25 julho 2007

Rede social de Parelheiros comemora um ano do Programa Ação Família – viver em comunidade

Na última segunda-feira, dia 23 de julho, a Subprefeitura de Parelheiros através da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento (CASD) promoveu o primeiro encontro do Programa Ação Família – viver em Comunidade da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Esse encontro teve como finalidade apresentar as ações desenvolvidas na região durante o primeiro ano de trabalho do programa.
O objetivo do programa Ação Família é promover o fortalecimento das famílias, por meio de ações integradas através dos agentes de proteção social com a rede de serviços públicos governamentais e não-governamentais.
Em Parelheiros existem dois Centros de Referência do Ação Família (CRAFs) que atendem 3.150 famílias sob gerenciamento das associações Pró-Brasil e Vivenda da Criança. Essas famílias são dos bairros Vargem Grande, Vila Roschel, Chácara Eldorado, Jardim Santa Terezinha, Nova América, Recanto Campo Belo, Vila Marcelo, São Norberto, Jardim Laranjeiras, Novo Parelheiros, Colônia, Jardim Silveira, Parque Recreio, Progresso e Jardim Herplin.
Durante o encontro, os Centros de Referência fizeram uma rápida apresentação das principais atividades organizadas como reuniões sócio-educativas, atendimento domiciliar, palestras, eventos e oficinas para discussão de temas relacionados à Vida em Família, Família na Comunidade e Vida de Direitos e Deveres.
Uma das ações foi reunir unidades básicas de saúde da região e a Faculdade de Medicina Social da USP para esclarecer as dúvidas da comunidade sobre diabetes e hipertensão. Palestras em parceria com a Vigilância Ambiental da Supervisão de Saúde de Parelheiros também foram feitas para conscientizar os moradores sobre a questão da dengue e leptospirose.
Já nas oficinas de capacitação como a de cabeleireiro e manicure, onde as famílias e os jovens aprenderam a fazer unha, maquiagem e cortar o cabelo, o critério não foi apenas capacitar, mas sim trabalhar a importância de cada um deles em se cuidar.
Participaram do encontro cerca de 80 pessoas, distribuídas em famílias, Agentes de Proteção Social (APSs), Centros de Referência do Ação Família (CRAFs), organizações não-governamentais, representantes das Secretarias de Saúde e Educação, supervisores técnicos, assistentes sociais e o subprefeito da Parelheiros. Mensalmente acontece uma reunião com a comissão local de Parelheiros. Nessas reuniões são apresentadas as demandas das famílias para avaliação das respectivas áreas envolvidas como saúde, educação, esporte, lazer e cultura.
Para a seleção das famílias beneficiadas, a SMADS utilizou o conceito do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) de 2004. Segundo a Fundação Seade, os distritos de Parelheiros e Marsilac concentram 77,4% de famílias em alta ou muito alta vulnerabilidade social.

Nenhum comentário: