12 junho 2005

PARELHEIROS: ESTRADA DE FERRO É ATRAÇÃO

Salvemos a estação Evangelista de Souza da ruína

HISTÓRICO DA LINHA

Projetada desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da SPR para ligar o interior ao litoral, foi iniciada em 1929 e terminada em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes, e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927 da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista, no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas).
Houve tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerce de 1975, e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha opera até hoje sob a administração da Ferroban.
A ESTAÇÃO
A estação de Evangelista de Souza, homenagem ao Barão de Mauá, foi entregue em 1935 como um edifício construído em madeira, e sua versão em alvenaria somente ficou pronta no ano seguinte. Durante o projeto, seu nome era Dúvida, nome de um rio que corre perto da estação. Acabou ganhando o nome atual. Mais tarde, em 1957, a estação passou a ser o ponto de encontro do ramal de Jurubatuba, aberto nesse ano, para ligar diretamente o centro da cidade de São Paulo a Mairinque-Santos. A estação passou, então, a ser mais parte desse ramal que de quem vinha de Mairinque, recebendo trens do subúrbio até cerca de 1980, enquanto que, vindo de Mairinque, os trens de passageiros foram suprimidos por volta de 1973.
Foi mantido, entretanto, um trem para os funcionários da Fepasa, e mais tarde, nos anos 80, foi instituído novamente o transporte de passageiros na linha, mas fazendo apenas o trecho entre Embu-Guaçu e Santos.
Em 1997, foi suspenso Embu-Guaçu-Santos para passageiros, a estação deixou de atender passageiros, se transformando em tapera. A estação tem um acesso difícil para automóvel, sendo o meio menos difícil vir de Engenheiro Marsilac; de Barragem, a estrada tem difícil trânsito, tendo melhorado um pouco recentemente.
Hoje a estação só está ativa devido a presença de um destacamento da guarda municipal com treinamento para proteção ambiental.
O DESAFIO PARA SÃO PAULO É RECUPERAR A ESTAÇÃO COMO UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL. QUEM SE CANDIDATA A MOBILIZAR A SOCIEDADE, ESTE PESSOAL QUE VISITA DASLU PODERIA DEDICAR ALGO DOS SEUS EXCEDENTES???

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