação Defesa das Águas.
Localizadas na rua João Ferreira de Barros, as obras foram detectadas no dia nove de abril durante um vôo de fiscalização.
Essa ação foi realizada pelos agentes vistores e equipe operacional da Subprefeitura com o apoio da Guarda Ambiental.
Na última quarta-feira, dia 23 de abril, na rua Gustavo Campa, também no Jardim São Norberto, um cômodo do estabelecimento comercial que obstruía parte do passeio público foi demolido.


População bem informada


Na última sexta-feira, dia 25 de abril, a Subprefeitura promoveu um encontro com Coordenadores e Monitores de Ruas de Lazer e Ginástica e agentes de proteção social para estabelecer uma rede de nformação.
Durante o encontro foi frisada a importância dessas pessoas em multiplicar a informação levando para os bairros a agenda de eventos, cursos e ações que acontecem na região. Cerca de 60 pessoas participaram.

Oficina de Arte gratuita no PAT

A Subprefeitura de Parelheiros através do Posto de Atendimento ao turista (PAT) com apoio da Fundação Mokiti Okada, realizou dia 28 de abril (segunda-feira), “Um dia de arte com flor” através da arte de Ikebana Sanguetsu.
O PAT fica na Avenida Senador Teotônio Vilela, 8000.
Informações: 5925-2736 ou pelo e-mail projpat@gmail.com
Mutirão de serviços aos sábado
Continuou neste sábado, dia 26 de abril, o mutirão de serviços de limpeza em Parelheiros. Das 7h às 14h, o mutirão que aconteceu na Avenida Sadamu Inoue teve os seguintes serviços: varrição,
corte de grama e capinação de sarjetas e remoção de lixo e entulho. No total foram recolhidas 20 toneladas de entulho.


Subprefeitura Itinerante: prestação de serviços à comunidade

A Subprefeitura de Parelheiros realizou neste sábado, dia 26 de abril, o Programa “Subprefeitura Itinerante” no bairro Mambu.
A programação com diversas atividades teve início às 10h com atividade física de trinta minutos e dança. Durante o dia acontecerão oficinas de escultura em bexiga, pintura de rosto, informações sobre as atividades do Centro de Cidadania da Mulher, manicure, corte de cabelo e encaminhamentos de assistência social.
A tenda de saúde ofereceu os serviços de medição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações à população quanto ao cuidados para combater o mosquito da dengue.
Técnicos da Subprefeitura deram informações sobre a Operação Defesa das Águas. A Guarda Civil Metropolitana Ambiental também mostrou em seu espaço atividades de educação ambiental

26 abril 2008


POR QUE PARELHEIROS É UMA AMAZÔNIA PAULISTANA[1]

Parelheiros é uma Subprefeitura de São Paulo que ocupa ¼ do território do município, com 353 km² e uma população de 180 mil habitantes. A cidade não tem autonomia de produção de água, importa mais que 50% de fora do município. Parelheiros é uma região de mananciais responsável pelo abastecimento da água que São Paulo consome.

É uma região síntese do Brasil com peculiaridades que se destacam do conjunto da sociedade paulistana em duas Aldeias Indígenas, uma Cratera Meteorítica, a primeira imigração oficial de alemães no século XIX e a de japoneses no século XX. Com 25.797 m2 de área verde por habitante, contém restos da Mata Atlântica e constitui um patrimônio ambiental que, guardadas as devidas proporções, assemelha-se no nível microrregional, ao sistema social e natural da Amazônia, no norte do Brasil, seja no seu potencial, nas virtudes, nos desafios e perspectivas.

Similarmente à Amazônia, em Parelheiros a população mostra os piores índices de pobreza embora esteja rodeada de uma enorme riqueza natural. As necessidades vitais e imediatas recém chegadas à região se sobrepõem às perspectivas estratégicas da importância ambiental. A estrutura da propriedade fundiária em Parelheiros, tal como na Amazônia, é ambígua propiciando o uso inadequado do solo, permitindo a grilagem, ocupações irregulares e desmatamento. Na Amazônia argumentam que este modelo é necessário para produzir alimentos, aqui para produzir casas. Parelheiros têm semelhanças com regiões de expansão de fronteiras, com uma frágil presença do Estado, o que estimula diversas modalidades de ocupações, invasões, posse irregular e predatória, sem respeito ao patrimônio natural e ambiental, fonte de trabalho e vida no presente e no futuro. Na Amazônia Paulistana, o poder público era frágil há três anos atrás e tem ação agravada pelo emaranhado de normas Federais, Estaduais e Municipais superpostas, ambíguas e até contrapostas que freqüentemente levam a uma paralisia. Confundindo os direitos individuais com os interesses do bem comum.

Na Amazônia se propõe um congelamento do desmatamento e nas regiões de mananciais se propõe um congelamento da ocupação desenfreada. Na Amazônia, a abertura de vias e instalação de equipamentos públicos empurra a fronteira induzindo a ocupação irregular. Neste contexto emergem debates e confrontos de interesses desde o ápice até a base da pirâmide social, como no caso do Rodoanel (pedindo alça de acesso para ir a praia) ou das resistências às remoções de ocupações irregulares nas Áreas de Preservação Permanente. Diante deste quadro, só uma mobilização ampla poderia sensibilizar os fatores de poder na sociedade e na opinião pública para garantir a estabilização territorial da ocupação de uma população que cresce à razão de 8 a 9% ao ano. Portanto, sem o desenvolvimento de uma consciência e uma prática e exercício de Defesa da Amazônia Paulistana, certamente se torna difícil ao paulista visualizar a defesa da Amazônia brasileira no norte.

[1] A marca “Amazônia Paulistana” me ocorreu devido a uma história que alguém contou: trata-se de um cidadão japonês que chegou ao aeroporto de São Paulo e entrou num táxi e comandou: Amazônia, Amazônia. Na ocasião o taxista não sabia que temos uma “Amazônia Paulistana”. (Walter Tesch – Subprefeito de Parelheiros)

Subprefeitura de Parelheiros demole construções irregulares

Terminou nesta sexta-feira, dia 25 de abril, as ações de fiscalização da Subprefeitura de Parelheiros. Durante a semana quatro construções foram demolidas no Jardim São Norberto, um dos loteamentos irregulares da Operação Defesa das Águas.
Localizadas na rua João Ferreira de Barros, as construções eram de alvenaria e já tinham paredes prontas. As obras foram detectadas no dia nove de abril durante um vôo de fiscalização em áreas de mananciais. Os proprietários não foram encontrados para receber as notificações.
Essa ação foi coordenada pela Subprefeitura de Parelheiros, através de agentes vistores e uma equipe operacional com o apoio da Guarda Ambiental.
Na última quarta-feira, dia 23 de abril, na rua Gustavo Campa, também no Jardim São Norberto, um cômodo do estabelecimento comercial que obstruía parte do passeio público foi demolido.

15 abril 2008


Praça de Atendimento
De janeiro a março de 2008 a Praça de Atendimento da Subprefeitura realizou 21.089 atendimentos à população.
A Praça fica na Av. Sadamu Inoue, 5252,
telefone 5926-6500

ONG da Alemanha visita Engenheiro Marsilac

A Organização Não-Governamental Kinderhilfswerkl Global Care da Alemanha, representada pelo presidente Reinhard Berle, visitou no último dia sete de abril, a associação Mão Cooperadora em Marsilac.

A ONG mantém serviços comunitários em vários lugares do mundo.

Mostra de cinema alemão

Com o tema “Brasil e Alemanha”, os Jovens Empreendedores da Colônia Alemã (JECA) em parceria com a Subprefeitura de Parelheiros promoveu, sexta, sábado e domingo, a 1ª Mostra de Cinema Alemão em Colônia Paulista.

A mostra aconteceu na sede do JECA com entrada gratuita. Forão apresentados os filmes como o premiado Cinema, Aspirinas e Urubus de Marcelo Gomes e Inocência, dirigido por Walter Lima Júnior.
A escolha dos países não foi aleatória. A região de Parelheiros abriga a primeira colônia alemã de São Paulo, fundada em 1827, e que hoje possui cerca de três mil habitantes.


Programação
Sexta-feira (11/04) - Hans Staden
Sábado (12/04) - Cinema, Aspirinas e Urubus
Domingo (13/04) – Inocência

Serviço
1ª Mostra de Cinema Alemão
Data: de 08 a 13 de abril
Horário: 17h
Endereço: Estrada da Barragem, 165 Colônia Paulista
Informações: (11) 5926-7261 e 5926-6502


Discutindo a Regularização de Vargem Grande

Dia cinco de abril, a Subprefeitura convidou aproximadamente oitenta representantes de associações, membros de comissões, servidores públicos, professores, empresários, pastores e moradores para um diálogo claro e transparente sobre a regularização de Vargem Grande,.
O objetivo do encontro foi expor um balanço das atividades da Subprefeitura e uma proposta de organização para trilhar o caminho de regularização do bairro, construindo uma forma de trabalho conjunta entre o poder público e os moradores organizados.

Foi constituída uma Comissão para promover até dia 10 de maio de 2008 a escolha de um representante por quadra, para formar um “Conselho Pró-Regularização”.
Cartório Itinerante registra 49 crianças em Parelheiros


O Cartório Itinerante da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) registrou no último sábado, dia cinco de abril, crianças das aldeias indígenas Tenondé Porã e Krukutu.
Ao todo, foram realizados 49 registros de nascimentos, seis pedidos de 2ªs vias e muitos adultos que ainda não foram registrados obtiveram informações sobre como proceder em casos de registros tardios.
Sobre a Alça de Acesso ao Rodoanel
Diante de insistentes boatos que levam a especulação imobiliária, a Dersa e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente reiteram a informação de que o Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas foi idealizado, projetado, licenciado ambientalmente e em execução, com a principal proposta de ORDENAR o tráfego de passagem, dando acesso apenas e, exclusivamente as Rodovias Radiais.
As informações diferentes que possam surgir são apenas especulações ou boatos. Não haverá nenhuma alça de acesso ao Rodoanel na região do Jaceguava, o que terá nesta região, é uma grande unidade de conservação com o objetivo de garantir a proteção de maciços florestais em estados avançados de regeneração


Mutirão de serviços aos sábados
A partir ultimo sábado, dia 12 de abril, das 7h às 14 h, as 31 Subprefeituras da cidade iniciam mutirões de serviços nos centros de bairros, contemplando os principais corredores de cada região, priorizados de acordo com as necessidades identificadas, a operação seguirá pelos próximo sabados do mês de Abril(19 e 26, respectivamente).
Em Parelheiros o mutirão aconteceram nas Avenidas Sadamu Inoue e Senador Teotônio Vilela com os seguintes serviços: varrição, raspagem de guias e sarjetas, pintura antipichação, corte de grama, capinação de sarjetas e remoção de lixo e entulho.

09 abril 2008


VARGEM GRANDE LEGAL: MORADORES EM MOVIMENTO

Walter Tesch (*)

No sábado cinco de abril, a Subprefeitura convidou para um diálogo claro e transparente, aproximadamente oitenta representantes de associações, membros de comissões, servidores públicos, professores, empresários, pastores, moradores de Vargem Grande. Objetivo: expor um balanço das atividades da Subprefeitura e uma proposta de organização para trilhar o caminho de regularização do bairro, construindo uma forma de trabalho conjunta entre o poder público e os moradores organizados.

Na ocasião foi explicado o complexo caminho da regularização. Embora o morador reclame, o poder público tem restrições e dificuldades de intervenção para qualquer melhoria em um bairro irregular na região de mananciais de água, com o agravante de estar situado em uma Cratera tombada pelo patrimônio histórico científico e, em zona especial, dentro de uma APA (área de proteção ambiental). Mesmo assim, na ponta do lápis, o poder público investe cerca de um milhão de reais por mês, computando, coleta de lixo, iluminação pública, Escolas Estadual, Municipal, UBS, manutenção do viário de transporte coletivo, segurança e programas sociais diversos. Além disso, cerca de 14 milhões de reais estão sendo aplicados em rede para retirada de esgoto e reforço da rede de água. Na situação crítica a que se chegou pelo descaso de gestões passadas, não só neste bairro, foi necessário implantar para assegurar a produção da água a “Operação Defesa das Águas” e medidas como o congelamento de construções para evitar a especulação imobiliária e o crescimento desordenado nos mananciais.

Vargem Grande, mesmo com a iniciativa da Subprefeitura de colocar o caso na agenda do Estado e Município, levou praticamente dois anos harmonizar uma visão e apontar possíveis caminhos, mesmo que impliquem obstáculos legais a superar. A necessidade de aprovar na Câmara uma Lei específica que enquadre o bairro como ZEIS 1 (zona especial de interesse social) para tornar viável a intervenção do poder público e gestões junto à Assembléia Legislativa para que o Projeto de Lei da Billings em debate, contemple a especificidade de Vargem Grande. Por outro lado, serão necessárias também ações específicas junto a Secretaria de Habitação para implantar um projeto habitacional na ZEIS 4 (prevista Plano Diretor em frente ao Jardim Silveira) para eventual necessidade de mover algum residente que esteja a menos de 30 metros de córrego. Para construir todo este caminho é imprescindível postura em favor da comunidade, organização e participação dos proprietários de lotes e diretamente interessados. Durante a reunião foi apresentado brevemente um fluxograma ou roteiro dos caminhos a percorrer para chegar a um bairro legal.

Para iniciar esta caminhada, após discussão e com bom senso, os participantes constituíram uma Comissão de Trabalho, que com o apoio da Subprefeitura, implementará os procedimentos para que cada uma das 181 quadras que compõe o bairro de Vargem Grande escolha até dia 10 de maio, um representante de cada quadra. Estes representantes integrarão um Conselho que vão atuar em grupos ou câmaras técnicas que vão contemplar os temas previstos no fluxograma da regularização. Pelo espírito e ponderação mostrada nesta reunião, Vargem Grande tem tudo para ser um caso de sucesso, sem demagogia e sob controle dos moradores. Voltarei em breve a este tema.

(*) Subprefeito de Parelheiros
wtesch@prefeitura.sp.gov.br

07 abril 2008

Defesa das Águas comemora um ano
Acaba de completar um ano da Operação Defesa das Águas, um conjunto de medidas tomadas pela Prefeitura de São Paulo e pelo Governo do Estado com a finalidade de impedir novas invasões e depredações dos mananciais que abastecem a população e as matas da cidade, e para recuperar as áreas anteriormente ocupadas irregularmente.

Novo endereço da GCM

A nova sede da Guarda Civil Metropolitana (GCM) está localizada na Avenida Sadamu Inoue, 6291, Parelheiros.

Os telefones são: 5921-4828 e 5921-4217.

Atendimento jurídico gratuito a mulheres vítimas de violência

Começou na última terça-feira, dia 1º de abril, o atendimento jurídico gratuito às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual no Centro de Cidadania da Mulher de Parelheiros.
Das 8h às 17h, às terças-feiras, o atendimento é feito por um defensor público do Estado de São Paulo.

Informações: 5921-3935.
Curso de Turismo Rural
O Programa de Desenvolvimento Territorial – PDT – da APA Capivari-Monos, parceria entre o Conselho Gestor da APA, Sebrae e a Aecotur vão realizar de 14 a 19 de abril, o curso de “Turismo Rural”, das 16h às 22h. O curso é gratuito e aberto aos interessados em desenvolver e aprimorar o turismo rural em suas propriedades.
Inscrições abertas até sete de abril através do telefone: 5926-8719.

04 abril 2008




Colônia terá primeira mostra de cinema
A partir da próxima terça-feira (08/04), às 17h, os jovens Empreendedores da Colônia Alemã (Jeca) em parceria com a Subprefeitura de Parelheiros realizam a primeira mostra de cinema Brasil e Alemanha no bairro Colônia.
O local da mostra é na sede do Jeca, estrada da Barragem, 165. A entrada é gratuita. Confira abaixo a programação.
Terça-feira (08/04) – Uma Lição de Amor
Quarta-feira (09/04) – Lost Zweig
Quinta-feira (10/04) – Aleluia Gretchen
Sexta-feira (11/04) – Hans Staden
Sábado (12/04) – Cinema, Aspirina e Urubus
Domingo (13/04) – Inocência
Informações: 5926-7261 ou 5926-6502.


Cartório Itinerante registrará crianças
indígenas neste sábado



Neste sábado, dia cinco de abril, o Registro Civil Itinerantedos cartórios de São Paulo, vai registrar crianças indígenas que não possuem certidão de nascimento nas aldeias Tenondé Porã e
Krukutu.
Na ocasião, a população indígena também poderá solicitar a 2ª via das certidões de nascimento,
casamento e óbito, de qualquer local do Estado de São Paulo, realizar habilitações de casamento e
conversão de união estável em casamento.

Cata-Bagulho recolhe duas toneladas

A operação cata-bagulho nos bairros Colônia, SantaTerezinha e Jardim das Oliveiras recolheu duas toneladas no último sábado (29/03). Além disso, os bairros receberam
serviços de corte de grama, limpeza manual de bocas de lobo (bueiros), limpeza mecanizada de galerias e poda de árvores.