28 novembro 2008

Projetos Estratégicos para região de mananciais

Considerando a atual crise mundial e a escassez de recursos, Parelheiros deveria ser objeto de política de Estado devido à sua importância para o conjunto da cidade, independente de partidos ou influência eleitoral.
Por esta razão, a Subprefeitura vai encaminhar uma solicitação aos vereadores com o intuito de indicação de emendas para projetos e investimentos dentro de um marco coerente de desenvolvimento sustentável para a região dos mananciais de água da cidade. Estas eventuais emendas para áreas e projetos seriam tecnicamente coordenadas com o executivo, especialmente a Secretaria de Planejamento - SEMPLA, de forma e se concretizarem e fortalecer a estabilização sócio-econômica da região.
Na atual gestão, a Subprefeitura obteve concretamente cinco emendas de parlamentares. Estas emendas permitem investimentos fora do orçamento normal de custeio da Subprefeitura.
Parelheiros é uma área estratégica para a vida da cidade de São Paulo, pois sua rede hidrográfica fornece cerca de 30% da água da cidade. É Patrimônio Ambiental da metrópole paulista, com 353 Km² e representa ¼ do território do município. É a maior área agrícola e de reserva da biosfera metropolitana, ameaçada pelo parcelamento e urbanização inadequada, hoje com 56 loteamentos irregulares. Tem importantes monumentos como a Cratera de Colônia, tombada pelo Patrimônio Histórico pelo seu valor geológico, científico e turístico.
Do ponto de vista histórico e etnográfico se destacam duas aldeias indígenas de um subgrupo Guarani com cerca de um mil habitantes. Além dos japoneses desde 1930, a região recepcionou a primeira imigração alemã no Brasil no início dos anos mil e oitocentos. Em 2009 será comemorado o 180º aniversário desta imigração Alemã em São Paulo, e justamente na Colônia de Parelheiros, será o inicio destas comemorações.
Apesar de toda esta importância para a cidade, a região tem sido foco de ocupação desordenada e precária pondo em risco seu patrimônio sócio econômico, devido comprometimento da qualidade e da quantidade de água ali produzida. A pressão demográfica proveniente da cidade tem sido enorme e constante. Em 1991 eram 61.586 habitantes que passam a 111.240 em 2001 e que hoje, se aproxima de 200 mil. O fluxo populacional poderá se incrementar ainda mais com a passagem do RODOANEL, que deverá estar operando no final de 2009.
A Subprefeitura espera contar com a compreensão, o apoio e o compromisso do Legislativo, do Executivo e da comunidade para o bem comum na área de proteção e preservação dos mananciais de água da cidade, indicando emendas que contribuam para seu desenvolvimento sustentável.

Walter Tesch
"Santa Catarina! Parelheiros está Contigo!

A partir desta quarta-feira (26), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - SP (COMDEC), em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, receberá doações para as vítimas das chuvas em Santa Catarina. Serão aceitas doações de roupas, calçados, cobertores, fraldas, água potável, material de higiene, alimentos não perecíveis, entre outros.
O posto de arrecadação em Parelheiros é na sede da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Avenida Sadamu Inoue, 6291.
Os postos de arrecadação nas sedes do COMDEC (Rua Afonso Pena, 130 - Bom Retiro) e da Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo (Av. Moreira Guimarães, 699 - Saúde) funcionarão 24 horas.

Mais informações pelo telefone 3313-5726, ramal 210.

Serviço:
- Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - SP
Telefone: 199
- Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo (CVB-FESP)
Telefone: 5056-8665 / 5056-8664 / 5056-8667

25 novembro 2008

Escola Paulino recebe prêmio

A Escola Paulino Nunes Esposo recebeu a 1ª edição do prêmio “Educando para a sustentabilidade na bacia do Guarapiranga”, patrocinada pela TIM, Embraer e Editora Saraiva, uma parceria da revista Carta na Escola e da ONG Ação Educativa.

O prêmio estimula a criação e a execução de práticas sustentáveis que provoquem, a partir de educação, transformações no cotidiano das instituições de ensino.

Agora a escola vai ter horta orgânica, cultivará ervas medicinais, além de um viveiro de mudas, um pomar e até de uma mini-reserva de Mata Atlântica, com plantas e espécies animais típicos desse bioma.

Desde 2006, a escola vem colhendo bons frutos na horta que criou, em um terreno, onde eram jogadas carteiras escolares. A comunidade ajuda a manter a plantação e o que é colhido vai para a merenda.



I Encontro Inter-Cultural de escolas estaduais

Nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, foi realizado o I Encontro Inter Cultural de Escolas Estaduais de Parelheiros. A iniciativa criada pelos alunos promoveu a troca de experiências culturais e a venda de livros a preços acessíveis para incentivar a leitura.O evento aconteceu no Clube Kaikan, Colônia


Semana de Combate à Dengue

A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) em parceria com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras promove a Semana de Combate à Dengue. O objetivo é orientar o maior número de munícipes sobre a importância de eliminar os focos de desenvolvimento do Aedes aegypti.

Agentes de zoonoses e agentes comunitários com apoio de funcionários da Subprefeitura farão visitas de casa em casa, distribuição de telas protetoras de caixas d’água e vistoria em pontos estratégicos (borracharias, desmanches).

Formatura Ação Família

Aconteceu no último dia 14 de novembro a formatura dos alunos do Centro de Referência do Ação Família Pró-Brasil.Oficina de Cestaria e Panificação

Parelheiros recebe a primeira escola-estufa de São Paulo

Com o objetivo de incentivar a produção e o comércio de hortaliças e plantas aromáticas, a Secretaria de Participação e Parceria e a Subprefeitura de Parelheiros inauguraram a primeira escola-estuda de São Paulo com o lançamento do projeto “Mãos à Horta”, que dará a população um curso a cada mês, com 30 vagas.
O projeto conta com quatro oficineiros, um agrônomo e funcionários da Subprefeitura que farão a manutenção da horta.




Virada Esportiva

Nos dias 15 e 16 de novembro I Trilha Esportiva Ecológica de Motocross: na Praça de Parelheiros, os paulistanos com forte ligação com o meio-ambiente terão a oportunidade de acompanhar uma prova de 90 Km de rally. 58 motociclistas.
Supino no Parque Linear participaram as academias de
ginástica da região, 86 atletas. Campeão Academia Novo Mundo, atleta Edivander Antonio Sobrinho.
Academias Zomp, Flash, New Ritmos. Ballet Clássico. Festival de Truco, 1º lugar ficou com a equipe SóTruco de Itapecerica da Serra, formada por: Gilson Barbosa Nascimento, Ricardo Nunes da Silva e Marcos R. C. Ryston.

12 novembro 2008

Informações:5926-6500


PEDAGOGIA DOS MANANCIAIS GANHA PRÊMIO

apostando na cidadania e na participação com ações ambientais práticas

A Escola Paulino Esposo de Parelheiros, funcionários, alunos, diretor e equipe pedagógica estão de parabéns e certamente orgulhosos de seu trabalho. É o reconhecimento do trabalho desta Escola pioneira na região. Paulino completa seu 70ª aniversário e foi o palco em junho passado, pelo lançamento do Programa Estadual de Educação Ambiental. A Escola se candidatou e ganhou R$ 30 mil reais na categoria "Prêmio Minha Comunidade Sustentável", promovido pela "Carta na Escola" e "Ação Educativa" com o projeto coordenado pela professora Edilene Luchesi, "Educando Para a Sustentabilidade na Bacia do Guarapiranga". Paulino concorreu junto com Escolas das quatro regiões do país.[1] Essa iniciativa vai potencializar a plataforma da Horta Pedagógica, agora incrementada com Pomar e Estufa. O projeto da Escola Paulino ganha projeção com o prêmio e já estava programada uma apresentação como uma experiência positiva na FEIRA BIOFAC no Hotel Transamérica (dia 25).[2]

É importante que a comunidade conheça essas iniciativas pedagógicas de grande significado para os jovens nas nossas escolas públicas. A Escola Estadual Paulino Nunes Esposo de Parelheiros, merece reflexão. É uma iniciativa que está propiciando mudanças de atitude em todos os participantes. A implantação de uma Horta é uma das iniciativas, além do jornal estudantil "O Fiasco", e um grupo ambiental constituído a partir do fórum de meio ambiente, baseado na discussão do significado do Parque Linear do Rio Caulim. Neste quadro a iniciativa, disposição e colaboração da direção, funcionários e equipe pedagógica é definitiva para o sucesso das iniciativas. Em um encontro na Subprefeitura de Parelheiros, para tratar do papel da educação nos mananciais, onde participaram os diretores e coordenadores das escolas estaduais, sob a liderança da equipe regional Sul da educação estadual, foi possível apreciar que outras Escolas possuem excelentes iniciativas com professores da região dos mananciais que estimulam e fortalecem a esperança de todos.

A horta permitiu uma concepção sistêmica associando o significado da alimentação natural, às condições climáticas, o preparo da terra, os elementos químicos que acontecem, as condições para a produção, o preparo da compostagem, minhocario, a água na irrigação, a escolha de sementes, o acompanhamento da germinação, colheita, higiene, preparo e finalmente o consumo dos alimentos pelos próprios alunos. A equipe de professores mostra que a horta permite uma relação harmônica do aprender-fazendo, articulando a teoria e a prática com resultados no saber e na mudança de atitudes. Ficou evidente que o cuidado da natureza é resultado do cuidado de si mesmo. Conceitos de matemática e de medidas, o ensino de artes através do desenho e observação da natureza, a higiene, a culinária e a matéria de ciências puderam ser exercitadas na horta de forma mais concreta. A Horta possibilitou a organização social, pois os alunos fizeram auto-avaliação, produziram como resultado um gibi, livro de receitas e organizam equipes para que no período das férias continuem com a manutenção e irrigação da horta.

Os alunos do noturno abordaram o tema dos Parques Lineares presente na agenda de Parelheiros. O setor técnico da Subprefeitura expôs o tema. No início houve desconfiança, resistência e pouca participação, mas a medida em que avançava o entendimento do significado a expectativa cresceu, terminando com a formação de um Fórum do Meio Ambiente com a participação de mais de 80 alunos. Estes alunos fizeram trabalhos surpreendentes, gerando uma demanda espontânea para transformar o Fórum em uma atividade pedagógica permanente. A rede de parceria possibilitou o surgimento também do projeto, o Kino-fórum, o qual permitiu aos alunos produzirem documentários. Por tudo isso vencer este concurso de projetos mostra que a Escola Paulino Nunes Esposo está no caminho certo da "pedagogia dos mananciais".

Walter Tesch- Subprefeito de Parelheiros - wtesch@prefeitura.sp.gov.br


[1] No dia 20 de outubro de 2008, as escolas vencedoras receberam o prêmio em uma cerimônia de premiação "As Empresas Mais Admiradas no Brasil", em parceria da Revista Carta Capital com a TNS InterScience que contou com a presença do Exmo. Ministro Fernando Haddad. O evento ocorreu no Espaço Rosa Rosarum (Rua Francisco Leitão, 416) em Pinheiros.

[2] O projeto da Escola Paulino Esposo forma uma rede de parceria exitosa. A equipe da Subprefeitura de Parelheiros foi coadjuvante, correspondeu em aproximar os parceiros, o apoio técnico e conceitual da Fundação Mokiti Okada com a Agricultura Natural adequada aos mananciais. A Casa de Agricultura Ecológica com sede na Subprefeitura e o apoio da equipe de obras deram suporte e adaptação do local. Essa rede se amplia a outras áreas com o apoio recente do professor Siegmar na I Semana Conhecendo Céus e Terras.


07 novembro 2008

Em entrevista que foi ao ar neste sábado 01-11-08 na CBN com
o Secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge.

O assunto foi o vergonhoso acordo ( avalizado pelo ministro
Minc) que anula os efeitos da Resolução Conama que estabelecia prazo até o
final deste ano para que Petrobras e montadoras de veículos passasem a usar
diesel mais limpo.

<http://www.cbn.com.br> CBN (www.cbn.com.br)


CBN - A rádio que toca notícia - André Trigueiro Todostemos o direito de respirar um ar livre de enxofre
<http://www.cbn.com.br/wma/wma.asp?audio=2008%2Fcolunas%2Fmundo_081101.wma>


Mensagens
<http://br.groups.yahoo.com/group/jorn-ambiente-releases/message/1594;_ylc=X
3oDMTM1NWh2MnI3BF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzExMTY2MTQ1BGdycHNwSWQDMjEzNzExMjU2N
QRtc2dJZAMxNTk0BHNlYwNmdHIEc2xrA3Z0cGMEc3RpbWUDMTIyNTU2NTgwNwR0cGNJZAMxNTk0>
neste tópico (1)
<http://br.groups.yahoo.com/group/jorn-ambiente-releases/post;_ylc=X3oDMTJxd
TVkZmZzBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzExMTY2MTQ1BGdycHNwSWQDMjEzNzExMjU2NQRtc2dJZ
AMxNTk0BHNlYwNmdHIEc2xrA3JwbHkEc3RpbWUDMTIyNTU2NTgwNw--?act=reply&messageNum
=1594> Responder (através da web) | Adicionar
<http://br.groups.yahoo.com/group/jorn-ambiente-releases/post;_ylc=X3oDMTJmM
Th1aXFoBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzExMTY2MTQ1BGdycHNwSWQDMjEzNzExMjU2NQRzZWMDZ
nRyBHNsawNudHBjBHN0aW1lAzEyMjU1NjU4MDc-> um novo tópico

Por exigência do licenciamento ambiental do Rodoanel Metropolitano, a Dersa necessita fazer o plantio compensatório em cerca de 1000 hectares, e pede a colaboração da Subprefeitura e SVMA para indicação de áreas, que poderão ser particulares, uma vez que não existem áreas públicas em metragem suficiente na área de influência do empreendimento.

Para tanto, estamos chamando os proprietários de terras, de toda a região de Parelheiros para uma reunião no dia 11 de novembro, terça feira, às 19 horas na Sala de Convenções da Subprefeitura de Parelheiros para tratar do assunto. Estarão presentes, além da Dersa, representantes do Banco de Áreas do Programa Mata Ciliar da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, SVMA e Subprefeitura de Parelheiros.

Contamos com a presença e apoio na divulgação.

Informações: 5926-6500 Ramal 6502