15 dezembro 2006

Parelheiros terá ação do conselho de atenção as drogas nesta quinta-feira


Com o objetivo de orientar os comerciantes da região sobre a venda da cola de sapateiro e derivados a crianças e adolescentes, o Conselho Comunitário de Atenção as Drogas de Parelheiros, realiza nesta quinta-feira (14/12), uma ação cujo tema é "Respire vida, cola não decola".
A partir das 08h00 os conselheiros estarão reunidos na sede da subprefeitura, juntamente com o secretário geral do COMUDA, para discutir as parcerias levantadas durante o ano de 2006.
Alguns projetos como a construção de um acampamento que vai desenvolver atividades de educação ambiental e a formação do kit itinerante para prevenção de drogas na região estão em andamento.
O CCAD existe em Parelheiros há um ano e meio. Cerca de 15 associações fazem um trabalho de orientação com a população.

13 dezembro 2006

SUBPREFEITURA PARELHEIROS HOMENAGEIA JOVENS ATLETAS CAMPEÕES MUNDIAIS DE MORGANTI JU-JITSU


Vários atletas que participaram do campeonato mundial na Argentina de morganti ju-jitsu serão homenageados nesta quinta-feira (14/12). O cortejo para os campeões contará com o apoio do Corpo de Bombeiros, que cedeu um caminhão para o desfile. O local de saída será em frente à Universidade Ibirapuera, às 10h.
O roteiro do desfile: Avenida Interlagos, altura 1392, seguindo pelas avenidas Senador Teotônio Vilela e Sadamu Inoue até o Centro de Parelheiros, finalizando na Subprefeitura.
A cerimônia com a entrega de medalhas acontecerá às 12h na sede da Subprefeitura. Participe. Informações na supervisão de esporte 5926-6500 ramal 6733.

DROGAS? ALCOOLISMO? PROBLEMAS SEM SOLUÇÃO?

Em Parelheiros existe um Conselho orientador em prevenção e tratamento.
Se você tem interesse em saber mais a respeito deste assunto venha nos conhecer e participe desta importante ação social.
Precisa de ajuda? Entre em contato com o conselho para informações e encaminhamento às instituições cadastradas.

Acredite! Existe solução!

Informações
Telefone - 5926-6500 ramal 6524
Email -
ccadpa@yahoo.com.br

07 dezembro 2006

TORNEIO DE XADREZ ACONTECE NESTE SÁBADO EM PARELHEIROS


A Subprefeitura Parelheiros em parceria
com a Federação Paulista de Xadrez realiza neste sábado (09/12)
o Torneio de Xadrez na
Rua Nossa Senhora Aparecida, bairro Colônia, das 10h às 15h.

As inscrições são gratuitas e
podem ser feitas através
do telefone 5920-3861 ou
e-mail:
gaules70@yahoo.com.br

LEI MARIA DA PENHA É TEMA DE PALESTRA EM PARELHEIROS

Aconteceu nesta quarta-feira (06/12) a palestra "Lei Maria da Penha" no Centro de Cidadania da Mulher em Parelheiros. Cerca de 40 mulheres participaram do encontro com a palestrante Dra. Mercedes Lima, advogada.
A lei nº 11.340 criada neste ano impõe uma série de mudanças no tratamento de crimes contra mulheres no Brasil.
Há 20 anos, Maria da Penha, mulher do Nordeste, sofreu violência doméstica pelo seu marido e ficou paraplégica. Diante disso começou a lutar pelos direitos da mulher na sociedade.

Mais informações
5921-3935

01 dezembro 2006

Escola municipal realiza formatura na Subprefeitura Parelheiros


A partir das 14h deste sábado (02/11), acontece na sede da Subprefeitura Parelheiros, a formatura de 250 alunos da EMEI Luiz Gonzaga do Nascimento.
No evento haverá um ato solene, onde serão entregues os certificados para as crianças. Apresentações de quatro danças musicais e uma exposição feita pelos professores, através de slides do trabalho realizado pelos alunos, encerrará o evento.
É a abertura dos espaços públicos para uso da comunidade. A escola que era de latinha foi substituída por alvenaria, entregue pela Prefeitura em 2005.

Serviço
Subprefeitura Parelheiros
Avenida Sadamu Inoue, 5252 – Jardim dos Álamos
Informações: 5921-1515 / 1616

29 novembro 2006

COMUNICADO


A Subprefeitura de Parelheiros irá implantar a Sala de Leitura “Herbert Daniel” com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e a Secretaria do Governo.
O objetivo da Sala de Leitura é despertar o interesse do público pela atividade de leitura.

Colabore com a doação de livros!

Informações e doações

Subprefeitura Parelheiros
Assessoria de Projetos
5926-6500 ramal 6502

24 novembro 2006

PARELHEIROS TERÁ MOSTRA DE CINEMA FRITZ LANG


A Subprefeitura de Parelheiros promove nesta sexta-feira e sábado (25 e 26 de novembro) a mostra de cinema Fritz Lang. Serão exibidos quatro filmes de longa-metragem produzidos nos anos 20.
A sessão será gratuita e aberta ao público. Crianças têm de estar acompanhadas dos responsáveis.

Programação

Sexta-Feira – 24 de novembro - 17h
“As Aranhas” (Die Spinnen: Teil I-Der Goldene See – Teil II – Das Brillantem Schiff)
Direção: Fritz Lang
137 minutos, 1919
Elenco: Georg John, Ressel Orla, Carl de Vogt, Lil Dagover

Uma organização comandada por Lio Sha, que quer se apropriar de todas as riquezas do mundo, incluindo objetos arqueológicos e obras de arte planejam adquirir uma jóia oriental que dará plenos poderes sobre a Ásia. O desportista Kay Hoog tentará impedi-los, perseguindo-os desde São Francisco até as Ilhas Falkland.

Sábado – 25 de novembro - 10h
“Dr. Mabuse - Parte 1: O jogador”
120 minutos, 1922
Elenco: Rudolf Klein-Rogge, Alfred Abel, Aud Egede Nissen, Bernhard Goetzke, Paul Richter

O bandido manipulador Dr. Mabuse é um poderoso anarquista, que usa a influência de sua sugestão para roubar milionários e dominar a Bolsa de Valores. O procurador Wrenck sai à sua captura, mas sempre o Dr. Mabuse escapa usando suas habilidades em disfarces e de seus poderes de hipnose.

15h
“Dr. Mabuse - Parte 2: O Inferno do Crime”
109 minutos, 1922
Elenco: Peter Lorre, Ellen Widmann, Inge Landgut, Gustaf Gründgens, Friedrich Gnass, Paul Kemp, Theo Lingen, Ernst Stahl-Nachbaur, Franz Stein, Otto Wernicke

Primeiro filme sonoro de Fritz Lang e para muitos a sua obra máxima. No final da década de 20 um assassino de crianças aterroriza uma cidade alemã. A polícia sai à procura do infanticida, deixando as ruas repletas de tiras, ameaçando as atividades criminosas do submundo do crime. A bandidagem organiza-se e captura o assustado assassino, levando-o para um julgamento onde decidirão se o entrega a justiça ou o condena à morte.

17h
“O Tigre de Bengala” (Dertiger Von Eschnapur), 1959
O arquiteto Harald Berger é chamado para ir à Índia por Chandra, marajá de Eschnapur e se apaixona pela bela dançarina Seetha. No entanto, ela já está prometida ao marajá. Essa traição aumenta a ira do vingativo Chandra, que está lutando sozinho contra seu irmão maquinador, em busca de poder. Os amantes são, então, forçados a fugir para o deserto.

19h
“Sepulcro Indiano” (Das Indische Grabmal), 1959
Na grande tradição de série de histórias de suspense, este filme retoma o ponto final de "O Tigre de Bengala". Depois de descoberto o romance, o arquiteto alemão Harald Berger e a bela dançarina Seetha fogem pelo deserto indiano. Nesta segunda parte, o caos toma conta de Eschnapur. Além da caça ao casal, há um plano entre os sacerdotes em depor o marajá. A fotografia exuberante reina neste filme, realizada pelo veterano fotógrafo Richard Angst, responsável pelos filmes de montanha de Arnold Franck e Leni Riefenstahl.

Serviço
Local: Auditório da Subprefeitura Parelheiros
Avenida Sadamu Inoue, 5252 – Jardim dos Álamos
Informações - 5926-6502

Apoio: JECA, Jornal Gazeta da Região e Instituto Labore Vita

21 novembro 2006

CONSCIÊNCIA NEGRA

Mostra da diversidade da cultura afro brasileira
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Capoeira – Break – Maculelê – Folguedos Populares – Teatro – Projeções de Imagens – Samba – MPB – Rap – Coral - Performance de Graffiti – Exposições de Vestuário – Comidas Típicas – Skate – Street Ball

Segunda–Feira 20 de Novembro
Local: Praça dos Trabalhadores
Em Frente ao Term. Varginha
A partir das 10h às 18h


Realização: CEDECA – Interlagos/Trivolim/Mov. Hip-Hop Grajaú/ Casa de Cultura Visão com Ação
Apoio: Subprefeitura de Parelheiros

Subprefeitura de Parelheiros reúne 400 jovens neste sábado


A Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento, promove um encontro neste sábado (11/11) para 400 jovens, a partir das 9h, na sede da subprefeitura.
O objetivo do encontro é dar continuidade às discussões do primeiro evento, realizado no mês de outubro para incentivar a participação dos jovens na sociedade, através de projetos sociais.
Na faixa etária entre 15 e 24 anos, 300 deles são do Programa Ação Jovem e 100 do Agente Jovem, ambos do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura.
Dentre as atividades estão: apresentação de um CD Rom com o tema “Visão do Futuro”, dinâmica para auto-estima e oficina de artesanato. Além disso, a Supervisão de Saúde fará uma palestra sobre métodos contraceptivos para orientação na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST.
Os Programas Ação Jovem e Agente Jovem beneficiam jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social e tem como principais objetivos oferecer condições para o retorno ou a permanência na escola, repassar subsídio financeiro mensalmente e propiciar ações que capacitem para o mundo de trabalho.

Parelheiros terá ação do Sebrae na Rua nesse fim de semana


Palestras, atendimento especializado, dicas de como abrir uma empresa e consultores para a população. Tudo de graça.
É o Sebrae na Rua que estará em Parelheiros de sexta a domingo (10,11 e 12 de novembro) nos bairros Embura e Colônia e Praça Júlio César Campos, conhecida como Praça Central.
O objetivo dessa ação itinerante é mostrar à população e empresários locais, o serviço de orientação sobre o que o Sebrae pode fazer pelas pequenas e micro empresas.
As atividades acontecerão a partir das 10h. Um trailer com dois consultores ficará na Praça Central durante os três dias. Entre os temas das palestras estão: plano de negócios, custos, despesas e preço de venda, lucratividade, associativismo e cooperativismo, planejamento e análise, qualidade no relacionamento com clientes, artesanato, empreendedorismo e orgânicos.
Para encerrar o evento, no dia 12, às 14h, haverá uma apresentação de teatro com seis atores sobre Empreendedorismo na Praça Central de Parelheiros.

Subprefeitura Parelheiros leva 250 pessoas ao Circo Roda Brasil


Uma lona de 32 metros de diâmetro. Dentro dela, auditório lotado. O espetáculo circense Stapafúrdyo acomoda 700 pessoas, dessas 700, 250 eram de Parelheiros. Nesta quarta-feira (15/11) a subprefeitura promoveu a ida de moradores da região até o circo Roda Brasil localizado no Memorial da América Latina.
Uma combinação de gêneros da palhaçaria universal com números acrobáticos, street dance, saltos na cama elástica, liras e faixas quadrantes fazem parte do roteiro.
Da união dos grupos teatrais Parlapatões e Pia Fraus surgiu o consórcio Circo Roda Brasil com o objetivo de renovar o conceito da atividade circense. Estreou em São Paulo dia 14 de julho e encerra neste domingo, 19 de novembro.

CONVITE - Seminário “RAÍZES DA IMIGRAÇÃO ALEMÔ


O Subprefeito de Parelheiros, Sr. Walter Tesch, tem a honra de convidar para de convidar Vossa Senhoria para participar do Seminário “Raízes da Imigração Alemã” com o apoio do JECA – Jovens Empreendedores da Colônia Alemã.
Estamos certos que sua contribuição servirá para o avanço na valorização deste patrimônio da cidade de São Paulo.

Dia: 25 de Novembro de 2006
Horário: 9h30 às 12h30
Local: ARTEMÍSIA - Centro de Desenvolvimento Humano
Rua Amaro Alves do Rosário, 1750 - São Paulo - SP - Fone (11) 5920-8992 / 8488
Referência - travessa da Avenida Sadamu Inoue, altura do nº 5000 em frente a Subprefeitura

Indispensável confirmação de presença através dotelefone 5926-6502 ou e-mail claudionorc@prefeitura.sp.gov.br

PROGRAMAÇÃO

9h30 - Recepção dos Convidados

10h - Abertura - Subprefeito Walter Tesch
A Importância da Colonização Alemã em Parelheiros

10h30 - Exposição do Projeto JECA

11h00 - Os Alemães da Colônia
Profª Maria José Ferreira de Araújo Ribeiro

12h - Encaminhamentos

12h30 - Apresentação da Proposta de Criação do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Colônia

12h30 - Informe sobre a Mostra Fritz Lang

13h - Almoço


Assessoria de Projetos - Subprefeitura de Parelheiros
“Portal das Águas” - Patrimônio Ambiental da cidade de São Paulo
Fones: 5926-6500 / 5926-6502

Arte Marcial também é destaque na região


Sete academias de Morganti Ju-Jitsu da região de Parelheiros se reúnem neste domingo (19/11), das 9h às 12, na sede da subprefeitura local. Trata-se de um encontro, onde acontecerá a avaliação técnica dos atletas que vão participar do Campeonato Mundial na Argentina, cidade Mar Del Plata no mês de dezembro.
Morganti Ju-Jitsu é um estilo de arte marcial diferenciada por uma filosofia de vida adaptada no aperfeiçoamento do aprendizado.

Parelheiros é sede de campeonato brasileiro de softbol


Nos dias 18 e 19 de novembro o Santo Amaro Nikkey Esporte Clube promove o XI Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Interclubes Mirim, das 8h30 às 18h. Cerca de 300 atletas entre 10 e 12 anos de 16 agremiações vão participar do campeonato.
O público esperado é de duas mil pessoas. A abertura do evento acontece a partir das 8h30 no dia 18. É a segunda vez que o Clube realiza o campeonato.
A instituição que existe há 28 anos, sem fins lucrativos e com caráter sócio-cultural e esportivo, desenvolve a prática de softbol, beisebol, tênis de mesa, judô e outras modalidades olímpicas.
Além disso, utiliza as diversas atividades para inserir e integrar socialmente crianças que não disponibilizam de recursos financeiros.
O Santo Amaro Nikkey Clube fica na Avenida Kayo Okamoto, 190. Bairro Colônia Paulista - Parelheiros.
O evento conta com o apoio das subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro.

10 novembro 2006

Subprefeitura de Parelheiros reúne 400 jovens neste sábado


A Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento, promove um encontro neste sábado (11/11) para 400 jovens, a partir das 9h, na sede da subprefeitura.
O objetivo do encontro é dar continuidade às discussões do primeiro evento, realizado no mês de outubro para incentivar a participação dos jovens na sociedade, através de projetos sociais.
Na faixa etária entre 15 e 24 anos, 300 deles são do Programa Ação Jovem e 100 do Agente Jovem, ambos do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura.
Dentre as atividades estão: apresentação de um CD Rom com o tema “Visão do Futuro”, dinâmica para auto-estima e oficina de artesanato. Além disso, a Supervisão de Saúde fará uma palestra sobre métodos contraceptivos para orientação na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST.
Os Programas Ação Jovem e Agente Jovem beneficiam jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social e tem como principais objetivos oferecer condições para o retorno ou a permanência na escola, repassar subsídio financeiro mensalmente e propiciar ações que capacitem para o mundo de trabalho.

Mais informações
5926-6500 ramal 6731

07 novembro 2006

ProJovem abre novo período de inscrição até dia 30 de novembro


As vagas do programa ProJovem estarão abertas até o dia 30 de novembro. Os jovens interessados poderão inscrever-se no programa pelo número 0800-642-7777. Desta vez, o programa terá enfoque na região do Grajaú. A medida foi adotada porque a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) firmou parceria com o Projeto São Paulo em Paz, do Instituto Sou da Paz, que junto com ongs locais irá mobilizar os jovens da região para que façam a inscrição.
Com o objetivo de desenvolver o programa no Grajaú, está sendo implantada a Estação Juventude no local. Além disso, desde o dia 16 de outubro está funcionando no distrito 10 pontos de apoio para que o jovem possa realizar sua matrícula. A meta para implantação do ProJovem no Distrito do Grajaú é de mil alunos inscritos e matriculados.
Nas demais regiões da cidade, onde o ProJovem já foi implantado, as salas estão vazias, portanto, com capacidade de receber um número maior de alunos matriculados no programa.
Existem 14 Estações Juventude espalhadas pelas regiões norte, sul, leste e oeste. Nelas, os coordenadores estarão auxiliando os interessados na inscrição e na realização da matrícula.
As vagas do ProJovem são direcionadas a jovens de 18 a 24 anos de idade, sem emprego formal (com carteira assinada) e que não concluíram o Ensino Fundamental (até a 8ª série). O Programa paga uma bolsa mensal de R$ 100 por um período de 12 meses para os alunos que obtiverem bons resultados, e pelo menos 75% de freqüência nas aulas.
No ato da inscrição, o jovem deve informar corretamente seu endereço completo (inclusive bairro, região onde mora e Subprefeitura mais próxima).
O ProJovem, do Governo Federal, vem sendo implantado no município de São Paulo por quatro secretarias: SMADS, Secretaria do Trabalho, Secretaria de Educação e Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Juventude.
Atualmente, estão em funcionamento no município 14 Estações Juventude (São Miguel, Santo Amaro, Campo Limpo, Cidade Ademar, Capão Redondo, Parelheiros, Brasilândia, Tremembé, Jaraguá, Sapopemba, Guaianases, Penha, Sé/Ipiranga e Butantã).
As Estações funcionam como espaço de referência aos jovens, sendo um local de encontro, busca de informação e orientação e estudo, servindo ainda para o desenvolvimento de atividades em grupo e realização de eventos culturais. São implantadas em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável). Também são parceiros da SMADS neste programa o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária), responsável pela capacitação dos professores, e a Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia, que seleciona e contrata os professores.
A finalidade do ProJovem é proporcionar formação integral ao jovem, por meio de elevação de sua escolaridade (conclusão do Ensino Fundamental), sua qualificação profissional e no desenvolvimento de ações comunitárias e reinserção social. Na qualificação profissional, serão 4 arcos de atuação: Telemática; Turismo e Hospitalidade; Arte e Cultura; e Alimentação.

Relação dos pontos de apoio no Grajaú

Centro Comunitário Santa Dorotéia
Rua Júlio Gadda, 199 Cep. 04851-360 Jd. Cipramar
Tel: 5933-7744
Responsáveis: Ir. Anna Maria de Plácido e Ir. Paola Grignani

C.C Nossa Senhora de Fátima
Rua São Lucas, 98 Cep. 04849-340 Jd. Gaivotas
Tels: 5528-0686
Responsáveis: Valéria Farias e Ir. Gisania Alves

Associação Canto da Criança
Rua Assurbanipal, 81 Cep. 04852-510 Jd Lucélia 2
Tel: 7186-3409
Responsável: Hilda de Jesus

CEDECA Interlagos
Rua Nossa Senhora do Nazaré, 51 Cep. 04805-100 Cidade Dutra
Tel: 5666-9861
Responsáveis: Wellington da Silva e Fernanda Alves

Fórum da Criança e do Adolescente
Rua Adélia da Silva Mendes, 111 Cep. 04850-020 Pq. Cocaia
Tel: 5528-0177
Responsável: João Neres

Projeto Anchieta
Rua Alziro Pinheiro Magalhães, 580 Cep. 04855-000 Jd. Belcito
Tel: 5931-7556
Responsável: Felipa Soares

CRAF Sete de Setembro / Circo Escola
Rua Ezequiel Lopes Cardoso, 333 Cep. 04843-610 Grajaú
Tel: 7168-1637/5973-6459
Responsável: Luciene Pimenta
OBS: Pode receber 100 fichas de matrícula.

CRAF Jd. Autódromo
Rua Estevão Bernardes, s/n Cep. 04854-090 Jd. Sete de Setembro
Tel: 5527-3108
Responsáveis: Marilene Aparecida Masaro e Paulo de Souza

Telecentro Grajaú
Av. Dona Belmira Marim, 3700 Cep: 04840-230 Grajaú
Tel: 5933-6315
Responsável: Rodrigo

Conselho Tutelar
Rua José Quaresma Junior, 02 Cep: 04843-600 Grajaú
Tel: 5924-3614
Responsável: Felix

Lar Social Girassol
Rua Ricardo Macedo, 208 cep: 04848-000 Grajaú
Tel: 5932-7721Responsável: Arnaldo

01 novembro 2006

A Água na Palavra da Mulher é tema de exposição em Parelheiros



Com o objetivo de promover a cidadania ambiental, a subprefeitura de Parelheiros em parceria com o Governo do Estado (Departamento de Educação Ambiental), realiza dos dias 06 a 17 de novembro, uma exposição cujo tema é a Água na Palavra da Mulher.
O assunto aborda a problemática da escassez de recursos hídricos e atitudes sobre o uso racional da água dentro da perspectiva de gênero.
A exposição acontece no Centro de Cidadania da Mulher, na Rua Terezinha do Prado de Oliveira, 119.

Mais informações através do telefone: 5921-3935

25 outubro 2006

SUBPREFEITOS FORASTEIROS E GRINGOS? ONDE?


O JT é veículo importante para a pedagogia cidadã e tem contribuído com o debate sobre o futuro da cidade A escolha do tema da reportagem de 23/10/06, oferece oportunidade para reflexão sobre uma região especial para a cidade, PARELHEIROS. Os termos “forasteiros” e “gringos” me parecem de infeliz escolha, pois trazem uma carga de preconceito ou são pejorativas. Olha! Utilizei o tempo do trajeto de Pinheiros a Parelheiros para esboçar estas considerações que coloquem nossa região dos mananciais do extremo da cidade.
Em primeiro lugar destaco que é positivo abordar a questão da gestão local, contudo, a origem de moradia do gestor não explica e nem ajuda a entender os grandes desafios da nossa megalópole. Quantos paulistanos trabalham e vivem no mesmo bairro? Quantos trabalham a menos de 5 Km da sua residência? No caso de Parelheiros, além de mais de 80 % trabalharem fora das suas fronteiras, 2/3 são “forasteiros”, pois em 1961 o censo apontou a existência de 61 mil moradores e hoje se estima 180 a 200 mil e a taxa de crescimento da cidade é menos de 1.4% ao ano. Portanto, seu Subprefeito não é um estranho no ninho.
Por outro lado, no campo político, tem se repetido com freqüência a afirmação falaciosa e simplista de “gente da terra”, como se isto fosse sinônimo de mais compromisso, eficiência e conhecimento. Pode ser o contrário, símbolo da defesa de oligarquias locais, manutenção de voto de cabresto, fortalecimento de currais e monopólios de poder representativos de interesses obscuros sustentados na ignorância.
Os problemas e demandas locais estão razoavelmente diagnosticados, contribuem para isto as demandas constantes levadas às Subprefeituras de dezenas de Associações de Bairros, reuniões do CONSEG, Conselhos Gestores da Saúde, Conselhos e APM das Escolas, Vereadores e militantes de partidos, Conselheiros Tutelares, etc O gestor processa estas demandas e atende segundo prioridades comunitárias e recursos disponíveis. Estes sim um grande problema da gestão descentralizada.
No caso de Parelheiros, o principal problema: a ocupação irregular e uso inadequado do solo destinado a produzir água para a cidade. A solução desta questão não esta ao alcance unicamente do Subprefeito. O projeto regional de Parelheiros e do futuro do abastecimento de água para a cidade passa por esta agenda. E neste campo que envolve diretamente a possibilidade de inclusão com qualidade de vida dos moradores, desde que com a taxa de crescimento razoável. Neste campo estou disponível para cotejar propostas, ações e projetos com qualquer cidadão. Quero recordar também, que a Subprefeitura de Parelheiros assinou um acordo de Subprefeituras irmãs com Pinheiros, o qual tem propiciado um mútuo conhecimento entre as regiões da metrópole.

São Paulo, 24 de outubro de 2006

Walter Tesch
O Subprefeito forasteiro

20 outubro 2006

Festa do Japão-Brasil 2006 em Parelheiros


Acontece no próximo dia 21 de outubro, a partir das 10h, na Associação Pequeno Príncipe, em Parelheiros, a festa do Japão-Brasil 2006. O evento é organizado por jovens japoneses que trabalham como voluntários na Associação Comunitária Monte Azul.
Na oportunidade será apresentada a cultura japonesa através de músicas, danças, teatro, oficinas de brinquedos japoneses e exposição de comidas e fotos.
O Pequeno Príncipe fica na Rua Amaro Alves do Rosário, 951 em Parelheiros.

Mais informações através do telefone 5511-5826 ou pelo e-mail: h-hiro@kf7.so-net.jp.

Subprefeitura de Parelheiros terá feira de alimentos todas as quartas-feiras


A partir desta quarta-feira (18/10) a subprefeitura de Parelheiros conta com uma feira de alimentos, das 9h às 15h. A feira tem como objetivo oferecer oportunidade para a venda dos produtos plantados pelos moradores do bairro Embura do Alto, que participam do programa Horta Comunitária da Subprefeitura em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
O preço é acessível e a qualidade dos alimentos é orgânica. Verduras, legumes, ovos, temperos, plantas e até algum tipo de artesanato podem ser encontrados na variedade de mercadorias.
A comunidade está se organizando para ampliar a comercialização de produtos.
O programa de Horta Comunitária é feito através de um curso gratuito que capacita as pessoas para a implantarem hortas nas comunidades.

18 outubro 2006

Programa Alimentação Saudável chega em Parelheiros


Nesta segunda-feira (16/10) foi implantado em Parelheiros o Programa Alimentação Saudável da Secretaria de Serviços, através da Supervisão Geral de Abastecimento – ABAST. O Programa tem como objetivo incentivar hábitos alimentares de diversas formas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Em Parelheiros, a ação é a Cozinha Móvel, que oferece atividades gratuitas para 60 pessoas da população local e um curso de capacitação para 30 agentes de saúde na Unidade Básica de Saúde Recanto Campo Belo e conta com a parceria da Rede CompreBem e o Centro Universitário São Camilo.
Nessa semana somente a população participa das atividades que acontecem das 10h às 12h e das 14h às 16h. O curso para os agentes serão ministrados durante três dias, das 8h às 12h a partir do dia 23 de outubro.
Composta por um caminhão equipado com utensílios e eletrodomésticos que possibilitam a produção de receitas, a equipe da Cozinha Móvel é formada por uma nutricionista e duas estagiárias do curso de Nutrição. A dinâmica interna pode ser visualizada através de um espelho que permanece aberto na lateral do caminhão.
Por atuar diretamente com os munícipes, em suas residências, os agentes de saúde foram escolhidos para serem capacitados com o objetivo de melhorar a atuação deles na sociedade.Os temas abordados serão nutrição básica; metodologia de avaliação da qualidade da alimentação familiar; doenças crônicas não transmissíveis; boas práticas de manipulação de alimentos; aproveitamento integral dos alimentos; aleitamento materno e alimentação complementar.

Informações
5926-6500

Parelheiros ganha mais um núcleo sócio-educativo

Nesta terça-feira (17/10), o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, assinou um Termo de Convênio com a Associação Beneficente Vivenda da Criança em Parelheiros, para a implantação de mais um Núcleo Sócio-Educativo com 150 vagas destinadas a jovens de 12 a 15 anos.
Na Vivenda da Criança já funcionam dois programas sociais conveniados com a secretaria, o Agente Jovem e o Ação Família que atendem cinqüenta jovens e mil famílias.

Informações
5926-6500 ramal 6731

CONVITE


A Subprefeitura de Parelheiros e o SEBRAE/SP gostariam de convidá-lo (a) a participar da OFICINA PARA FORMULAÇÃO E PLANEJAMENTO DO “PROJETO DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA DE PARELHEIROS”, a realizar-se nos dias:

Dia: 19 e 20 de Outubro de 2006
Horário: 9h às 17h
Local: Subprefeitura de Parelheiros

Essa oficina é um trabalho em grupo, utilizando metodologia participativa, realizado com as pessoas e produtores rurais residentes ou que produzam na região sul do município para que possamos identificar, discutir e ordenar as necessidades e potencialidades da região para a elaboração de um plano de ação e um projeto de trabalho, a ser iniciado neste ano.
Sua participação será extrema importância para que possamos conhecer mais profundamente as necessidades e desejos dos agricultores da região, ouvirmos suas reivindicações e elaborar uma proposta concreta de ação.
Para tanto, solicitamos a confirmação de sua participação até o dia 16/10/06 às 17h, através do telefone 5926-6500 ramal 6543 ou (Mônica Moraes Pessoa).

Respeitosamente,

Subprefeitura de Parelheiros
SEBRAE/SP

09 outubro 2006

Correio da Cidadania - Ambiente e Cidadania

Águas paulistanas
Danilo Pretti Di Giorgi


Há certas realizações do ser humano que me impressionam hoje assim como quando eu era criança. O navio flutuar, o avião voar e as cirurgias microscópicas são alguns exemplos da infinita capacidade humana de realizar feitos notáveis que ainda me encantam. Sinto-me assim com relação à mágica da água potável saindo pelas torneiras de milhões de residências de uma cidade como São Paulo.
A água, um dos principais símbolos da vida, matéria-prima fundamental de todos os seres vivos, jorra democraticamente das torneiras instaladas nos condomínios de luxo dos Jardins e nos mais miseráveis barracos das periferias. A mesma água, a um preço relativamente baixo, serve a todos. A população da região metropolitana de São Paulo consome a cada segundo 65 mil litros de água tratada, o que representa duas piscinas olímpicas por minuto. Fico então fazendo contas na minha cabeça: se somos cerca de 20 milhões na Grande São Paulo, cerca de 0,3% da população mundial, qual seria o consumo do planeta? Prefiro parar de fazer as contas, me assusto.
Apenas 50% da água consumida no município têm origem dentro do seu território. Desta parcela, mais da metade vem da zona Sul, na região de Parelheiros. Trata-se de um pedaço muito especial da cidade: há Mata Atlântica remanescente em 60% do território, inclusive com a inusitada presença de duas aldeias de índios guaranis.
Apesar de ocupar 25% do território paulistano, a região de Parelheiros tem fraca densidade demográfica - porém em franca expansão - e é toda protegida pela legislação de mananciais. Em 1991, a população local não passava de 61 mil pessoas, mas hoje chega a 200 mil. Parece pouco, considerando que nos outros 75% da cidade vivem quase 11 milhões, mas a esmagadora maioria dos moradores no local vivem aglomerados em áreas irregulares, sem rede de esgoto, que deveriam estar vazias ou sendo ocupadas extensivamente, com unidades rurais, para garantir a preservação dos rios e córregos que alimentam as represas de Guarapiranga e Billings.
A população da região cresce cerca de 9% ao ano, enquanto a média da cidade é de 1,4% e do país, de 1,8%. São 56 favelas, sendo 46 em áreas de risco. Hoje, diante de uma fiscalização precária, a regra é a ocupação desorganizada, com o incremento anárquico de cerca de 70 loteamentos clandestinos já existentes, com a conseqüente e crescente contaminação dos mananciais.
O território de Parelheiros é estratégico para a vida da cidade de São Paulo: além de sua importância vital no fornecimento de água, equilibra as correntes térmicas, com as menores temperaturas e os maiores registros de chuvas da cidade. Apesar disso, é uma área esquecida pelo poder público. Sua subprefeitura foi constituída apenas em 2003 e o processo de institucionalização e presença do Estado na região ainda está em fase de consolidação, com grave carência de recursos materiais e humanos. Para ficar apenas em um exemplo, Parelheiros, apesar de ser uma região de caráter agrícola, não conta com nenhum agrônomo contratado, uma reivindicação antiga do atual subprefeito, Walter Tesch.
Uma das principais lutas de Tesch é para que a cidade e o poder público acordem para a importância da região para o futuro da metrópole como produtora de água, ar limpo e qualidade de vida. Corajoso, está tomando atitudes drásticas, porém necessárias, como a demolição de ocupações irregulares que pipocam por toda a região, conseqüência da indevida fiscalização, dada a falta de pessoal.
Está enfrentando grileiros que, grande parte das vezes ligados a políticos locais, ludibriam a população de baixa renda e com baixo nível de escolaridade e negociam propriedades públicas e privadas de forma irregular, que se transformam rapidamente em favelas e áreas de risco com enorme custo social, econômico e político.
Para Tesch, um otimista, o fluxo migratório e a ocupação irregular do extremo sul paulistano ainda podem ser estabilizados. Ele acredita que tais fatores ainda não teriam alcançado o ponto critico de não-retorno. Para o subprefeito, a principal forma para evitar isso é o congelamento da ocupação irregular: um desafio tão grande quanto essencial para a população da cidade e do entorno.
Os detalhes da conclusão do Rodoanel - que pode tanto ser um fator positivo quanto negativo do ponto de vista ambiental, dependendo da forma como for efetivado - e a inauguração da estação de trem no bairro do Grajaú, interligada ao Metrô, são fatores cruciais para o destino da região. Na semana que vem tratarei novamente desta questão, analisando as propostas do subprefeito para enfrentar estes problemas.

Danilo Pretti Di Giorgi é jornalista

02 outubro 2006

Mostra Cultural em Parelheiros reúne 700 crianças e adolescentes

A subprefeitura de Parelheiros, através da Supervisão de Assistência Social, promoveu no dia 27 de setembro uma Mostra Cultural que reuniu 700 crianças e adolescentes.
O objetivo da mostra foi integrar os núcleos sócio-educativos e oferecer lazer e entretenimento através das apresentações. Além disso, cada grupo produziu um livro para a exposição literária com informações dos trabalhos desenvolvidos.
As entidades Ana Lappini, Associação Beneficente O Semeador, Barro Branco, Jardim Silveira e a Associação Beneficente Vivenda da Criança são conveniadas com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS e supervisionadas pela Subprefeitura de Parelheiros.
A APAE através do Projeto Inclusão Pela Arte – PIPA que oferece um programa em parceria com a subprefeitura para deficientes físicos, também participou do evento.
O início da mostra começou às 13h. Apresentação do Hino Nacional, danças circular, country, afro, maculelê, ciranda, maracatu, peças teatrais, fantoche, música e até a Turma da Mônica foram atrações da mostra.

Mais informações
5926-6500 ramal 6731

Núcleos Sócio-Educativos têm aumento de vagas


Dois Núcleos Sócio-Educativos de Parelheiros tiveram aumento de vagas e recursos no dia 25 de setembro. Trata-se da parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) com os núcleos Anna Lapini e a Associação Beneficente O Semeador.
A assinatura do aditivo de convênio com o Núcleo Anna Lapini aumentou o número de 100 para 150 vagas, beneficiando jovens de 15 a 18 anos. Já na Associação Beneficente O Semeador foi criado o primeiro Núcleo de Convivência para Idosos que vai atender 60 pessoas.

Mais informações
5926-6500 ramal 6731

Palestra sobre astronomia


Cerca de 10 jovens de Parelheiros participaram da palestra “Viagem no espaço e no tempo – Astronomia Contemporânea”, dia 20 de setembro no Sesc Pinheiros.

Cinema aqui em Parelheiros


Vem aí a primeira Mostra de Cinema Ambiental de Parelheiros. O projeto feito pela subprefeitura foi aprovado pelo Confema – Conselho do Fundo Especial do Meio Ambiente.

Mais informações
5926-6500 ramal 6731

29 setembro 2006

I Conferência Científica da Cratera de Colônia


No dia 7 de outubro a subprefeitura promove a I Conferência Científica da Cratera de Colônia para pesquisadores, cientistas, agentes públicos e privados do executivo e legislativo e algumas representações de forças sociais interessados no tema Cratera.

28 setembro 2006

Calçada, Passeio Público e Rampas de Acesso


A subprefeitura iniciará em outubro, a reforma de calçada e passeio público em trechos das ruas Terezinha do Prado Oliveira e Estrada da Colônia. Ao todo, serão reformados 1.300 m² de calçadas.
Também serão construídas na região de Parelheiros 144 rampas de acessibilidade para melhor locomoção das pessoas.

Mais informações
5926-6500 ramal 6611 / 6612

Projeto Praça Viva


A partir do dia 8 de outubro, a Praça do Trabalhador no bairro Parque Maria Fernanda contará com o Programa Praça Viva aos domingos, das 10h às 15h. Dentro da programação estão previstas atividades com oficinas artesanais, apresentações artísticas, jogos esportivos, brincadeiras entre outras.

Mais informações através do telefone 5926-6500 ramal 6733.

Núcleos Sócio-Educativos têm aumento de vagas


Dois Núcleos Sócio-Educativos de Parelheiros tiveram aumento de vagas e recursos no dia 25 de setembro. Trata-se da parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) com os núcleos Anna Lapini e a Associação Beneficente O Semeador.
A assinatura do aditivo de convênio com o Núcleo Anna Lapini aumentou o número de 100 para 150 vagas, beneficiando jovens de 15 a 18 anos. Já na Associação Beneficente O Semeador foi criado o primeiro Núcleo de Convivência para Idosos que vai beneficiar 60 pessoas.

Mais informações
5926-6500 ramal 6731

Núcleos Sócio-Educativos têm aumento de vagas


Dois Núcleos Sócio-Educativos de Parelheiros tiveram aumento de vagas e recursos no dia 25 de setembro. Trata-se da parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) com os núcleos Anna Lapini e a Associação Beneficente O Semeador.
A assinatura do aditivo de convênio com o Núcleo Anna Lapini aumentou o número de 100 para 150 vagas, beneficiando jovens de 15 a 18 anos. Já na Associação Beneficente O Semeador foi criado o primeiro Núcleo de Convivência para Idosos que vai beneficiar 60 pessoas.

Mais informações
5926-6500 ramal 6731

Serviços de Obras prestados à comunidade


Em julho e agosto o serviço de Manutenção e Obras da Subprefeitura tapou 1.030 buracos, cortou 174.700 m² de grama, podou (e/ou) removeu 724 árvores, limpou 2.364 metros de córregos, trocou 22 e reformou 11 bueiros. Conservou 60 metros de galerias e reformou 29 metros de sarjeta. Máquinas trabalhadas: 2.136 horas.

Mais informações
5926-6500 ramal 6611 / 6612

Pinheiros e Parelheiros participam de debate na Vila Madalena


A Associação Reino do Sol “Escola da Rainha” promoveu do dia 31 de agosto um debate com o tema “Encontro das Águas”, onde as regiões de Pinheiros e Parelheiros, subprefeituras-irmãs, estiveram presentes.
Ecologia, uso do solo, impactos ambientais, âmbito rural e urbano na cidade de São Paulo foram assuntos de maior relevância no debate.

A arte que ajuda deficientes físicos


Você sabia que a Subprefeitura em parceria com a APAE oferece um programa para deficientes físicos? Todas as quartas-feiras são realizadas oficinas culturais através da música, teatro e artes plásticas na sede da subprefeitura. O objetivo do Projeto Inclusão pela Arte - PIPA é utilizar as diversas linguagens artísticas como agente de reabilitação e inclusão social. Participe.

Saiba mais através do telefone 5926-6500 ramal 6739.

Núcleo de Arborização


Você quer uma cidade mais bonita? Então, participe do núcleo de arborização de Parelheiros. Em agosto, na escola Céu Azul com o apoio da Subprefeitura, houve o primeiro Fórum de Arborização, parceria entre a Prefeitura e a sociedade civil para a melhoria de qualidade de vida da região. Dia 3 de outubro, das 16h às 18h, acontece o próximo encontro.

Para saber mais, anote aí o telefone da Subprefeitura: 5926-6502.

Plantio de Araucárias


O Instituto Capivari Filhos da Terra em parceria com a Subprefeitura plantou no dia 23 de setembro 1.000 mudas de araucárias. O plantio durou 15 minutos e foi feito em cinco locais: Fazenda Capivari, Elevatório da Sabesp, Estância Gramado, Sítio Falletti e Instituto Pecho Matajs.

Coquetel para homenagear atletas

No dia 29 de agosto, a Subprefeitura realizou uma cerimônia de premiação aos participantes dos Jogos da Cidade 2006. Atletas, membros de equipes, familiares, convidados e autoridades estiveram presentes na entrega de troféus e medalhas.

Mais informações
5926-6500 ramal 6733

27 setembro 2006

Parelheiros têm Guia de Serviços Públicos


Escolas municipais e estaduais, unidades básicas e postos de saúde, segurança, conselhos representativos, telefones úteis e poder público local agora têm endereço e telefone registrado. Trata-se da primeira edição do Guia de Serviços Públicos dos distritos de Parelheiros e Marsilac, lançado no dia 21 de setembro.O Guia indica equipamentos, programas em operação e entidades conveniadas ligadas às esferas municipais, estaduais e federais.

26 setembro 2006

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PARELHEIROS PASSA A ATENDER 24H


A população de Parelheiros ganha nesta quarta-feira (27/09), às 10h, mais uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA). O local que já funcionava como UBS, faz um atendimento emergencial 24h para ampliar o número de atendimentos aos pacientes. No total são 400 atendimentos por dia e média de 12.000 por mês.

A AMA fica na Rua Mário Trappe, 100 no Centro de Parelheiros.

25 setembro 2006

Parelheiros recebe visita de jovens alemães

Cerca de 30 jovens alemães visitaram a região de Parelheiros nesta segunda-feira (18/09). A vinda deles para o Brasil foi promovida pela Fundação Konrad Adenauer e a Oficina Municipal.
No encontro feito na sede da subprefeitura foi proposto um intercâmbio entre os jovens da Alemanha junto com os de Parelheiros.
Os jovens percorreram o bairro Colônia, onde visitaram a Cratera, o cemitério protestante e a sede do grupo JECA – Jovens Empreendedores da Colônia Alemã. O trabalho feito pelo Jeca visa resgatar a cultura alemã do bairro.
Para Jan Mesina, jovem alemão de 25 anos, a melhor forma de entrar em contato com a Alemanha é tentar parcerias com as empresas que estão em São Paulo, para conseguir recursos para o projeto JECA.
A posse do território de Parelheiros começou com a chegada de 94 famílias alemãs, em 1829, cujos remanescentes habitam ainda hoje a região.

Mais informações
5926-6500 ramal 6502

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

CASD / SAS / DISTRITO DE PARELHEIROS/MARSILAC E SUPERVISÃO DE CULTURA TEM A HONRA DE CONVIDAR OS FUNCIONÁRIOS DA SUBPREFEITURA DE PARELHEIROS PARA PRESTIGIAR AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOS NÚCLEOS SÓCIO- EDUCATIVOS E AGENTE JOVEM EM SUAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS E TAMBÉM PARA ASSISTIREM A APRESENTAÇÃO DA TURMA DA MÔNICA – DE MAURICIO DE SOUSA.

DIA 27/09 – 13:00 ÀS 17:00
LOCAL: SALÃO DA SUBPREFEITURA

MAIS INFORMAÇÕES
5926-6500 RAMAL 6739

14 setembro 2006

90 lixeiras são instaladas em Parelheiros


A subprefeitura de Parelheiros com o objetivo de dar um aspecto melhor na parte de limpeza pública da região, instalou ao longo de suas principais vias, 90 lixeiras. Os endereços são nas avenidas Sadamu Inoue, em 30 paradas de ônibus, nos dois sentidos e Paulo Guilguer Reimberg. As ruas Amaro Alves do Rosário, Arcelina Teixeira da Silva, Praça do Trabalhador e os bairros Balneário São José, Jardim Ramala, Jardim Maria Amália, Jardim Iporã, Jardim Herplin, Jardim São Norberto, Jardim Santa Fé, Recanto Campo Belo, Vila Marcelo, Jardim Álamos, Jardim Aladim, Colônia e Vila Roschel também foram contemplados com lixeiras.

Mais informações
5926-6500 ramal 6610 / 6612

12 setembro 2006

CONVITE - Lançamento do 1º Guia de Serviços Públicos de Parelheiros


A Subprefeitura de Parelheiros tem a honra de convidar Vossa Senhoria para o lançamento do 1º GUIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS dos distritos Parelheiros e Marsilac.

Sua presença é muito importante para nós.

Walter Tesch
Subprefeito

Dia: 21 de setembro de 2006
Horário: 17h
Local: Subprefeitura de Parelheiros
Av. Sadamu Inoue, 5252 - Jd. dos Álamos

Indispensável confirmação de presença pelos telefones 5926-6522 e 5926-6523

CONVITE - Evento "Ylê em Ação" em Parelheiros


A Sociedade Beneficente Centro de Cultura Afro Brasileira Asé Ylê Hozooane tem a honra de convidá-lo (a) para o evento Ylê em Ação que será realizado dia 16 de setembro, das 09h às 21h, com prestação de serviços à comunidade, atrações musicais, cinema, teatro, atividades físicas, ações preventivas de saúde e oficinas de bordado e máscara.

Não fique fora dessa comemoração.
Traga sua família e venha se divertir!

Local: CDC de Parelheiros
Estrada da Colônia, 112 - Parelheiros
(em frente ao Terminal de Parelheiros)

Mais informações
5926-6500 ramal 6502

31 agosto 2006

Parelheiros participa de debate promovido pelo Jornal da Tarde


Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no debate “Repensando São Paulo” dia 30 de agosto no auditório do Jornal da Tarde. O evento aberto ao público teve como primeiro convidado o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Uma das primeiras exposições feita pelo prefeito foi a importância de integrar a cidade com o governo estadual e federal para discutir o conceito do tema do debate.
O tema mananciais, abordado pelo jornalista e editor Celso Kinjô do Jornal da Tarde, abriu discussões para a importância que a região de Parelheiros dever ter em relação à ocupação populacional desordenada no entorno das represas e nascentes.
Para o prefeito a alternativa é recuperar e criar locais de moradia para conter a expansão populacional.
O debate "Repensando São Paulo" é aberto ao público. Os interessados devem acessar o site www.jt.com.br/repensando ou telefonar para (11) 6972-1390. O credenciamento pode ser feito no local, com 30 minutos de antecedência.

30 agosto 2006

Subprefeitura reúne 200 jovens para incentivar a cidadania em Parelheiros


A subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento, promoveu um encontro dia 26 de agosto que reuniu 200 jovens para incentivar a participação deles na sociedade.
Esses jovens, na faixa etária entre 15 e 24 anos, fazem parte do Programa Ação Jovem do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. No encontro foi conferida a freqüência escolar de cada aluno que participa do programa.
Também foram abordados temas como a integração da comunidade com a subprefeitura e a responsabilidade da participação em projetos sociais.
O Programa Ação Jovem beneficia jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Tem como principais objetivos oferecer condições para o retorno ou a permanência na escola, repassar subsídio financeiro mensalmente e propiciar ações que capacitem para o mundo de trabalho.

Mais informações
5926-6500 ramal 6731

29 agosto 2006

FEIRA DE ARTESANATO "PORTAL DAS ÁGUAS"


ARTESANATO LOCAL - CULTURA INDÍGENA - APRESENTAÇÃO MUSICAL - TEATRO - OFICINAS

Venha participar!

Dias: 31/08 e 01 a 03/09 (quinzenalmente) - das 9h00 às 17h00

Local
PAT - Av. Senador Teotônio Vilela, 8000 - em frente ao Terminal Varginha

Mais informações no telefone 5926-6500 ramal 6502.

ENTREVISTA COM O SUBPREFEITO DE PARELHEIROS


Entrevista com o Subprefeito de Parelheiros, Sr. Walter Tesch, na TV Comunitária, abordando os principais eixos do Desenvolvimento Sustentável da região. Assista e divulgue!

Canal 9 da NET
Canal 72 da TVA

Quinta-feira (31/08/2006) às 13h30
Sábado (02/09/2006) às 22h (resumo da entrevista)

Mais informações
5926-6500 ramal 6522 / 6523

ENCONTRO DAS ÁGUAS


Parelheiros e Pinheiros debatendo ecologia, uso do solo, impactos ambientais, o rural e o urbano na região de mananciais da cidade de São Paulo.

Apresentação

Subprefeito de Parelheiros e Pinheiros e convidados.


Dia 31 de agosto de 2006 às 19 horas

Evento aberto ao público!


Local
Associação Reino do Sol
Escola da Rainha
Rua Rodésia, 213 - Vila Madalena
Fone: 3815-4191

19 agosto 2006

ORNAMENTAIS DE PARELHEIROS



FLORES ORNAMENTAIS É UMA DAS VOCAÇÕES DE PARELHEIROS


A região de Parelheiros tem mais de 15 Km² de áreas cultivadas, foi um forte cinturão produtivo da cidade. Com os anos sofreu abandono devido carência de política agrícola para a região. Isto deteriorou ainda mais a ocupação e uso inadequado do solo nos mananciais. Em 2006 a Prefeitura de São Paulo tomou duas iniciativas importantes. Uma foi o Decreto de Manejo Florestal especial para Parelheiros e outra, a criação da CASA DA AGRICULTURA ECOLÓGICA sediada na Subprefeitura.

Conheça um os produtores de Flores da região.
http://www.florahiranaka.com.br

18 agosto 2006

PREFEITO NA REGIÃO

O PREFEITO GILBERTO KASSAB FAZ VISTORIA EM PARELHEIROS

Dia 19 de agosto, sábado, às 11 horas, o Prefeito Kassab estará fazendo vistoria em obras financiada pela Prefeitura dentro do Programa Mananciais, realizadas no Jd. Iporã e na divisa com a Capela do Socorro. Acompanhado Sr. Walter Tesch (Subprefeito de Parelheiros) e o Sr. Valdir Ferreira (Subprefeito da Capela do Socorro).

FEIRA DE ARTESANATO

FEIRA EXPERIMENTAL DE ARTESANATO

Dia 19 e 20 de agosto instala-se, experimentalmente, a FEIRA DE ARTESANATO PORTAL DAS ÁGUAS. O local inicial será no PAT (Posto de Atendimento ao Turista) em frente ao Terminal Varginha.

Esta FEIRA, estrutura-se com um conjunto de artesãos e tem por objetivo tornar-se permanente. Queremos firmar a imagem da região de Parelheiros como produtora de artesanato de qualidade, gerar trabalho e renda. Faça sugestões, divulgue, prestigie e compre.

VISITE O BLOG ESPECÍFICO SOBRE ARTES E CULTURA DE PARELHEIROS
http://parelheirosdeartesaos.blogspot.com

17 agosto 2006

PARELHEIROS GANHA UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS

Na última sexta-feira, 11/08, o distrito de Parelheiros ganhou uma unidade do Corpo de Bombeiros, que atenderá mais de 300 mil moradores. Com a inauguração realizada pela Prefeitura e Estado a população da região, antes atendida pela unidade da Av. Robert Kennedy, sediada a 10 quilômetros de distância, junto à represa de Guarapiranga, terá um serviço mais rápido e eficiente.
Essa é a 4ª quarta unidade pertencente ao 4º Grupamento de Bombeiros, que atua na zona sul da cidade. O Posto de Bombeiros Teotônio Vilela teve sua sede construída pela prefeitura e será administrado pelo governo do Estado. Conta com efetivo de 25 soldados, viatura auto bomba, unidade de resgate e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A construção desse posto começou em julho de 2004. As obras foram paralisadas em outubro do mesmo ano, e retomadas em junho de 2005. O projeto foi concluído em julho deste ano. São 508,60 m² construídos numa área total de 5,5 mil m², com sala de aula, alojamentos, garagem e quadra poliesportiva. "Há pelos menos 10 anos a comunidade reivindica a construção desse posto. A população de Parelheiros cresceu 8,5 na última década e já passa de 200 mil habitantes", afirmou o subprefeito Walter Tesch.

16 agosto 2006

2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a pólio em Parelheiros


A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (paralisia infantil) acontece dia 26 de agosto (sábado), das 8h às 17h. Todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas, inclusive aquelas que estejam com a caderneta de vacinação em dia.

Nos postos, as crianças poderão receber outras vacinas, atualizando sua caderneta de saúde, tais como: BCG (tuberculose), contra a Hepatite B, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e hemofilo influenza tipo b).

É preciso que se tenha consciência de que a vacinação não é um ato isolado e individual. Ela protege a sociedade e o meio em que vivemos. Participar de uma campanha de vacinação é um ato de cidadania.

Mais informações e locais de vacinação
(11) 5926-6500 Ramal 6671 / 6672

15 agosto 2006

PARELHEIROS LEVA CRIANÇAS AO CIRQUE DU SOLEIL

Após ter apresentado seus espetáculos em mais de 100 cidades ao redor do mundo o Cirque du Soleil finalmente chega ao Brasil. Neste mês ele apresenta um espetáculo único: Saltimbanco.
Contemplada com 80 ingressos, a Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento – Supervisão de Cultura, levou no último dia 11 de agosto, 80 crianças da região ao maravilhoso mundo circense.
A falta de entretenimento na região foi fator preponderante que incentivou o poder público oferecer uma tarde de riso e comoção às crianças menos favorecidas de Parelheiros. Apesar do espetáculo ser realizado por mímicas, as crianças paralheirenses não tiveram dificuldades em entender e se encantarem com o magnífico show circense.
O Cirque du Soleil é uma organização internacional com sede em Montreal, na Província de Quebec, que se dedica à criação, produção e apresentação de trabalhos artísticos que apelam para a imaginação, provocam os sentidos e evocam as emoções das pessoas.

Mais informações
(11) 5926-6500 ramal 6731

14 agosto 2006

PROJETO CONSTRUINDO RELAÇÕES - Gerando Vidas


Através da parceria entre a Subprefeitura de Parelheiros (SPPA), o Conselho Comunitário de Atenção às Drogas do Município de São Paulo (CCAD/PA), e as Organizações Sociais de Parelheiros, realizou-se no dia 12/08, das 8h30 às 13h00, na sede da Associação dos Servidores de Parelheiros, avenida Sadamu Inoue, 5252, o 1º Fórum do CCAD/PA com as organizações sociais do “Projeto Construindo Relações – Gerando Vidas”, com entidades sociais regionais (Parelheiros e Marsilac) que atuam na prevenção e no tratamento da dependência química.
O Fórum teve objetivo específico: aglutinar, conhecer, informar e entrelaçar as organizações, bem como orientação e suporte para cumprimento das experiências mínimas de funcionamento para as organizações sociais voltadas ao combate as drogas lícitas e ilícitas, nos seus diversos segmentos de atuação como: educacional, jurídica, contábil, fiscal, social e de saúde.
A abertura do Fórum foi realizada pela coordenadora do CCAD/PA, Marilza Câmara Santiago, que focou esclarecimentos do Fórum para momentos de conhecimento, estudo e reflexão. No decorrer do evento foi feita uma apresentação da Cia. de Teatro Paróquia São José, com o texto “Grito de Esperança”, com alunos da Jovens da Paróquia São José, sob a orientação de um policial militar.
Walter Tesch, subprefeito de Parelheiros realizou o encerramento, parabenizando a todos pela participação e importância que o assunto requer.

Mais informações
5926-6500 ramal 6502

MODELO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


A Subprefeitura de Parelheiros, com o apoio e organização da Escola Céu Azul, NESSA, ACCA, JECA, W Eventos & Viagens, e APA Capivari-Monos, realizou no último dia 12/08 o 1º Fórum de Arborização, resultado de uma parceria entre o poder público e a sociedade civil.
O objetivo do Fórum foi elaborar um programa de arborização em locais críticos da região, visando a melhoria de vida. À partir das demandas e das prioridades indicadas pela comunidade, foi elaborado um calendário das intervenções.
O evento ocorreu na Escola Céu Azul – Rua Pedro Schmidt, 82 – bairro de Colônia, das 9h30 às 12h00 e teve a abertura realizada pelo subprefeito Walter Tesch, e contou com a participação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e da Agenda 21.

11 agosto 2006

1º FÓRUM DO CCAD/PA COM AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DE PARELHEIROS


"PROJETO CONSTRUINDO RELAÇÕES"
GERANDO VIDAS


Parceria entre a SPPA, o Conselho Comunitário de Atenção às Drogas do Município de São Paulo / Parelheiros e as Organizações Sociais de Parelheiros, para uma Nova Vida!

PROGRAMAÇÃO

8h30 às 9h00
Cofee Breack

9h00 às 9h20 - Abertura dos Trabalhos por Marilza Câmara Santiago
Representante do Conselho Comunitário de Atenção às Drogas do Município de São Paulo / Parelheiros - CCAD

Composição da Mesa: Autoridades Presentes

9h00 às 9h40 - Abertura Técnica
José Florentino - Secretário Executivo do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool de São Paulo - COMUDA
FOCO - Histórico e propostas do Conselho

9h40 às 9h50 - Apresentação do CCAD/PA
Marilza Câmara Santiago
FOCO - Apresentação e esclarecimentos sobre a proposta do Fórum

9h50 às 10h20 horas: Apresentação Jurídica
Dr.Evilásio Brito de Souza
FOCO - Lei 6368 (tóxicos) e ECA (Est. da Cça. e do Adolescente)
Dr.Fred Moreno
FOCO - Resolução 101/ANVISA-cia Nacional de Vigilância Sanitária

10h20 às 10h40 - Apresentação Psicológica
Cláudia Silveira Tondowski
FOCO - Saúde mental e dependência química e família

10h40 às 11h00 - Apresentação (Fiscal)
Dr. Vitor Peres
FOCO - Alvará de Funcionamento

11h00 às 11h20 - Apresentação Contábil
Dr. Reginaldo Brediks
FOCO - Registro, Estatuto, CNPJ, Contabilização

11h20 às 11h40 - Apresentação Assistência Social
Valdenira Maria Vieira
FOCO - SMADS - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e as Organizações Sociais

11h40 às 12h30 - Apresentação da CIA de Teatro Paróquia São José
Texto - “Grito de Esperança”
Alunos da Jovens da Paróquia São José
Orientação do P.M. Luis De Paula (PROERD)

12h30 às 12h45 - Encerramento
Sr. Walter Tesch - Subprefeito da SPPA

13h00 - Confraternização entre os presentes

Mais informações 5926-6500 ramal 6502

I FEIRA DE ARTESANATO "PORTAL DAS ÁGUAS"


ARTESANATO LOCAL - CULTURA INDÍGENA - APRESENTAÇÃO MUSICAL -TEATRO - OFICINAS

Todos sábados e domingos - das 9h30 às 17h00

Local: PAT - Av. Sadamu Inoue, 8000 - em frente ao Terminal Varginha

Mais informações 5926-6500 ramal 6502

09 agosto 2006

HOMENAGEM - DIA DOS PAIS 13.08.06


O amor do pai nunca é menor que o da mãe, porém há uma tendência para não ser reconhecido porque o pai tem poucas oportunidades de demonstrá-lo em palavras. O pai não dispõe de tempo suficiente para externar em palavras o seu amor, pois grande parte do seu tempo é despendido na luta pela vida, fora do lar.

Aprendemos: mesmo que um determinado pai não tenha manifestado muita atenção à família, deve-se respeitá-lo e agradecer-lhe.

Neste mês de agosto, domingo dia 13, data que comemoramos o Dia dos Pais, é a ocasião propícia para manifestar o nosso profundo amor e nossa gratidão àquele que, juntamente com nossa mãe, nos deu a vida.

Parabéns a todos os Pais

08 agosto 2006

AUDIÊNCIA PÚBLICA


A participação direta da população no processo de elaboração e revisão do Plano Regional Estratégico, inclusive dos Planos de Bairros, é assegurada pela Lei Orgânica do Município de São Paulo.

A participação efetiva da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade tanto no processo de elaboração no Plano Diretor quanto na fiscalização de sua implantação, deu-se por meio das instâncias de participação estabelecidos pelo Plano Diretor Estratégico, visando à definição das políticas públicas urbanas e ambientais para cumprimento da função social e da propriedade.

VENHA PARTICIPAR!
TRAGA SUAS PROPOSTAS!

REVISÃO DO PLANO DIRETOR

Dia: 26/08/06 – Horário: 14h00
Local: Saguão da Subprefeitura

02 agosto 2006

COMUNICADO - Conselho Tutelar em Parelheiros


SUBPREFEITURA PARELHEIROS
Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social

INFORMA

Conselho Tutelar de Parelheiros - 24h de plantão
Rua Terezinha do Prado Oliveira, 119 - CEP: 04890-025
Pelos telefones: 5921-9925 / 5926-0834

E após as 18h nos finais de semanas e feriados,
para emergência nos telefones: 7283-6598 / 7283-6691

Conselheiros

Edivaldo Luiz Vicente da Silva
José Germano dos Santos
Maria da Conceição Borges da Silva Souza
Luiz Nilton Ferreira Bisppo
Zilda Muzzo dos Santos

Campanha de Vacinação Contra Raiva 2006


De 10 a 20 de agosto, a COVISA - Coordenação de Vigilância em Saúde de Parelheiros promoverá, das 9h às 17h, a Campanha de Vacinação Contra Raiva 2006.

Saiba os postos de funcionamento mais próximos de sua casa através do telefone 5926-6500 ramal 6547 ou na Praça de Atendimento da Subprefeitura Parelheiros.

CONVITE

I FÓRUM DE ARBORIZAÇÃO DE PARELHEIROS
Um modelo de Educação Ambiental

PARCERIA ENTRE A PMSP E A SOCIEDADE CIVIL PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM PARELHEIROS

Data: 12 de agosto de 2006 - sábado
Horário: das 9h30 às 12h
Endereço: Rua Pedro Schmidt, 82 - Colônia - Escola Céu Azul

PROGRAMAÇÃO

Abertura
Walter Tesch – Subprefeito de Parelheiros

Apresentação do Núcleo de gestão descentralizada Sul
Coordenadora Odete de Fátima Borges

Apresentação do Programa de arborização da Cidade de São Paulo
Psicóloga Amely Irmintraut Fause
Definição da equipe que comporá o Núcleo de Arborização de Parelheiros
Definição do calendário de ações do Núcleo de Arborização

Seguem esclarecimentos sobre o fórum de arborização:

1. Apresentação do Núcleo de gestão descentralizada Sul.
Apresentação dos grupos que compõem o NGD (Educação Ambiental, Fiscalização e Manejo de áreas verdes) e um pequeno resumo do trabalho de cada grupo.

2. Apresentação do Programa de arborização da Cidade de São Paulo.
Será apresentado o programa e sua lei de criação com enfoque na educação ambiental.

3. Definição da equipe que comporá o Núcleo de Arborização de Parelheiros.
É necessário criar um grupo composto pela sociedade civil e o poder público para conjuntamente decidir as prioridades para implantação do programa. (Exemplo: Talvez em Parelheiros seja necessária uma ação de educação ambiental focada na preservação, ou será necessário o plantio? E quem decide é o grupo).

4. Definição do calendário de ações do Núcleo de Arborização.
Levantamento das ações que deverão ser feitas e em quais áreas. Por exemplo: Plantio em Vargem Grande, educação ambiental em Marsilac, etc...
Depois este levantamento será colocado no mapa de PA para visualização e decisão de áreas prioritárias. E logo após, marcaremos o início dos trabalhos.

Salientamos que este programa não tem objetivo de geração de renda, o que pode ser feito por meio da agenda 21 local. Também não serão fornecidos certificados, uma vez que não se trata de curso e sim de uma reunião de discussão de trabalho.

14 julho 2006

17 DE JULHO - DIA DE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS

Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida!

Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.
Agora podemos perceber como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.
O papel das florestas na vida das populações sempre foi compreendido. No entanto, somente nas últimas décadas é que as influências florestais sobre o clima, ar, água, solo, saúde e aspectos psicológicos dos homens ganharam sua real importância, porque começaram a aparecer conseqüências negativas na qualidade de vida. O aumento da população aliado às mudanças do ambiente imposto pelo homem exerce grandes pressões sobre a atmosfera, ocasionando diferentes impactos sobre o ar e também sobre a natureza, especialmente sobre os recursos florestais - que proporcionam múltiplas utilizações para o homem.
A destruição da vegetação, especialmente das florestas, causou problemas sérios para o equilíbrio da biosfera, como erosão eólica, hídrica, degeneração do solo e poluição do ar. Por isso, é necessário restabelecer a cobertura vegetal para retomar o equilíbrio e a produtividade dos ecossistemas e diminuir a poluição do ar.
Pode-se dizer que somos um país privilegiado: quase metade de todas as florestas tropicais encontram-se no Brasil. Elas cobrem 42% de todo o território nacional. A maior floresta do mundo é a Amazônica, com 5,5 milhões de quilômetros quadrados. Desse total, 3,3 milhões de quilômetros quadrados (60%) estão em território brasileiro.

Fonte: http://www.ufg.br/datas/data.php?d=595
Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/florestas/home.html

Subprefeitura Parelheiros desocupa área de preservação

A Subprefeitura de Parelheiros demoliu, nesta quinta-feira (13/07), uma construção irregular, na Rua José Roschel Rodrigues, no bairro Sítio Laredo. A construção foi demolida por estar localiza em área de preservação permanente.
No loteamento clandestino havia móveis velhos como geladeira e fogão e um cercado de madeira e arame no entorno. A construção, feita de alvenaria, já estava com as colunas erguidas e a cobertura com telhado.
A Subprefeitura acredita que no loteamento clandestino estava sendo simulada uma ocupação.
Essa ação foi coordenada pela Subprefeitura de Parelheiros através de caminhões, e uma equipe de 10 pessoas e o apoio do Departamento de Uso do Solo Metropolitano – DUSM e Polícia Ambiental.As operações de demolição têm como objetivo combater a ocupação populacional desordenada na região.

Mais informações
5926-6500 ramal 6704

07 julho 2006

Poupatempo Móvel para a região


Com o objetivo de atender os bairros mais distantes da capital em oferecer serviços aos cidadãos como emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho entre outros, o Poupatempo Móvel estará em breve na região de Parelheiros.

A permanência do Poupatempo será de 24/07 a 05/08 no CDC de Parelheiros – Estrada da Colônia, 112 e o horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 9h às 13h e sábados das 9h às 13h.

Serviços de Obras prestados à comunidade


Em abril, maio e junho o serviço de Manutenção e Obras da subprefeitura:

- tapou 1.436 buracos
- cortou 212.900m2 de grama
- podou (e/ou) removeu 886 árvores
- limpou 1.459 bueiros/poços de visita
- 390 m3 de galerias.

Na conservação de logradouro:

- assentou 428 metros de guias
- trocou 5 tampas BL/PV
- fez manutenção de 247 metros em guias e sarjetas
- construiu 272 metros de sarjetas e conservou 98 m3 galeria.

Máquinas trabalhadas: 2.520 horas.

Programa Social


O ProJovem, um programa criado pelo Governo Federal em parceria com a prefeitura busca reduzir a desigualdade social e dar mais oportunidades para os jovens. O jovem que participar do programa terá a oportunidade de completar o Ensino Fundamental, aprender inglês e informática e ganhar uma renda de R$ 100 reais. Se você tem de 18 a 24 anos se inscreva através do telefone 0800-642-7777, das 07h às 23h.

A ligação é gratuita e pode ser feita de telefones públicos de domingo a domingo.

Subprefeitura fiscaliza comércio de Parelheiros


A subprefeitura está realizando operações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais da região.
Nas operações foram constatados que a maioria dos comércios não possuem o Cadan (Cadastro de Anúncio) conforme Lei 13.525, que regulamenta a todo anúncio publicitário a autorização para ser exposto.
Cerca de 90% deles foram multados e receberam prazo conforme lei para regularização ou retirada dos anúncios. A autorização do CADAN pode ser solicitada no setor de Licenciamento da Subprefeitura ou através do telefone 5926-6500 ramal 6701.

População de Parelheiros ganha CDM reformado e terá novo espaço de lazer


No mês de maio, a subprefeitura entregou as obras de revitalização do CDM Jardim Herplin. A reforma dos vestiários, do alambrado no campo de futebol, da arquibancada, pintura do muro no entorno e playground custou cerca de R$ 140 mil.
O local possui cerca de 12 mil metros quadrados e é freqüentado semanalmente por 2.000 pessoas. Lá é desenvolvido o programa Mais Esporte, da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação com 140 alunos por dia.A Subprefeitura de Parelheiros dará continuidade as obras do espaço comunitário Vila Marcelo na segunda quinzena de julho. Trata-se da construção de uma quadra esportiva que tem como objetivo principal oferecer para a comunidade mais opções de entretenimento e lazer através de atividades esportivas praticadas no local.

22 junho 2006

COLÔNIA FEST - ANIVERSÁRIO DE COLÔNIA - 177 ANOS

DIAS: 01 e 02 de julho
HORÁRIO: das 10h às 22h
Local: Centro do bairro de Colônia

PROGRAMAÇÃO - 01/07/2006

10h00 às 10h30 – Abertura Solene
10h30 - Ato Ecumênico
11h00 – Feira (artesanato, comidas típicas, entretenimento, etc)
12h00 – Telão: Jogo da Copa – Quartas de Final
14h00 – Exposições Culturais – Fotos, vídeos e poesias de cordel
- Exposições de empreendimentos locais – Turismo e Plantas ornamentais
- Projeto Ecologia – Programa de Educação Ambiental (doação de mudas)
14h30 – Apresentação Folclórica – Musica, dança, capoeira
16h00 – Telão: Jogo da Copa
18h00 – Show musical – Dj´s e Bandas
22h00 – Encerramento das Atividades

PROGRAMAÇÃO - 02/07/2006

10h30 - Caminhada Ecológica
11h00 – Feira (artesanato, comidas típicas, entretenimento, etc.)
12h00 – Premiação do Torneio de Futebol
- Exposições Culturais (fotos, vídeos e literatura de cordel)
14h00 – Apresentação dos Grupos de Escoteiros e Bandeirantes
- Premiação do concurso de desenho Colônia do Futuro
- Espaço Criança – Área de Recreação – Universidade Ibirapuera
18h00 – Trio Elétrico
22h00 – Encerramento do Evento com Show Pirotécnico

Mais informações 5926-6502

20 junho 2006

Subprefeitura de Parelheiros desfaz quatro ruas clandestinas

Nesta segunda-feira, 19 de junho, às 10h, a Subprefeitura de Parelheiros realizou uma operação para combater construções irregulares, desfazendo quatro ruas abertas num loteamento clandestino.
Constatada no início do mês de junho, trata-se de uma área de 24.600 metros localizada na Rua da Servidão, travessa da Estrada do Itaim no bairro Jardim Herplin, onde a maior parte dela já foi vendida.
A subprefeitura acredita que o proprietário do loteamento abriu essas ruas para facilitar o acesso e a construção de novas moradias no local.
Notificado várias vezes pela subprefeitura e até pelo Ministério Público, o loteador não foi encontrado para regularizar a situação, mas continua vendendo lotes de 60 a 150 m² em área de Zona Especial de Proteção Ambiental – ZEPAM.
Esta ação foi coordenada pela Subprefeitura de Parelheiros através de tratores, caminhões e uma equipe de 15 pessoas e o apoio do Departamento de Uso do Solo Metropolitano – DUSM, Polícia Ambiental e Guarda Civil Metropolitana.
A Subprefeitura já havia feito demolições no local no mês de novembro do ano passado.

Mais informações
(11) 5926-6500 Ramal 6704

14 junho 2006

Subprefeitura Parelheiros contribui na redução do desemprego

A subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento com o objetivo de reduzir o número de desempregados na região, criou o Cadastro Solidário do Trabalhador no início do ano passado.

Em vista da inauguração de um Atacadão em Parelheiros, a subprefeitura realizou nesta semana uma pré-triagem para o preenchimento de vagas no estabelecimento.

No total foram contratadas 22 pessoas para a equipe de limpeza e 50 jovens estão em fase de seleção para a função de empacotadores.

Esta ação contribui na redução de desempregados da região. O Cadastro Solidário do Trabalhador está situado na Praça de Atendimento da subprefeitura.

Mais informações
(11) 5926-6500 Ramal 6731 / 6732

RUAS DE LAZER


Ei cidadão!
Você sabia que a sua rua é um espaço de lazer e recreação que pode ser utilizado aos sábados e domingos?
A subprefeitura de Parelheiros através da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento com o apoio da Secretaria de Esportes implantou diversas atividades esportivas para o lazer da comunidade.
Os responsáveis pelas Ruas de Lazer foram escolhidos para receberem capacitação de oficineiros do esporte com o objetivo de aprimorar os exercícios aplicados.
Cada rua receberá um Kit da subprefeitura que contém bolas de futebol, basquete, vôlei, rede, traves, coletes, apito, bomba de ar e cavaletes.
As ruas estão recebendo vistoria pelo setor de Obras da subprefeitura.

CONHEÇA OS 14 LOCAIS APROVADOS

1. Av. Primavera - Vargem Grande
Responsável - Severino de Souza

2. Rua Visconde de Ederval - Jardim Santa Fé
Responsável - Juracy José da Silva

3. Rua Ventos e Ramagem - Jardim Oriental
Responsável - Bernadete S. Pereira

4. Rua Alice Bastide - Vila Roschel
Responsável - Felisbino Miranda

5. Rua Jatobá - Vargem Grande
Responsável - Juventina de Oliveira (Jô)

6. Rua Rômulo Galegos - Jardim Silveira
Responsável - Luciano Zabarella

7. Rua Visconde de Montalegre - Jardim Santa Fé
Responsável - Caetano do Rosário Nascimento

8. Rua São Judas Tadeu - Vila Marcelo
Responsável - Élcio Tadeu Dias

9. Rua Forte de Orange - Jardim Iporã
Responsável - Niomar dos Santos

10. Rua José Vila Busquet - Jardim dos Álamos
Responsável - José Daniel da Silva

11. Rua Antônio Bernal - Jardim Silveira
Responsável -

12. Rua Eusébio Coghi - Jardim Roschel
Responsável - Amauri da Rocha

13. Rua Antônio Proost Rodovalho Neto - Jardim do Centro
Responsável - Jeremias Prado

14. Rua Conde de Fontalva - Jardim Santa Fé
Responsável - Luiz Antônio Amorim

Mais informações
5926-6500 Ramal 6733 na Supervisão de Esporte - Subprefeitura Parelheiros

13 junho 2006

APA Capivari-Monos completa 5 anos

A primeira Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal da Cidade de São Paulo completou cinco anos no dia 9 de junho. A comemoração foi realizada no domingo 11 de junho, a partir das 9h, no bairro Barragem em Parelheiros.
Uma programação com diversas atividades como o passeio ciclístico foi uma das atrações durante o dia. No percurso Barragem – Evangelista de Souza foram 20 quilômetros de estradas de terra com paradas nos atrativos turísticos da região – cachoeiras, vegetação da mata atlântica e estação ferroviária Evangelista de Souza. Cada participante levou um agasalho usado que foi destinado às aldeias indígenas da região.
No início da tarde o coral indígena da aldeia Tenondé Porá composto por 20 crianças cantou três músicas na língua guarani que significaram: unir os povos para caminhar em busca de um objetivo comum; liberdade dos pássaros para ir e vir; e agradecimento pela vida.
A programação contou ainda com uma exposição do território da APA, mostra de filmes, feira de artesanato, produtos agrícolas e comidas típicas, premiações de torneio de futebol e concurso de redação e show musical de encerramento.
A organização do evento foi organizado pelo Conselho Gestor da APA e pela comunidade do bairro Barragem com o apoio da Associação dos Empreendedores de Ecoturismo, Associação de Monitores Ambientais da APA Capivari Monos, Silcol Eco Pousada, Secretaria do Verde e Meio Ambiente e Subprefeitura de Parelheiros.
A Área de Proteção Ambiental é uma unidade de conservação de uso sustentável que visa compatibilizar a conservação da natureza com o manejo ativo dos recursos naturais. Criada pela Lei nº 13.136 de 9 de junho de 2001 está situada no território de Parelheiros. Nela encontram-se as Zonas Especiais de Preservação que são o Parque Estadual da Serra do Mar, Reserva Particular de Patrimônio Natural Curucutu (única da cidade), remanescentes da Mata Atlântica, aldeias indígenas Krukutu e Tenondé Porã, estação ferroviária Evangelista de Souza, Cratera da Colônia, e os rios Monos e Capivari.
Além disso, abriga espécies de fauna e flora em extinção, como o porco do mato, a lontra e mamíferos de médio e grande porte. Ela ainda abriga o último rio limpo de São Paulo, o Capivari, que representa uma importante reserva estratégica de água potável para a região metropolitana.
Segundo o Conselho Gestor, a APA tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável da região, conciliando proteção dos recursos hídricos e dos remanescentes florestais com geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.
A APA abrange os bairros de Barragem, Cidade Nova América, Vargem Grande, Engenheiro Marsilac, Evangelista de Souza, Jardim dos Eucaliptos, Gramado, Ponte Seca, Ponte Alta e Embura do Alto.

Mais informações
(11) 5926-6500 Ramal 6522 / 6523

09 junho 2006

Mutirão de limpeza é feito na escola de agro ecologia em Parelheiros

De acordo com a previsão para o começo deste mês, um mutirão de limpeza na futura Escola Livre de Agro Ecologia e Centro de Desenvolvimento Sustentável de Parelheiros aconteceu nesta quarta-feira, dia 7 de junho das 8h às 15h.

Cerca de 30 funcionários da subprefeitura trabalharam nos serviços de corte de grama, poda de árvores, revitalização da fachada da escola e pintura de muro e janelas.

No local onde estava uma antiga escola, será readaptada uma Escola Livre de Agro Ecologia e Centro de Desenvolvimento Sustentável de Parelheiros que terá atividades temáticas que contribuem para o desenvolvimento da região como agricultura, piscicultura, turismo, lazer e água.

O Projeto de funcionamento da Escola está em construção. A subprefeitura já entrou em contato com moradores da região para formar uma comissão de acompanhamento do local.

A próxima etapa será um novo mutirão de limpeza para restauração do prédio.

Mais informações
(11) 5926-6500 Ramal 6522 / 6523

Caminhada ecológica pelo trecho sul do Rodoanel

Cerca de 100 pessoas participaram neste domingo (04/06) de uma caminhada ecológica pelo Eixo do futuro Rodoanel Mário Covas - trecho sul do município de São Paulo. O objetivo do passeio foi mostrar as áreas que foram indicadas como Parques na compensação ambiental do Rodoanel – acordo firmado entre o governo do Estado e a prefeitura de São Paulo.
A concentração aconteceu na Associação “Vivenda da Criança”, onde o subprefeito de Parelheiros e as organizações Salve os Mananciais e Paisagem Verde, falaram sobre a região de Parelheiros e os impactos das obras do Rodoanel.
Estradas de terra, picada estreita na mata, contato com a fauna e flora e animais silvestres foram uma das atrações durante o percurso de sete quilômetros que durou quatro horas para ser completado e teve trechos de nível leve, baixo, médio e pesado.
O início da caminhada foi às margens da Represa Guarapiranga, no local onde será construída a ponte do Rodoanel sobre o reservatório. Um abraço simbólico comemorou os 100 anos de sua construção.
Ainda no primeiro trecho, o grupo de pessoas andou por uma área que abriga espécies de animais como bugios, sagüis, esquilos e jacus, além de espécies arbóreas raras na paisagem natural paulistana como angicos, jerivás e araucárias. Neste local está prevista a implantação de um parque como compensação ambiental.
Uma capela antiga e resquícios de um antigo cemitério construído na década de 40 são vistos no segundo trecho da caminhada. Além disso, foi possível passar diante das marcações e picadas produzidas pelas equipes de levantamento topográfico e geotécnico das empreiteiras que construirão o Rodoanel.
O trecho considerado de nível mais pesado do percurso cruzou áreas agrícolas com plantações de bananeiras, milhos e olerículas, antes de ingressarem em matas com palmiteiros juçaras e samambaia-açus.
Ao final, uma estrada de terra com algumas vilas e antigas casas rurais encerraram o trajeto por onde o Rodoanel será construído.Os participantes do evento vieram dos quatro cantos da cidade e ficaram impressionados pela diversidade que esta São Paulo pode apresentar, indo muito além de prédios, trânsito e fumaça. Mesmo que ameaçada foi possível encontrar uma paisagem natural e bucólica, que perdurou durante centenas de anos no Planalto Paulistano com toda sua magia, paz e tranqüilidade, como só é possível encontrar no bairro de Parelheiros, um lugar que guarda o espírito caipira e provinciano há muito tempo ausente na capital.

Campanha de vacinação contra a pólio começa neste sábado - 10.06.2006

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (paralisia infantil) acontece neste sábado 10 de junho, das 8h às 17h. Todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas, inclusive aquelas que estejam com a caderneta de vacinação em dia.
Nos postos, as crianças poderão receber outras vacinas, atualizando sua caderneta de saúde, tais como: BCG (tuberculose), contra a Hepatite B, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e hemofilo influenza tipo b).

Postos de Vacinação

Jardim das Fontes
Rua Mabel Normando, 122 - Marsilac
Telefone - 5975-2141

Embura
Estrada Engº Marsilac, 5529 - Marsilac
Telefone - 5975-2192

ACHAVE
Rua Dama da Noite, 03 - Parelheiros
Telefone - 5921-9270

EMEF Vargem Grande
Rua Beija Flor, 01 - Parelheiros
Telefone - 5921-4004

UBS Vargem Grande
Avenida das Palmeiras, 40 - Parelheiros
Telefone - 5926-0047

UBS Jardim Campinas
Rua das Plêiades, s/n
Telefone - 5527-3589

CEI Jardim do Centro
Rua Constantino B. de Bartolomeu, 110 - Parelheiros
Telefone - 5920-8047

EE Jesus José Attab
Rua Ana Amélia Nascimento, 137 - Parelheiros
Telefone - 5979-2208

EE Belkice M. Reis
Rua Jane Vanine, s/n - Parelheiros
Telefone - 5978-4145

Anexo Colônia
Rua N. Srª Aparecida, 342 - Parelheiros
Telefone - 5977-3269

Creche C.I. Força e Ação Comunitária
Rua Amaro Alves do Rosário, 10 - Parelheiros
Telefone - 5979-7869

UBS Jardim São Norberto
Rua Domêncio Lanzetti, s/n - Parelheiros
Telefone - 5920-8977

EE Carlos Cattony
Estrada do Jaceguava, 11 - Parelheiros
Telefone - 5920-3987

EE Joaquim Álvares Cruz
Rua Dois, 2 - Parelheiros
Telefone - 5979-4057

EE Mário Arminante
Rua José Roschel Rodrigues, 146 - Parelheiros
Telefone - 5979-2254

EE Rev. Erodice Pontes de Queiroz
Rua Amaro Alves do Rosário, 1500 - Parelheiros
Telefone - 5979-6959

EE Antônio P. Lima
Estrada do Jusa, 1400 - Parelheiros
Telefone - 5920-8952

EE Jorge Saraiva
Rua Arselina Texeira da Silva, s/n - Parelheiros
Telefone - 5527-3778

EE Mário Lopes Leão
Rua José Mendes Neto, 57 - Parelheiros
Telefone - 5920-8629

EEPG Recanto Campo Belo
Rua Adão Cabral Neto, 38 - Parelheiros
Telefone - 5922-2935

EEPG Rossine Camargo Guarniere
Rua F, s/n - Parelheiros
Telefone - 5920-8961

EE Leda Guimarães Rosa
Rua da Bica, s/n - Parelheiros
Telefone - 5921-9948

EMEF Papai Noel
Rua Belém, s/n - Parelheiros
Telefone - 5921-9948

EMEI José Roschel (Juca Rocha)
Rua Gentil Schunck Roschel, 79 - Parelheiros
Telefone - 5920-8427

Anexo Santa Fé
Rua Conde das Galveias, 103 - Parelheiros
Telefone - 5921-9504

Supermercado Compre Bem
Avenida Senador Teotônio Vilela, 4960 - Parelheiros
Telefone - 5979-6419

UBS Dom Luciano Bergamim
Estrada da Ligação, 1 - Marsilac
Telefone - 5978-6394

EMEF Pedro G. Schunck Oliveira
Rua Antônio Bernal, s/n - Parelheiros
Telefone - 5920-3963

Anexo Marsilac
Estrada da Fazenda Lagoa, 22 - Marsilac
Telefone - 5975-2281

EE Barragem II
Rua Manoel Costa Capanema, 19 - Parelheiros
Telefone - 5977-3666

EE Benedito F. Albuquerque
Rua Beijamim Diemar, s/nº - Parelheiros
Telefone - 5920-8238

Creche Jardim São Norberto
Rua Vicenzo Nerite, 610 - Parelheiros
Telefone - 5920-3506
É preciso que se tenha consciência de que a vacinação não é um ato isolado e individual. Ela protege a sociedade e o meio em que vivemos. Participar de uma campanha de vacinação é um ato de cidadania.

Mais informações
(11) 5926-6500 Ramal 6671 / 6672

07 junho 2006

APA CAPIVARI-MONOS - 5 ANOS



EVENTO COMEMORATIVO - 11 JUN 2006 das 8 às 16h

Passeio ciclístico, exposições, mostra de vídeo, feira de artesanato e comidas típicas, coral indígena e coral infantil, músicos locais, plantio de mudas, premiações, missa...

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

08h - Passeio ciclístico até Evangelista de Souza

09h - Exposição e Mostra de Vídeos
- EE Joaquim Álvares Cruz

10h - Missa na Igreja N. Sª Boa Viagem

11h - Feira (artesanato, produtos e comidas)

TARDE

12h - Plantio de Árvores

13h - Coral Indígena e Coral A Sementinha

13h30 - Premiação Torneio de Futebol
- Premiação Concurso de Redação

15h - Show Musical com Artistas locais

LOCAL

Estada de Evangelista de Souza, 225 - Barragem
Parelheiros - São Paulo - SP

Informações: 9990-6334 / 5897-2473 / 3372-2339

06 junho 2006

1º FEMPA (Festival Ecológico de Música em Parelheiros)

INSCRIÇÕES PRORROGADAS!

As inscrições serão efetuadas de 20/03/2006 a 14/08/2006, (de 2ª a 6ª feira - das 10h às 17h) gratuitamente na:

Subprefeitura de Parelheiros
Avenida Sadamu Inoue Nº 5252 – Jardim dos Álamos – Parelheiros
CEP 04883-025 – São Paulo – SP
Tel: 5926-6500 - Ramal 6738

Ou pelos correios que deverão ser enviadas à Subprefeitura de Parelheiros, no endereço acima postada até o dia 14.08.06.

Mais informações
(11) 5926-6500 Ramal 6738

http://portal.prefeitura.sp.gov.br/subprefeituras/sppa
http://parelheirosportaldasaguas.blogspot.com

JARDIM SÃO NORBERTO (ESTRADA DO ITAIM) - REUNIÃO - MINISTÉRIO PÚBLICO

No dia 24 de abril de 2006 foi realizada uma reunião no Ministério Público para discutir a situação da área localizada na Estrada do Itaim - Jardim São Norberto.

Na reunião ficaram definidas as seguintes tarefas:














QUEM ORGANIZA A POPULAÇÃO?


Ela se organiza através de:

· lideranças escolhidas por ela mesma residente na área definida;
· associações organizadas ou em fase de organização.

QUAL A FUNÇÃO DA SUBPREFEITURA PARELHEIROS NESTE PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO?

· informar a respeito da situação da área em questão;
· prestar contas a respeito da atuação da Subprefeitura;
· receber, analisar e encaminhar as reivindicações da comunidade, mediar e propor soluções juntamente com outros órgãos do poder público e com a população;
· o setor de “Projetos Especiais” tem os passos para registrar uma associação.

Mais informações: 5926-6500 Ramal 6502 com Claudionor ou 6543 com Mônica Pessoa na Subprefeitura Parelheiros