16 julho 2007


A Arte que ajuda deficientes físicos em Parelheiros

Todas as quartas feira na Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenaria de Assistência Social e Desenvolvimento em parceira com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE), promove oficinas culturais de música, teatro e artes plásticas para pessoas com deficiência, das 9h às 15h30 na sede da Subprefeitura.
O objetivo do Projeto Inclusão pela Arte (PIPA) é utilizar as diversas linguagens artísticas como agentes de reabilitação e inclusão social.
O projeto é composto por dois educadores, dois estagiários em terapia ocupacional e uma voluntária, todos os deficientes são acompanhados por uma assistente social da Subprefeitura. As oficinas foram formadas por quatro núcleos específicos de atuação. Em Artes Plásticas a coordenação motora é desenvolvida através de materiais de pintura, desenho e confecção de objetos. Na oficina Corporal a prática da dança com movimentos e expressões do corpo melhora a auto-estima e a convivência social. Já em Teatro, a convivência cotidiana do grupo participante é utilizada nas peças. Por fim, a Música é uma forma alternativa que proporciona a sensibilidade auditiva e trabalha os aspectos de criatividade, espontaneidade e auto-conhecimento.
Uma das prioridades do projeto é que esse grupo se fortaleça e consiga ampliar os serviços oferecidos, desenvolvendo as oficinas na comunidade.

Nenhum comentário: