No último sábado, 5 de novembro, Parelheiros recepcionou uma delegação cultural da região autônoma Sardenha na Itália. Os grupos folclóricos Sandália, Coro Ortobene e a cantora Maria Esperanza visitaram a aldeia indígena Tenondé Porã e a igreja messiânica Solo Sagrado.
Durante à tarde no tradicional "salão de eventos" da Subprefeitura, foi realizada apresentação dos sardos, e de quatro grupos de crianças e adolescentes locais que interpretaram e encenaram músicas, canto e danças baseadas na cultura italiana. Foram eles: Núcleos Sócio Educativos Barro Branco e Jardim Silveira, Associação Mulheres Unidas do Vargem Grande (AMUVE) e Centro da Juventude Pequeno Príncipe.
O Conselho da Sardenha, representado pelo Sr. Giovani Marras e a Associação Cristã de Trabalhadores Italianos (A.C.L.I.), com Otavio Sanco patrocinaram o concurso Prêmio Faber com uma contribuição de R$ 2.100 reais. O prêmio simboliza um reconhecimento à sensibilidade, à criatividade das crianças e adolescentes e à dedicação dos monitores e voluntários das entidades que prepararam e ensaiaram as apresentações.
Uma confraternização final de dança integrada gratificou a todos que colaboraram com este evento: patrocinadores, entre outros, como Papaiz, Comolatti articulados pelo Circolo Italiano, os servidores da Subprefeitura de Parelheiros que entusiasticamente prepararam e foram cicerones dos Sardos, a Secretaria de Governo que junto a SPTuris viabilizou o tablado.
Sardenha e Parelheiros compartem eixos comuns no esforço do resgate da identidade através da cultura, no desenvolvimento em base ao patrimônio local e no turismo. Também como o Brasil tem personalidades históricas comuns, o sardo Joseph Garibaldi e sua companheira brasileira, Anita Garibaldi.
Os familiares e jovens presentes comprovaram a capacidade das crianças e adolescentes de sonhar e construir a esperança. Ao poder público e a comunidade local só resta criar condições para que isto se multiplique e amplie. Significa desenvolver em base ao esforço próprio e ao patrimônio local gerar melhores condições de trabalho e vida. Parabéns a todos e vamos sonhar juntos.
Walter Tesch
Subprefeito
Novembro/05
Nenhum comentário:
Postar um comentário