18 julho 2007

Subprefeitura demole construções irregulares em Parelheiros


Construções clandestinas na mira da fiscalização para proteger a água

Em operações coordenadas pela Subprefeitura de Parelheiros com o apoio da Guarda e Polícia Ambiental demoliram varias construções irregulares nos loteamentos Balneário São José, Jardim Papai Noel, , Recanto Ana Maria (Balneário São José), e Lindeiro, perímetros de congelamento da Operação Defesa das Águas.
Várias construções eram de alvenaria e já tinham colunas, paredes e lajes prontas. No local estar sendo mantida vigilância mais rigorosa para evitar novas ocupações.
Construções de madeira localizadas no loteamento irregular Lindeiro (Cabocla Jurema), próximo à Estrada do Presídio em Vargem Grande, outra área congelada, também foram demolidas.
Em vistoria realizada, a equipe da fiscalização integrada constatou o início das obras. As famílias tiveram um prazo de quinze dias para desocupar a área.
Essa foi a primeira ação de desfazimento em uma construção habitada, baseada na Ordem Interna da Prefeitura, publicada no Diário Oficial do Município, no dia quatro de maio de 2007, que estabelece procedimentos no combate às ocupações irregulares a serem adotados por órgãos da administração municipal. Uma das medidas prevê a demolição de qualquer edificação com moradores, mas não consolidada, em áreas invadidas.
Cerca de 70 demolições foram feitas pela Subprefeitura desde julho de 2005.
A ocupação irregular em Parelheiros ameaça o abastecimento de água de toda a cidade de São Paulo. A idéia é não deixar que se construa nada novo para preservar as represas Billings e Guarapiranga.

Interdição de comércio
Subprefeitura interditou uma igreja dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos. Localizada na rua Pedro Roschel, a igreja já tinha sido notificada. Foram colocados lacres e a porta de entrada emparedada com blocos de concreto.
A ação aconteceu conforme aplicação da Lei 13.885/04 que implica em toda a edificação ter licença de funcionamento.

Nenhum comentário: