02 agosto 2007


Encontro esclarece população sobre Operação Defesa das Águas

A Subprefeitura de Parelheiros continua com o processo de esclarecer a população sobre Operação Defesa das Águas, no ultimo dia 24 de julho, na sede da subprefeitura realizou-se,reunião de esclarecimentos sobre a Operação Defesa das Águas e suas principais ações. Participaram cerca de 50 pessoas, representantes dos bairros Jardim Progresso, Vargem Grande, Nova América, Balneário São José, Marsilac, Km 47 e Jardim Santa Terezinha.
Durante o encontro, técnicos da Subprefeitura fizeram uma apresentação da Operação Defesa das Águas, expondo as principais ações e resultados, a composição dos comitês gestores que envolvem Secretarias Municipais, Estaduais e Subprefeituras, das principais medidas de fiscalização integrada, criação da Guarda Ambiental e da importância que a região de Parelheiros tem para a produção de água que abastece a metrópole paulista.
O principal assunto abordado pelos moradores foi sobre a demolição de casas habitadas e como vai ficar a situação dessas famílias. Os técnicos da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU) deixaram claro que remoções serão feitas nos locais que ocupam irregularmente as faixas de Áreas de Proteção Permanente (APP) e aquelas moradias que foram edificadas em cima dos córregos.
Além disso, foi lembrado que cada caso está sendo estudado, pois envolve um número muito grande de pessoas que moram nesses locais. “A Prefeitura estuda soluções para dar destino a essas famílias. A alternativa habitacional será apresentada a médio ou longo prazo”.
Durante a reunião também foi explicado o que significa uma região estar “congelada”, as quatro primeiras áreas que já estão: Balneário São José, Vargem Grande, Papai Noel/São Norberto e Recanto Campo Belo, como está sendo feito o monitoramento dessas e outras áreas pelo efetivo da Guarda Ambiental e o que pode ou não ser feito dentro de áreas de mananciais.
Os moradores foram alertados sobre a distribuição de boletins informativos que está sendo feita em vários bairros, para que as pessoas não construam em loteamentos clandestinos.
A Subprefeitura de Parelheiros deixou claro que está à disposição para qualquer esclarecimento e que a Praça de Atendimento junto com a Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano estão capacitadas para dar todas as informações, diariamente, sobre a Operação.
Após o atendimento, a população saiu orientada sobre os procedimentos e a amplitude da Operação Defesa das Águas. Desde o lançamento da Operação, em 23 de março, a Subprefeitura já informou nove mil moradores.

Nenhum comentário: