05 junho 2008


Parelheiros comemora semana do meio ambiente


Na semana do Meio Ambiente, a região de Parelheiros, conhecida como Patrimônio Ambiental da cidade de São Paulo, contou com importantes ações para celebrar essa data tão importante para a preservação dos mananciais.
Lançado em 30 de maio, o livro Parelheiros o Futuro é Hoje, é uma espécie de “diário de campo” com reflexões e opiniões do Subprefeito de Parelheiros, traduzidas em artigos publicados no jornal regional, Zona Sul Notícias, em uma coluna denominada Parelheiros Sustentável.
Para o Subprefeito, estes artigos recolhem o sentido estratégico da gestão pública a serviço da sociedade e são uns esforços de pedagogia política que permite subsidiar o debate da construção de um projeto de desenvolvimento na região.
Nesta segunda-feira, dia dois de junho, a Subprefeitura também participou da Semana do Meio Ambiente realizada nas obras do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas.

Sobre Parelheiros
Considerada a maior área territorial das 31 Subprefeituras, os distritos de Parelheiros e Marsilac possuem grandes áreas de preservação ambiental como o Parque Estadual da Serra do Mar, tribos indígenas e áreas protegidas de mananciais responsáveis por boa parte do abastecimento de água da Capital Paulista.
A região apresenta uma área significativa de campos antrópicos e naturais com rara mata nebular. Há espécies da flora como figueiras, jequitibás, cedro e diversidade de bromélias e orquídeas. Em relação à fauna, essa se caracteriza pela variedade de aves e predomínio de mamíferos de médio porte como a suçuarana, macaco bugio e veado campeiro.

Outras ações
A Subprefeitura tem atividades permanentes no que diz respeito ao meio ambiente. A exposição “Mananciais de Parelheiros: fábrica de água da cidade de São Paulo”, retratada através de uma maquete interativa, tem como objetivo identificar o potencial e a importância da região de Parelheiros para a produção de água que a cidade de São Paulo precisa nas atividades industriais, de lazer, agricultura e abastecimento.
A exposição faz parte de um programa de divulgação do território de Parelheiros. Já esteve em vários lugares da cidade como escolas, espaços públicos, estações de metrô, centros culturais, feiras parques e universidades.
Além disso, a Subprefeitura promoveu Mostra de Cinema Ambiental com o tema Amazônia para que os moradores da região conhecessem o significado histórico e simbólico, a diversidade humana e cultural presente naquele território, suas tradições, mitos, experiências de vida e de organização, festas e religiosidade que abriram a possibilidade de pensar a região de Parelheiros como uma espécie de Amazônia Paulistana.
Existem diversas semelhanças entre os dois lugares como florestas e rios, aldeias indígenas, grande potencial de exploração econômica de produtos naturais e turismo, além das riquezas como fauna e flora. Há a presença do estado, mas tem problemas de preservação ambiental e desmatamento.

Nenhum comentário: