12 novembro 2008

PEDAGOGIA DOS MANANCIAIS GANHA PRÊMIO

apostando na cidadania e na participação com ações ambientais práticas

A Escola Paulino Esposo de Parelheiros, funcionários, alunos, diretor e equipe pedagógica estão de parabéns e certamente orgulhosos de seu trabalho. É o reconhecimento do trabalho desta Escola pioneira na região. Paulino completa seu 70ª aniversário e foi o palco em junho passado, pelo lançamento do Programa Estadual de Educação Ambiental. A Escola se candidatou e ganhou R$ 30 mil reais na categoria "Prêmio Minha Comunidade Sustentável", promovido pela "Carta na Escola" e "Ação Educativa" com o projeto coordenado pela professora Edilene Luchesi, "Educando Para a Sustentabilidade na Bacia do Guarapiranga". Paulino concorreu junto com Escolas das quatro regiões do país.[1] Essa iniciativa vai potencializar a plataforma da Horta Pedagógica, agora incrementada com Pomar e Estufa. O projeto da Escola Paulino ganha projeção com o prêmio e já estava programada uma apresentação como uma experiência positiva na FEIRA BIOFAC no Hotel Transamérica (dia 25).[2]

É importante que a comunidade conheça essas iniciativas pedagógicas de grande significado para os jovens nas nossas escolas públicas. A Escola Estadual Paulino Nunes Esposo de Parelheiros, merece reflexão. É uma iniciativa que está propiciando mudanças de atitude em todos os participantes. A implantação de uma Horta é uma das iniciativas, além do jornal estudantil "O Fiasco", e um grupo ambiental constituído a partir do fórum de meio ambiente, baseado na discussão do significado do Parque Linear do Rio Caulim. Neste quadro a iniciativa, disposição e colaboração da direção, funcionários e equipe pedagógica é definitiva para o sucesso das iniciativas. Em um encontro na Subprefeitura de Parelheiros, para tratar do papel da educação nos mananciais, onde participaram os diretores e coordenadores das escolas estaduais, sob a liderança da equipe regional Sul da educação estadual, foi possível apreciar que outras Escolas possuem excelentes iniciativas com professores da região dos mananciais que estimulam e fortalecem a esperança de todos.

A horta permitiu uma concepção sistêmica associando o significado da alimentação natural, às condições climáticas, o preparo da terra, os elementos químicos que acontecem, as condições para a produção, o preparo da compostagem, minhocario, a água na irrigação, a escolha de sementes, o acompanhamento da germinação, colheita, higiene, preparo e finalmente o consumo dos alimentos pelos próprios alunos. A equipe de professores mostra que a horta permite uma relação harmônica do aprender-fazendo, articulando a teoria e a prática com resultados no saber e na mudança de atitudes. Ficou evidente que o cuidado da natureza é resultado do cuidado de si mesmo. Conceitos de matemática e de medidas, o ensino de artes através do desenho e observação da natureza, a higiene, a culinária e a matéria de ciências puderam ser exercitadas na horta de forma mais concreta. A Horta possibilitou a organização social, pois os alunos fizeram auto-avaliação, produziram como resultado um gibi, livro de receitas e organizam equipes para que no período das férias continuem com a manutenção e irrigação da horta.

Os alunos do noturno abordaram o tema dos Parques Lineares presente na agenda de Parelheiros. O setor técnico da Subprefeitura expôs o tema. No início houve desconfiança, resistência e pouca participação, mas a medida em que avançava o entendimento do significado a expectativa cresceu, terminando com a formação de um Fórum do Meio Ambiente com a participação de mais de 80 alunos. Estes alunos fizeram trabalhos surpreendentes, gerando uma demanda espontânea para transformar o Fórum em uma atividade pedagógica permanente. A rede de parceria possibilitou o surgimento também do projeto, o Kino-fórum, o qual permitiu aos alunos produzirem documentários. Por tudo isso vencer este concurso de projetos mostra que a Escola Paulino Nunes Esposo está no caminho certo da "pedagogia dos mananciais".

Walter Tesch- Subprefeito de Parelheiros - wtesch@prefeitura.sp.gov.br


[1] No dia 20 de outubro de 2008, as escolas vencedoras receberam o prêmio em uma cerimônia de premiação "As Empresas Mais Admiradas no Brasil", em parceria da Revista Carta Capital com a TNS InterScience que contou com a presença do Exmo. Ministro Fernando Haddad. O evento ocorreu no Espaço Rosa Rosarum (Rua Francisco Leitão, 416) em Pinheiros.

[2] O projeto da Escola Paulino Esposo forma uma rede de parceria exitosa. A equipe da Subprefeitura de Parelheiros foi coadjuvante, correspondeu em aproximar os parceiros, o apoio técnico e conceitual da Fundação Mokiti Okada com a Agricultura Natural adequada aos mananciais. A Casa de Agricultura Ecológica com sede na Subprefeitura e o apoio da equipe de obras deram suporte e adaptação do local. Essa rede se amplia a outras áreas com o apoio recente do professor Siegmar na I Semana Conhecendo Céus e Terras.


Nenhum comentário: