27 outubro 2007

Novo Conselho Gestor da APA Capivari-Monos toma posse neste sábado

A posse dos novos membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos acontece neste sábado, dia 27 de outubro, a partir das 10h, no Solo Sagrado em Parelheiros.
Durante a cerimônia haverá uma apresentação sobre as principais ações do Conselho, seguida da entrega dos certificados para cada um dos membros.
A cada dois anos um novo conselho é constituído com 20 integrantes não remunerados, sendo dez do poder público e dez da sociedade civil.
O conselho é presidido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) com caráter deliberativo e reuniões abertas ao público.
Segundo o Conselho Gestor, a APA tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável da região através de projetos e ações que garantam os recursos naturais e melhorem a qualidade de vida da população.
Além disso, tem papel fundamental na fiscalização do território para impedir a ocupação irregular dentro de áreas de proteção aos mananciais.

Sobre a APA
Criada em 2001 pela Lei Municipal 13.136, a APA Capivari-Monos foi implantada para proteger a biodiversidade, os recursos hídricos, o patrimônio arqueológico e cultural e manter o caráter rural da região de Parelheiros.
A Área de Proteção Ambiental de 251 km² é uma unidade de conservação de uso sustentável que visa compatibilizar a conservação da natureza com o manejo ativo dos recursos naturais. Nela encontram-se as Zonas Especiais de Preservação que são o Parque Estadual da Serra do Mar, Reserva Particular de Patrimônio Natural Curucutu (única da cidade), remanescentes da Mata Atlântica, aldeias indígenas guarani Krukutu e Tenondé Porã, estação ferroviária Evangelista de Souza, Cratera da Colônia, os rios Monos e Capivari e parte das bacias hidrográficas das represas Guarapiranga e Billings.
Além disso, abriga espécies de fauna e flora em extinção, como o porco do mato, a lontra e mamíferos de médio e grande porte. Ela ainda guarda o último rio limpo de São Paulo, o Capivari, que representa uma importante reserva estratégica de água potável para a região metropolitana.
"Essa região presta um serviço ambiental de extrema importância para a cidade: produz 24% da água que abastece os paulistanos", afirma o Subprefeito de Parelheiros.
A APA abrange os bairros Barragem, Cidade Nova América, Vargem Grande, Engenheiro Marsilac, Evangelista de Souza, Jardim dos Eucaliptos, Gramado, Ponte Seca, Ponte Alta e Embura do Alto.

Serviço
Data e horário: 27 de outubro (Sábado) 10h
Local: Solo Sagrado
Estrada Jaceguay, 6567 - Parelheiros
Informações: 5666-2672 / 9990-6334

Outras informações
Em 24 de maio de 2006 foi criada pela Lei nº 14.162, a Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia que abrange porções das Subprefeituras Capela do Socorro, nos bairros Bororé, Jardim Varginha, Chácara Santo Amaro e Shangri-la e em Parelheiros na Colônia Paulista, Jardim Santa Fé, São Norberto, Vila Marcelo Itaim e Jardim Silveira.
Link de materia e filme sobre a APA

Nenhum comentário: