05 dezembro 2005

A origem do nome SADAMU INOUE

Sadamu Inoue foi um homem forte, inteligente e lutador que serviu como lição de vida para muitos membros da região sul da capital, nasceu em 31 de março de 1909 no bairro de Takaoka-cho, município de Tossa-shi no Estado de Kochi-ken, no Japão.

Chegou ao Brasil em 23 de março de 1935 a bordo do navio África-Maru, indo direto para o município de Cotia.

Empregou-se como agricultor no plantio de batata e tomate até o ano de 1943, transferindo-se posteriormente ao município de Itapecerica da Serra, onde arrendou uma pequena propriedade.

Com muito sacrifício, trabalhou de sol a sol, adquiriu no início da década de 50 uma propriedade no bairro Cipó, na qual passou a dedicar-se à cultura de batata, tomate e hortaliças, região conhecida como “cinturão verde” que abastece de hortaliças o município de São Paulo.

Participou ativamente de várias entidades, foi um dos fundadores da Associação Cultural Esportiva de Cipó, fundada no dia 19 de agosto de 1951, no qual foi presidente nos anos de 1955, 1956, 1958, 1959, 1963 até 1966, e dentre suas reivindicações lutou para levar energia aquele bairro, obtendo êxito.

Foi membro do Conselho Deliberativo da Cooperativa Agrícola de Cotia na região de Parelheiros, Cipó e Embu-Guaçu.

Atuou durante muitos anos como Conselheiro da Associação Cipó e da União das Associações Culturais de Santo Amaro desde 1979 até o seu falecimento ocorrido em 31 de maio de 1998.

O homenageado tem atuação reconhecida pelos mais diversos setores sociais, como atestam os inúmeros admiradores e amigos.

Como singela homenagem à obra de um dos pioneiros da colônia japonesa na região, torna-se imprescindível à preservação da memória das realizações daqueles que ajudaram construir esta cidade.

Nenhum comentário: