19 fevereiro 2009
Assista aos dois filmes
Luzes apagadas para iluminar a consciência ecológica:
evento mundial alerta contra o aquecimento global
O WWF-Brasil lançou o movimento Hora do Planeta, marcando a entrada do país em uma ação mundial para mobilizar um bilhão de pessoas em mais de mil cidades, em todo o planeta, em torno da luta contra o aquecimento global.
A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas, apagando as luzes de casa, de monumentos, prédios públicos entre outros, por sessenta minutos a partir de 20h30 do dia 28 de março. Este gesto simples tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.
Até o momento, mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta. Mas estamos só começando! O WWF-Brasil espera, ainda, a adesão de outras cidades brasileiras.
E tudo começou na Austrália -- Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008 o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros monumentos mundialmente conhecidos.
"A Hora do Planeta é um gesto de engajamento social, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor", afirma Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil.
Você também pode fazer parte dessa grande ação!
Entre no site, cadastre-se e mobilize amigos e familiares.
Inspire-se! Assista ao filme oficial da Hora do Planeta.
--------------------------------------------------------------------------------
O WWF-Brasil espera contar com o apoio de empresas, entidades, ONGs, associações de bairro e demais movimentos da sociedade civil. Você também está convidado a juntar-se a nós: cadastre-se no site www.horadoplaneta.org.br.
Clique aqui e saiba como participar.
Veja o primeiro filme da campanha produzida pela DM9DDB para a Hora do Planeta.
Assista ao filme e mobilize seus amigos
18 fevereiro 2009
As informações sobre datas, horários e local seguem no convite anexo, colabore com a divulgação!!!
O Edital n° 06 do FEMA está disponível no seguinte endereço:
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/confema/0005
14 fevereiro 2009
3º CarnaCol Folia - Zona Sul de
São Paulo
O Colônia Paulista, bairro do extremo Sul de São Paulo (SP), promove, nos dias 14 e 15 de fevereiro, o 3º CarnaCol Folia, tradicional festa de rua da região. Organizado pelo projeto JECA (Jovens Empreendedores da Colônia Alemã), em parceria com a Subprefeitura de Parelheiros e os comerciantes da região, o terceiro carnaval local, terá a apresentação da "Extremo Sul" - bateria da Escola de Samba da região, formada em 2007 - além de praça de alimentação e arrecadação de donativos para crianças carentes da região.
O JECA: Criado em 2006, por um grupo de jovens do bairro Colônia Paulista (Zona Sul de São Paulo), colonizado por alemães em 1829, surgiu com o objetivo de mostrar as questões históricas e culturais do bairro por meio de resgate da cultura, eventos, palestras, entre outras atividades.
Serviço
3º CarnaCol Folia - Carnaval de Rua de Colônia Paulista
Data: 14 e 15 de Fevereiro
Horário: A partir das 14h
Local: Rua Jackson Pollock - Colônia Paulista (Zona Sul - Próximo a Parelheiros)
Ponto de Coleta de Donativos: ao lado das barracas de alimentação
12 fevereiro 2009
OPERAÇÃO CATA-BAGULHO
balneário são josé e parque maria fernanda
A Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana e Obras promove no próximo sábado (14/02), mais uma Operação Cata-Bagulho. A operação contará com sete caminhões e uma equipe de 42 pessoas que recolherão móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus, ferros, eletrodomésticos e outros objetos sem utilidade.
Esta ação contará ainda com a equipe da Zoonoses, que fará um trabalho de orientação sobre o combate a DENGUE, além dos serviços de limpeza manual de bocas de lobo (bueiros), limpeza mecanizada de galerias, corte de grama (limpeza de praças), limpeza manual de córrego e conservação de vias (tapa-buraco).
A operação acontecerá nos bairros Balneário São José e Parque Maria Fernanda. Confira a relação das ruas no verso deste boletim.
Os moradores deverão colocar os objetos nas calçadas até às 9h da manhã do dia (14/02), para que sejam recolhidos pelas equipes das 10h às 15h neste mesmo dia.
A Subprefeitura alerta que entulho, lixo orgânico, restos de construção, materiais tóxicos, resíduos industriais e materiais de jardim e poda não poderão ser recolhidos.
O objetivo do Cata-Bagulho é evitar a descarga clandestina de materiais de grande porte para melhorar a limpeza urbana dos bairros.
Estarão à frente desta operação: o Engenheiro Adailson de Oliveira e o Supervisor de Limpeza Pública Eduardo Olivatto.
EVITE JOGAR ESGOTO E LIXO NOS CÓRREGOS
AJUDE A SALVAR OS MANANCIAIS DA CIDADE
Mais Informações
Coordenadoria de Infra-Estrutura e Obras da Subprefeitura Parelheiros
5926-6500 ramal 6612 / 6702
1) Balneário São José
Rua Augusto Gomes das Siqueira
Rua Rosa Gomes da Siqueira
Rua Dr. João B. G. da Siqueira
Rua Gaspar Leme
Rua Duarte Antonio Mourão
Rua Balneário São José
Rua André Gonçalves da Figueira
Acessos
Pavão Real, Pardal Cinza, Uirapuru do Sertão, Curió Cristal, Juriti Marrom, Bem-te-vi Amarelo, Arara Azul, Pintassilgo Rosa, e demais .
2) Parque Maria Fernanda
Rua das Plêiades
Rua Cortelhas
Rua Satélite Febe
Rua Satélite Janus
Rua Satélite Japétus
Rua Satélite Dionéia
Rua Satélite Europa
Rua Satélite Ariel
Rua Afonso Lecadre
Rua Alice Levy
Rua Roberto do Reno
Rua Mário Wilches
Rua Samuel Laurence
11 fevereiro 2009
07 fevereiro 2009
No último dia 31 de janeiro, realizamos o 1º Encontro de Projetos FEMA nas APAs Capivari-Monos e Bororé-Colônia, no CEU Parelheiros. Este primeiro encontro foi muito produtivo, seus resultados serão divulgados ainda esta semana. Dando seqüência aos encontros para acompanhamento das propostas a serem encaminhadas ao Edital nº 06 do FEMA, nos próximos dias 10 e 13 de fevereiro realizaremos a Oficina para Projetos nas APAs Capivari-Monos e Bororé-Colônia, no CEU Vila Rubi e no CEU Parelheiros, respectivamente. Estamos organizando ainda o Plantão de Dúvidas para Projetos. O plantão deverá ocorrer uma vez por semana, até a finalização do prazo para encaminhamento dos projetos ao FEMA. Relembramos que o Edital n° 06 do FEMA para projetos nas APAs Capivari-Monos e Bororé-Colônia, já está aberto e recebendo propostas desde o dia 05/01/09. O prazo final para o encaminhamento das propostas será dia 31/03/2009. O valor total disponível para esse Edital é de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Venha participar trocando idéias, informações e apresentando suas propostas para novos projetos dentro das 7 Linhas Temáticas oferecidas pelo Edital.
O Edital n° 06 do FEMA está disponível no seguinte endereço:
http://portal.
05 fevereiro 2009
AGENDA 21
Subprefeitura Parelheiros
6 de Fevereiro de 2009
- Filme e Debate
- Dinâmica de Grupo
- Relato dos grupos de trabalho
· Plano de bairro
· Cultura de Paz
· Informes do ECOPAZ-Parelheiros
· Comissão de Orçamento Público
- Informes
Dia: 06/02/09
Horário: das 17 às 19;30 h
Local: Sala de Leitura "Edmundo Zenha"
Av. Sadamu Inoue, 5252
Jardim dos Álamos
Reunião Ordinária
Dia 6 de Fevereiro de 2009
Reunião Ordinária de Coordenação do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz - ECO PAZ - Parelheiros
Dia: 6/02/09
Horário: 16h às 17 h
Local: Gabinete da Subprefeitura Parelheiros
Av. Sadamu Inoue, 5252 - Jardim dos Álamos
03 fevereiro 2009
O bambu é um vegetal que a cada dia está mais presente em nosso dia-a-dia, seja através de um simples artesanato, um móvel mais sofisticado e, até mesmo, em várias receitas culinárias.
O curso de Artes E Manejo Em Bambu vem mostrar um pouco das mais de 1001 funções deste surpreendente vegetal, que além de belo e resistente, colabora na preservação da natureza. As técnicas ensinadas são para a fabricação de artesanato, decoração, jardinagem e moveis de pequeno porte.
1 Taxonomia do bambu;
2 Morfologia, cultivo e tratamento;
3 Técnicas de corte, secagem e conservação;
4 Oficina e confecção de peças de artesanato, decoração e moveis de pequeno porte;
OBS: O curso inclui apostila em cd. As ferramentas são por conta do ministrante.
Carga horária: 16 horas, sendo realizado em 2 dias das 9 as 17hs ou conforme disponibilidade do aluno.
As peças fabricada pelos alunos podem ser levadas por eles.
Oferecemos hospedagem e alimentação, pagos a parte.
_ Início: 14/02/2009, às 9:00h.
_Término: 15/02/2009, às 17:00h.
O curso é aplicado para grupos de no máximo 5 pessoas, Havendo a possibilidade de se criar nova turma.
Caso haja interesse, entre em contato para confirmar sua vaga com até 2 dias de antecedência.
Interessados falar com:
Luciano A. Pinheiro - Artesão e Monitor Ambiental
luciano.karai@hotmail.com (11) 5975-4102 / 7430-8973
Na Trilha do Bicho Monitores Ambientais e Guias Regionais