29 dezembro 2005

Parelheiros inaugura Posto de Atendimento a Turistas


O PAT foi entregue hoje à população e oferecerá orientações sobre pontos turísticos na região, cuidados com as áreas de mananciais e indicações para aquisição de imóveis em Parelheiros e Marsilac.

A Subprefeitura de Parelheiros inaugurou hoje (28/12), às 10h, o PAT - Posto de Atendimento ao Turista. No local, os visitantes vão receber orientações sobre pontos turísticos na região, cuidados com as áreas de mananciais e indicações para aquisição de imóveis em Parelheiros e Marsilac.
Para a construção do PAT, a subprefeitura investiu cerca de R$ 100 mil. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 15h.
A subprefeitura tenta ainda formalizar parcerias com universidades da zona sul, para que estudantes residentes na região atuem no posto como estagiários, com o objetivo de expandir o atendimento.
Não existem estatísticas oficiais, mas Parelheiros e Marsilac registram nos finais de semana altos índices de visitantes. Alguns dos pontos mais visitados na região são o Solo Sagrado do Guarapiranga (templo messiânico), o Núcleo Curucutu (onde estão aldeias indígenas) e a Cratera da Colônia (local atingido por um meteorito quando ainda não era habitado), além das atrações naturais do Parque Estadual da Serra do Mar.
O bairro Colônia, localizado dentro e no entorno da cratera, também comemora nesta quarta-feira a construção do primeiro trecho da ciclovia de Parelheiros. A via, que terá 1,8 km, recebeu cerca de R$ 200 mil de investimento e ligará o bairro ao centro de Parelheiros, um dos eixos viários mais importantes da região.

27 dezembro 2005

Inauguração do “PAT - Posto de Atendimento ao Turista”

É com imensa satisfação que a Subprefeitura de Parelheiros convida V. Sª. para a inauguração do “PAT - Posto de Atendimento ao Turista”, que oferecerá informações a todos os visitantes sobre as características da região regida pela Lei de Mananciais, potencial turístico da região com indicação dos seus equipamentos receptivos, uso do solo e possibilidades de investimentos adequados à preservação do meio ambiente e geração de renda local.

Data: 28/12/2005
Horário: 10h
Local: Av. Senador Teotônio Vilela
(em frente a Praça do Trabalhador)

Ficaremos honrados com sua presença.

Mais informações

(11) 5926-6500 Ramal 6522 / 6523
Assessoria de Comunicação e Imprensa

14 dezembro 2005

Inauguração do primeiro “Centro de Cidadania para Mulheres” da América Latina


É com imensa satisfação que a Subprefeitura de Parelheiros convida V. Sª. para a inauguração do primeiro "Centro de Cidadania para Mulheres" da América Latina, que é fruto da parceria com a Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Mulher e cooperação da URB-AL (União Européia).

O evento contará com a participação do Exmo. Sr. Prefeito José Serra.

Data: 19/12/2005
Horário: 15h30
Local: Rua Teresinha do Prado Oliveira, 119 - Parelheiros
Junto à Guarda Civil Metropolitana


Ficaremos honrados com sua presença.

Realização:









Mais informações

(11) 5926-6500 Ramal 6673
Eliane Machado
Coordenadora do Centro de Cidadania para Mulheres

13 dezembro 2005

FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente)


O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) tem por objetivo financiar projetos sociais destinados a crianças e adolescentes.

Já é possível efetuar doações on-line por meio do link "Eu tenho orgulho de ser amigo da criança", no site da Prefeitura de São Paulo no endereço:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/

O interessado preenche um cadastro e imprime um boleto com o valor que deseja doar. Em seguida é só fazer o depósito na conta do FUMCAD:

Banco do Brasil:
Agência: 1897X - Conta-corrente: 5738-X


Importante lembrar que as doações são inteiramente dedutíveis do Imposto de Renda - 1% (pessoas jurídicas) e até 6% (pessoas físicas).

Criado pela Lei Municipal nº 11.247, de outubro de 1992, o FUMCAD tem o objetivo de arrecadar recursos para o desenvolvimento de projetos sociais na área da infância e da juventude.

Através do site é possível efetuar doações aleatórias, mas também é possível direcionar as doações para projetos específicos, escolhidos pelo doador e aprovados pelo CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A relação das entidades cadastradas pode ser acessada no endereço:

http://portal.prefeitura.sp.gov.br/cidadania/conselhosecoordenadorias/cmdca

Operação Cata-Bagulho - Bairro Recanto Campo Belo (Parelheiros)

A operação contará com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolherão móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus e objetos sem utilidade.

A Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana e Obras promove no próximo sábado, (17/12) mais uma Operação Cata-Bagulho na região. A operação contará com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolherão móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus, ferros, eletrodomésticos e outros objetos sem utilidade.

A operação acontecerá no bairro Recanto Campo Belo, nas seguintes ruas: Antônio Tosi, Virgínia Modesto, Carlos Jorge Schimidt, Maria Costa Bezerra.

Os moradores deverão colocar os objetos nas calçadas até às 08h da manhã do dia (17/12), para que sejam recolhidos pelas equipes das 08h às 15h neste mesmo dia.

A Subprefeitura alerta que entulho, lixo orgânico, restos de construção, materiais tóxicos, resíduos industriais e materiais de jardim e poda não poderão ser recolhidos.

O objetivo do Cata-Bagulho é evitar a descarga clandestina de materiais de grande porte para melhorar a limpeza urbana dos bairros.


Mais informações
Coordenadoria de Infra Estrutura e Obras (CIEO)
(11) 5926-6500 Ramal: 6612 / 6526

12 dezembro 2005

Parelheiros ganha Centro de Cidadania para mulheres este mês


Parceria com a União Européia criará seis Centros de Atenção à Mulher em São Paulo. A primeira unidade, de Parelheiros, será inaugurada em 19 de dezembro.

A Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Mulher, lança ainda este mês em Parelheiros, Zona Sul, o primeiro Centro Local de Cidadania das Mulheres como Defensores da Igualdade.
O programa é fruto de cooperação da União Européia - Programa URB-AL criado em 1995 com objetivo de integrar cidades latino-americanas e européias no estímulo à discussão, elaboração e aplicação de ''boas práticas'' de gestão pública, através de projetos sociais que possam ser implementados em diferentes regiões e cidades. São Paulo é a cidade coordenadora do projeto, tendo como sócios as cidades de Rosário na Argentina, Montevidéu no Uruguai, Vigo na Espanha e Região Toscana na Itália.
O projeto prevê ainda a inauguração de mais cinco centros para o início de 2006, são eles: Perus, Itaquera, Capela do Socorro, Campo Limpo e Santo Amaro, todos escolhidos com base em pesquisa realizada pela coordenadoria em parceria com a Fundação SEADE.
As unidades vão integrar diferentes políticas públicas municipais como saúde, educação, assistência social e habitação. Um dos objetivos é atuar em complementaridade com os serviços e equipamentos públicos já existentes, principalmente no enfrentamento à violência contra a mulher e o combate à desigualdade de gênero.

Indicadores Sociais

Os centros servirão para o desenvolvimento do exercício da cidadania, onde as mulheres encontrarão cursos de formação, atendimento, orientação, encaminhamentos e principalmente um espaço para debates e proposição de políticas públicas com respeito à abordagem de gênero.
A escolha das regiões foi determinada através de indicadores sociais e dados demográficos como índice de escolaridade, cor, violência, renda, trabalho, número de filhos por mulher, mulheres como chefe de família, equipamentos públicos existentes e movimentos organizados.
O projeto prevê que os centros se localizem onde as condições de vida das mulheres são mais precárias e apresentem carências e necessidades em matéria de serviços públicos.

Rede social

A expectativa é que cada centro atenda de 200 a 400 mulheres por mês. A criação dos centros visa, além de integrar os serviços públicos no âmbito local, articular uma rede social com a participação de organizações, grupos, ONG´s e associações que trabalham com as questões de gênero.
A criação dos centros é uma experiência pioneira e única em toda a América Latina. No total, serão seis unidades em São Paulo e outra em Montevidéu, no Uruguai. Com o sucesso da iniciativa, espera-se um fortalecimento institucional nessa questão dos municípios sócios da URB-AL, especialmente da cidade de São Paulo - e que a experiência seja replicada em outras cidades do mundo. Espera-se, sobretudo, promover os direitos de cidadania das mulheres dessas cidades.

05 dezembro 2005

A origem do nome SADAMU INOUE

Sadamu Inoue foi um homem forte, inteligente e lutador que serviu como lição de vida para muitos membros da região sul da capital, nasceu em 31 de março de 1909 no bairro de Takaoka-cho, município de Tossa-shi no Estado de Kochi-ken, no Japão.

Chegou ao Brasil em 23 de março de 1935 a bordo do navio África-Maru, indo direto para o município de Cotia.

Empregou-se como agricultor no plantio de batata e tomate até o ano de 1943, transferindo-se posteriormente ao município de Itapecerica da Serra, onde arrendou uma pequena propriedade.

Com muito sacrifício, trabalhou de sol a sol, adquiriu no início da década de 50 uma propriedade no bairro Cipó, na qual passou a dedicar-se à cultura de batata, tomate e hortaliças, região conhecida como “cinturão verde” que abastece de hortaliças o município de São Paulo.

Participou ativamente de várias entidades, foi um dos fundadores da Associação Cultural Esportiva de Cipó, fundada no dia 19 de agosto de 1951, no qual foi presidente nos anos de 1955, 1956, 1958, 1959, 1963 até 1966, e dentre suas reivindicações lutou para levar energia aquele bairro, obtendo êxito.

Foi membro do Conselho Deliberativo da Cooperativa Agrícola de Cotia na região de Parelheiros, Cipó e Embu-Guaçu.

Atuou durante muitos anos como Conselheiro da Associação Cipó e da União das Associações Culturais de Santo Amaro desde 1979 até o seu falecimento ocorrido em 31 de maio de 1998.

O homenageado tem atuação reconhecida pelos mais diversos setores sociais, como atestam os inúmeros admiradores e amigos.

Como singela homenagem à obra de um dos pioneiros da colônia japonesa na região, torna-se imprescindível à preservação da memória das realizações daqueles que ajudaram construir esta cidade.

30 novembro 2005

CALÇADA - PASSEIO PÚBLICO


Ei cidadão! Você sabia que os responsáveis pelas calçadas são os próprios moradores?

Conforme a Lei nº 10.508 de 1988, os responsáveis por imóveis construídos em vias, avenidas e ruas públicas são obrigados a construir calçadas em toda a extensão desses imóveis e mantê-las em perfeito estado de conservação. Sem buracos e sem desníveis ou degraus excessivos.

A Subprefeitura está à disposição para orientação e acompanhamento técnico junto aos moradores.

Informe-se:
Fone: 5926-6500 - Ramal 6701 (Fiscalização), Ramal 6612 (Obras).

PRESERVE O SOLO


FAÇA FOSSA E SUMIDOURO

A fossa séptica é uma unidade de tratamento de esgoto doméstico e evita o lançamento direto dos dejetos humanos nos rios, lagos, nascentes ou superfície de solo, proibidos por lei.

A fossa é fundamental no combate a doenças como epidemia de febre e cólera, diarréia, hepatite infecciosa e casos de verminoses. O seu uso é essencial para a melhoria das condições de higiene da população.


Procure a Subprefeitura e saiba como construir e mantê-los corretamente.

Fone: 5926-6500 - Ramal 6701.

RUA CONDE DE MONTE REAL - JARDIM SANTA FÉ - RESULTADOS




A Subprefeitura de Parelheiros, seguindo o compromisso assumido com a comissão da Rua Conde de Monte Real formada pelos moradores:

- Júlio César;
- Guilhermina Santana Pinto (Joelma);
- Maria Aparecida Rodrigues de Souza;
- Antônio Carlos da Conceição Ferreira;
- Nária Lúcia Azevedo;
- William Santana de Moraes;
- Jair Pereira de Oliveira.

Realizou os seguintes serviços de obras:

- Regularização mecânica (Nivelamento do solo);
- Canalização de águas pluviais;
- Espalhamento de bica corrida, compactada;
- Aplicação de binder compactado;
- Salgamento com massa quente;
- Oito caixas de boca de lobo;
- Limpeza geral.


A Subprefeitura está trabalhando!

É importante que a população beneficiada participe e conserve as obras destinadas à comunidade.

22 novembro 2005

1º Encontro de Conselhos Gestores


É com imensa satisfação que convidamos V. Sª. a participar do evento:
“I Encontro de Conselhos Gestores”



Data......................: 10/12/05
Horário.................: 08:30 às 15:00 horas
Local.....................: Subprefeitura de Parelheiros
End........................: Avenida Sadamu Inoue, nº 5252 – Jd. dos Álamos


Ficaremos honrados com sua participação.

ATIVIDADES

08h às 08h30 -
Chegada dos participantes e convidados
08h30 às 09h - Inscrições e café
09h às 09h15 - Composição da mesa
09h15 às 09h30 - Pronunciamento Dra. Jane e Dr. Walter Tesch

1º Tema: “Diagnóstico da Saúde em Parelheiros”

09h30 às 09h40 -
UBS Recanto Campo Belo - Dra. Elaine Regina V. Nascimento
09h40 às 09h50 - UBS Vargem Grande - Dra. Jackeline Mennon
09h50 às 10h - UBS Don Luciano Bergamim - Dra. Ana Paula Lima Orlando
10h às 10h10 - UBS Verá Poty - Dra. Flávia Carrascosa da Silva
10h10 às 10h20 - UBS / AMA Jardim Campinas - Dra. Daniella Rossi
10h20 às 10h30 - UBS São Norberto - Profa. Dra. Aurea Maria Vaccaro
10h30 às 10h40 - UBS / PA Parelheiros - Dr. Christiano Cony Duro
10h40 às 10h50 - PSM Balneário São José - Dra. Mary Ganan Camporini
Intervalo para o café

2º Tema: “Diretrizes para o SUS local”

11h às 11h10 -
Sra. Lizete Nogueira O. Lopes - Coordenadora do PSF – UNISA
11h10 às 11h20 - Dra. Vera Freire Gonçalves - Coordenadora do PSF – USP/Instituto da Criança
11h20 às 11h30 - Dr. Ricardo Wady Gebrim - Superintendente da Autarquia Hospitalar CL
11h30 às 11h40 - Dra. Verônica Júlio José - Supervisora de Saúde de Parelheiros
11h40 às 11h50 - Dra. Jane de Eston Armond - Coordenadora Regional de Saúde

Orientações para os trabalhos de Grupo

12h às 13h -
Intervalo para o almoço
13h às 14h - Trabalho em Grupos
14h às 14h45 - Apresentação dos Grupos e encaminhamentos
14h45 às 15h - Encerramento

2º Seminário da Mulher em Parelheiros


É com imensa satisfação que convidamos V.Sª. para participar do “II Seminário da Mulher”.

DATA:............................26/11/2005 (sábado)
HORÁRIO:....................08h30 às 17h00
LOCAL:.........................Subprefeitura de Parelheiros
ENDEREÇO:.................Av. Sadamu Inoue, 5252 – Jd. dos Álamos

PROGRAMAÇÃO

8h30
Credenciamento e Café de Boas Vindas

9h00
Abertura

- Walter Tesch
Subprefeito de Parelheiros
- Maryluci de Araújo Faria
Coordenadora da Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Participação e Parceria
- Roberta Cappellano
Coordenadora da Assistência Social e Desenvolvimento da Subprefeitura de Parelheiros

Secretários convidados

- Walter Meyer Feldman
Secretário Municipal da Coordenação das Subprefeituras
- Francisco Vidal Luna
Secretário Municipal de Planejamento
- José Aristodemo Pinotti
Secretário Municipal de Educação
- Maria Cristina Faia da Silva Cury
Secretária Municipal da Saúde
- Carlos Augusto Machado Calil
Secretário Municipal da Cultura
- Antônio Floriano Pereira Pesaro
Secretário Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social
- Heraldo Corrêa Ayrosa Galvão
Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação
- Gilberto Natalini
Secretário Municipal de Participação e Parceria

10h30
Grupo de Teatro
Cooperativa Paulista de Teatro

11h00
Dra. Maria Lúcia da Silveira
Doutora em Sociologia pela PUC-SP
Especialista em Gênero e Cidadania
Conferência Principal
Tema: Cidadania da Mulher

12h00
Almoço

13h00
Oficinas Temáticas: que visam relacionar os temas abaixo com a questão da cidadania da mulher. As sínteses dos grupos devem refletir propostas de superação dos problemas frente o protagonismo cidadão da mulher, como foi tratado na conferência principal.

1. A saúde e a cidadania da mulher: Direito à informação sobre os temas de saúde e responsabilidade pelo próprio corpo.

Facilitadoras:

- Dra. Maria Aparecida Akiko Okada

Cirurgiã Dentista da Coordenadoria de Saúde SP-PA
- Dra. Elenice Castelli Conceição
Psicóloga do DST/AIDS Cidade Dutra

2. Os direitos da mulher cidadã: Garantias Constitucionais da mulher e as obrigações relacionadas à participação cidadã da mulher.

Facilitadoras:

- Dra. Erezina Maria da Costa Fantoni

Delegada da 99ª D.P. Campo Grande
- Dra. Marly Mauricio Tavares
Delegada da 99ª D.P. Campo Grande

3. A família e a mulher: O papel social da mulher na família e na sociedade.

Facilitadoras:

- Sra. Hilda Fadiga de Andrade

Assistente Social
Sócia Educadora da Rede Mulher de Educação
- Sra. Anna Maria Azevedo
Assistente Social
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

4. Violência Doméstica - A violência do outro e a AUTOVIOLÊNCIA (falta de respeito e amor por si mesmo) uma busca conjunta de alternativas.

Facilitadoras:

- Sra. Lenira Politano da Silveira
Psicóloga da Casa Eliane de Grammont
- Sra. Graziela Ackuaviva Pavz
Assistente Social da Casa Eliane de Grammont

5. O empreendedorismo – um tipo de exercício social cidadão?
Abordagem sobre as possibilidades e a abrangências dos empreendimentos relacionados com a participação cidadã da mulher.

Facilitadoras:

- Sra. Sandra Papaiz

Advogada da Associação Horizonte
- Sra. Rosana Rocha
Presidente da Associação Horizonte
- Sra. Letícia Munuera
Gerente de Projetos Sociais da Associação Horizonte

15h00
Intervalo – Café da Tarde

15h30
Apresentação das oficinas temáticas em plenária de participação

16h30 às 17h00
Síntese – Fechamento

- Maryluci de Araújo Faria
Secretaria de Participação e Parceria
Coordenadora Geral
Coordenadoria da Mulher

18 novembro 2005

Semana Metropolitana de Combate à Dengue

A Semana Metropolitana de Combate à dengue começa neste sábado (19/11) com o “Dia D” e termina no dia 25

Pela primeira vez, os governos estadual e municipal unem-se no combate ao mosquito da dengue (através da Sucen e Covisa, órgãos das Secretarias de Saúde), que realizam a Semana Metropolitana de Combate à Dengue entre os dias 19 e 25 de novembro.

Neste período, haverá mobilização de 39 municípios da região metropolitana da Grande São Paulo, incluindo a Capital. O trabalho começa no sábado (19/11), no chamado ''Dia de combate à Dengue''.

O objetivo da mobilização é refrear o movimento migratório do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O foco principal da atuação conjunta se concentrará nas regiões de divisa entre municípios e distritos administrativos da Capital.

Durante os dias de campanha intensiva, a rede municipal espera contar com a população para que ela faça a parte que lhe cabe, em suas residências, escolas, associações comunitárias e locais públicos.

As ações em Parelheiros vão ocorrer da seguinte forma:

-Cartazes no Comércio

-Panfletagem nos Terminais de ônibus (Varginha e Parelheiros), no supermercado Barateiro e nas escolas municipais e estaduais.

-Visita dos agentes de saúde nas residências para retirar criadouros dos mosquitos.

-Orientações e Palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).


Mais informações
Subprefeitura de Parelheiros
Supervisão de Saúde
5926-6500 Ramal 6671

VIRADA CULTURAL - PARELHEIROS


Programação
Sete Bairros


Todos os eventos terão apresentações de shows musicais, pintura de rosto e escultura de balões.

Evento 1 – Vargem Grande – Rua das Rosas s/n junto à base da Polícia Militar (14h às 19h)

João do Reino e Tony Silva
New World Boys
Banda Prodark

Evento 2 - Colônia - Rua Jackson Polock, s/n (14h às 19h)

New World Boys
João do Reino e Tony Silva

Evento 3 – Nova América (14h às 19h)

Banda Prodark
Brilho de Neon
João do Reino e Tony Silva

Evento 4 – Parque Maria Fernanda - Praça dos Trabalhadores (14 às 19h)

Swing Bamba
Banda Prodark
Brilho de Neon

Evento 5 – Jardim Herplin - Rua Amaro Alves do Rosário, s/n (14h às 19h)

Peterson 11
Swing Bamba
Elias e Eduardo

Evento 6 – Embura – Praça Central do Embura (14h às 19h)

Elias e Eduardo
Peterson 11
Swing Bamba

Evento 7 – Parelheiros – CDM de Parelheiros (17h às 23h)

Apresentação de teatro dos núcleos sócio-educativos de Parelheiros:

-Jardim Silveira
-Pequeno Príncipe
-Barro Branco
-Anna Lapini

Apresentação de Shows Musicais:

-New World Boys
-Quarteto Murundu
-Malaquias na Cozinha
-João do Reino e Tony Silva
-Elias e Eduardo
-MK5

Mais Informações: (11) 5926-6500 Ramal 6738

Programa "Viola, minha Viola"



No dia 16 de novembro, o grupo da 3ª idade denominado "Grupo da Paz" participou da gravação especial de natal do programa "Viola, minha Viola", na T.V. Cultura, com a maravilhosa apresentadora e cantora Inezita Barroso.

O programa contará com a presença dos ilustres radialistas Geraldo Meireles e Murilo Cury, Cia Cultural Bola de Meia de São José dos Ccampos, Grupo Vocalize, Coral de Flautas de Mauá e do nosso também ilustre "Grupo da Paz".

O programa especial de natal "Viola, minha Viola", irá ao ar nos dias 24/12, às 21h e no dia de natal será reprisado, às 09h.

Não Percam!!!

Subprefeitura Parelheiros
Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento (CASD)
Supervisão de Cultura
Mais Informações: 5926-6500 Ramal 6738

17 novembro 2005

OPERAÇÃO CATA-BAGULHO EM PARELHEIROS


A operação contará com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolherão móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus e objetos sem utilidade.


A Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana e Obras promove no próximo sábado, (19/11) mais uma Operação Cata-Bagulho na região. A operação contará com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolherão móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus, ferros, eletrodomésticos e outros objetos sem utilidade.

A operação acontecerá no bairro Colônia, nas seguintes ruas: Vicente Rasori, Trajano Ascani, Tomás Salini, Michel Ridolfi, Plácido Rutini, Pedro Romã, Municipal e Nicolau Lorim.

Os moradores deverão colocar os objetos nas calçadas até às 08h da manhã do dia (19/11), para que sejam recolhidos pelas equipes das 08h às 15h neste mesmo dia.

A Subprefeitura alerta que entulho, lixo orgânico, restos de construção, materiais tóxicos, resíduos industriais e materiais de jardim e poda não poderão ser recolhidos.

O objetivo do Cata-Bagulho é evitar a descarga clandestina de materiais de grande porte para melhorar a limpeza urbana dos bairros.

Mais informações
Coordenadoria de Infra Estrutura e Obras (CIEO)
(11) 5926-6500 Ramal: 6612 / 6526

16 novembro 2005

RECICLAGEM: O QUE É, PORQUE E SUAS VANTAGENS


Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de atividades, pela qual, materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.
Este é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado. O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas.

Porque reciclar?

A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg, se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia.
O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo são produzidos, como embalagens, garrafas, etc.
Vantagens da Reciclagem

- Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar.
- Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita.
- Quantas latinhas de refrigerantes você já jogou até hoje?
- Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.
- Economia de energia e matérias-primas. Menos poluição do ar, água e solo.
- Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas.
- Gera renda pela comercialização dos recicláveis. Diminui o desperdício.
- Gera empregos para os usuários dos programas sociais e de saúde da Prefeitura.
- Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.

Fonte: http://www.compam.com.br/

ATENÇÃO MORADORES DO PARQUE 3º LAGO



COMUNICAMOS
a todos os moradores que, atendendo à Lei 10.898 de 05/12/90, Artigo 4º, Decreto 31.097 de 09/01/92, Artigo 4º e Lei 13.209 de 13/11/01, Artigo 3º, Parágrafo Único, além de determinação nesse sentido feita pelo Ministério Público, a Subprefeitura de Parelheiros está realizando a DEMOLIÇÃO DOS MUROS CONSTRUIDOS ILEGALMENTE NA ENTRADA DAS RUAS SANDRO POLONI, RUI COELHO e EURICO MARTINO.

Mais informações: 5926-6500 Ramal 6704.

11 novembro 2005

SAÚDE E BOA FORMA

A Subprefeitura de Parelheiros promove o programa “Saúde e Boa Forma”, onde são realizadas atividades físicas com o Mestre Tico e a Profª Glória (Afro Mix):

Praça do Trabalhador:
Toda terça e quinta-feira às 07h30;

Praça Central de Parelheiros:
Início dia 16/11 toda segunda e quarta-feira às 07h30;

Praça do Embura (Estr. Engº Marsilac em frente ao número 8321):
Início dia 18/11 de sexta-feira às 07h30;

Vargem Grande (Bosque do Sol José Coelho - Av. das Palmeiras com a Rua Pavão):
Início dia 19/11 aos sábados às 07h30.

Mais informações: TELEFONE: 5926-6500 - RAMAL 6733.

09 novembro 2005

Fórun Regional de Participação e Atenção às Drogas

Grande Encontro de Lideranças Sociais

Fórun Regional de Participação e Atenção às Drogas



Dia: 10 / nov / 2005

Hora: 10h

Local: SP / PA

Endereço: Avenida Sadamu Inoue, 5252.

Bairro: Parelheiros

- Discussão com a comunidade local (formadores de opinião), sobre políticas públicas referentes à prevenção e tratamento do abuso e dependência de substâncias psicoativas;

- O evento será uma preparação para a II Conferência Municipal de participação e atenção às drogas, a ser realizada em 01 e 02 de dezembro / 2005;

Realização: COMUDA / SP-PA / CASD.

Mais Informações: 5926-6500 Ramal 6731.

07 novembro 2005

Jovens de Parelheiros compartilham a esperança com italianos



No último sábado, 5 de novembro, Parelheiros recepcionou uma delegação cultural da região autônoma Sardenha na Itália. Os grupos folclóricos Sandália, Coro Ortobene e a cantora Maria Esperanza visitaram a aldeia indígena Tenondé Porã e a igreja messiânica Solo Sagrado.

Durante à tarde no tradicional "salão de eventos" da Subprefeitura, foi realizada apresentação dos sardos, e de quatro grupos de crianças e adolescentes locais que interpretaram e encenaram músicas, canto e danças baseadas na cultura italiana. Foram eles: Núcleos Sócio Educativos Barro Branco e Jardim Silveira, Associação Mulheres Unidas do Vargem Grande (AMUVE) e Centro da Juventude Pequeno Príncipe.

O Conselho da Sardenha, representado pelo Sr. Giovani Marras e a Associação Cristã de Trabalhadores Italianos (A.C.L.I.), com Otavio Sanco patrocinaram o concurso Prêmio Faber com uma contribuição de R$ 2.100 reais. O prêmio simboliza um reconhecimento à sensibilidade, à criatividade das crianças e adolescentes e à dedicação dos monitores e voluntários das entidades que prepararam e ensaiaram as apresentações.

Uma confraternização final de dança integrada gratificou a todos que colaboraram com este evento: patrocinadores, entre outros, como Papaiz, Comolatti articulados pelo Circolo Italiano, os servidores da Subprefeitura de Parelheiros que entusiasticamente prepararam e foram cicerones dos Sardos, a Secretaria de Governo que junto a SPTuris viabilizou o tablado.

Sardenha e Parelheiros compartem eixos comuns no esforço do resgate da identidade através da cultura, no desenvolvimento em base ao patrimônio local e no turismo. Também como o Brasil tem personalidades históricas comuns, o sardo Joseph Garibaldi e sua companheira brasileira, Anita Garibaldi.

Os familiares e jovens presentes comprovaram a capacidade das crianças e adolescentes de sonhar e construir a esperança. Ao poder público e a comunidade local só resta criar condições para que isto se multiplique e amplie. Significa desenvolver em base ao esforço próprio e ao patrimônio local gerar melhores condições de trabalho e vida. Parabéns a todos e vamos sonhar juntos.


Walter Tesch
Subprefeito
Novembro/05

03 novembro 2005

CENTRO DE TREINAMENTO ESPORTIVO DO PORTAL DAS ÁGUAS DE PARELHEIROS (CTEPAP)

A Subprefeitura de Parelheiros implanta o primeiro Centro de Treinamento Esportivo do Portal das Águas de Parelheiros (CTEPAP) para handball, voleibol e basquetebol.

O projeto será supervisionado por um professor de Educação Física acompanhado de estagiários da área distribuídos nas três escolas conforme a demanda do projeto.

Os treinos serão realizados na quadras da EE Paulino Nunes Esposo, EE Prisciliana Duarte de Albuquerque e EE Lucas Roschel Rasquinho.

Inscrições do dia 24/10 à 20/11 na Subprefeitura de Parelheiros - Supervisão de Esportes.

Avenida Sadamu Inoue, 5252
Jardim dos Álamos - Parelheiros
Telefone: (11) 5926-6500 - Ramal 6733

CAMPEONATO DE FUTSAL


Dia 24/10/05 à 20/11/05 a Subprefeitura de Parelheiros realizará as inscrições para o seu primeiro campeonato de futsal feminino e masculino.

Local:

Subprefeitura de Parelheiros - Supervisão de Esportes
Avenida Sadamu Inoue, 5252
Jardim dos Álamos - Parelheiros
Telefone: (11) 5926-6500 - Ramal 6733

AGITA PARELHEIROS

No dia 05/11 (sábado) a partir das 10h00 a Subprefeitura de Parelheiros realizará o segundo Agita Parelheiros com a participação da Profª Glória e Mestre Tico (Afro Mix).
Teremos atividades físicas como: alongamento, ginástica, musculação e capoeira.

Local: Praça Profº Júlio César de Campos (Praça Central de Parelheiros).

Maiores informações:
TELEFONE: 5926-6500 - RAMAL 6733

SUBPREFEITURA DE PARELHEIROS
AV. SADAMU INOUE, 5252 - JD. DOS ÁLAMOS
http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/index.html
http://parelheirosportaldasaguas.blogspot.com/

TARDE ITALIANA EM PARELHEIROS

No dia 05/11 (sábado) a partir das 15h30 a Subprefeitura de Parelheiros realizará uma tarde Italiana com show folclórico e concurso de música.

Contaremos com a presença:

- Prefeito de Tula (Itália);
- Cantora Maria Speranza Russo;
- Grupo Sandália Coro Ortobene.

Local: Avenida Sadamu Inoue, 5252.

ENTRADA FRANCA.

Maiores informações:
TELEFONE: 5926-6500 - RAMAL 6731.

SUBPREFEITURA DE PARELHEIROS
AV. SADAMU INOUE, 5252 - JD. DOS ÁLAMOS
http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/index.html
http://parelheirosportaldasaguas.blogspot.com

24 outubro 2005

Operação Cata-Bagulho em Parelheiros

A operação contou com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolheram móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus e objetos sem utilidade.

A Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana e Obras promoveu neste sábado (22/10) mais uma Operação Cata-Bagulho na região.

A operação contou com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolheram móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus, ferros, eletrodomésticos e outros objetos sem utilidade.

Foram atendidas no dia as seguintes vias: Rua das Palmeiras (antiga Rua 30), Rua das Orquídeas (antiga Rua 16), Avenida Jatobá (antiga Rua 1) e Estrada da Colônia até a entrada do presídio, totalizando três toneladas de bagulho.

19 outubro 2005

OPERAÇÃO CATA-BAGULHO EM PARELHEIROS

A operação contará com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolherão móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus e objetos sem utilidade.

A Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana e Obras promove neste sábado (22/10) mais uma Operação Cata-Bagulho na região. A operação contará com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolherão móveis velhos, resto de madeira, colchões, pneus, ferros, eletrodomésticos e outros objetos sem utilidade.

Serão atendidas no dia as seguintes vias: Rua das Palmeiras (antiga Rua 30), Rua das Orquídeas (antiga Rua 16), Avenida Jatobá (antiga Rua 1) e Estrada da Colônia até a entrada do presídio.
Os moradores deverão colocar os objetos nas calçadas até às 10h da manhã do dia (22/10), para que possam ser recolhidos pelas equipes das 10h às 15h neste mesmo dia.

A Subprefeitura alerta que entulho, lixo orgânico, restos de construção, materiais tóxicos, resíduos industriais e materiais de jardim e poda não poderão ser recolhidos.
O objetivo do Cata-Bagulho é evitar a descarga clandestina de materiais de grande porte para melhorar a limpeza urbana dos bairros.

Mais informações pelo telefone: 5926-6500 ramal 6610.

RUAS DE LAZER

Dia 19/10 A CET sinalizou a nossa primeira rua de lazer: Rua Armando Teixeira Frutuoso - Nova América.

A Subprefeitura de Parelheiros está no aguardo da CET liberar outras 19 ruas de lazer para a região:

1. Avenida Primavera - Vargem Grande;
2. Estrada da Reserva - Marsilac;
3. Rua Pará - Parelheiros;
4. Rua Visconde de Ederval - Jardim Santa Fé;
5. Rua ventos e Ramagem - Jardim Oriental;
6. Rua Alice Bastide - Vila Roschel;
7. Rua Jatobá - Vargem Grande;
8. Rua Rômulo Gallipos - Jardim Silveira;
9. Rua Visconde de Montalegre - Jardim Santa Fé;
10. Estrada Ponte Seca - Marsilac;
11. Rua São Judas Tadeu - Vila Marcelo;
12. Rua Forte de Orange - Jardim Iporã;
13. Rua da Saudade - Jardim Progresso;
14. Rua Barão de Laranjeiras - Jardim Santa Fé;
15. Rua José Vila Busquet - Jardim dos Álamos;
16. Rua Antônio Bernal - Jardim Silveira;
17. Rua Eusébio Coghi - Jardim Roschel;
18. Rua Antônio Proost Rodovalho Neto - Jardim do Centro;
19. Rua Alice Bastide - Vila Roschel.

Maiores informações: TELEFONE: 5926-6500 - RAMAL 6733

18 outubro 2005

Subprefeitura estabelece compromisso com sociedade civil de Parelheiros


O objetivo da visita dos conserveiros foi a formação do grupo para efetuarem a integração com o setor de Obras e Infra Estrutura da Subprefeitura.

A Subprefeitura de Parelheiros promoveu dia 18/10/2005 um encontro na sede local com os conserveiros de vias rurais que atuarão na região.

O objetivo da visita dos conserveiros foi a formação do grupo para efetuarem a integração com o setor de Obras e Infra Estrutura da Subprefeitura.

Os conserveiros de vias rurais receberão um treinamento sobre a manutenção das tarefas como limpeza de laterais da estrada, poda, plantio e paisagismo.

Eles serão responsáveis pela conservação, manutenção e melhoramento do paisagismo das seguintes vias: Estrada do Jaceguava, Estrada da Ponte Alta, Estrada do Paiolzinho e Estrada do Rio Branquinho.

Após o cadastramento eles seguiram numa visita a campo para verem como funciona o trabalho feito nas vias rurais de Parelheiros.

07 outubro 2005

Nasce em Parelheiros Associação de Servidores Públicos



Cerimônia de posse da Associação dos Servidores de Parelheiros acontece com êxito na sede da Subprefeitura
No último dia 4 de outubro, às 17h, por iniciativa desta gestão e atendendo os anseios dos servidores e funcionários da Subprefeitura de Parelheiros, nasce a Asspa - Associação dos Servidores da Subprefeitura de Parelheiros.
O objetivo da associação é oferecer atividades de caráter cultural artístico, social, recreativo, esportivo e de lazer, bem como proporcionar benefícios gerais aos funcionários e servidores municipais.
O evento contou com a participação dos servidores da subprefeitura e artesãos que expuseram seus trabalhos.

03 outubro 2005

Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC)

Dia 30 de setembro a Subprefeitura de Parelheiros concluiu seu Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que abrange toda a área de risco geológica, sendo que, a região possui 18 áreas de risco (eram 19, mas uma das áreas já foi resolvida) com 46 pontos.
A Coordenadoria Distrital de Defesa Civil (CODDEC) da Subprefeitura de Parelheiros possui 20 Núcleos de Defesa Civil (NUDEC) compostos por voluntários capacitados das comunidades da região.

29 setembro 2005

Festa de Posse da Diretoria da ‘ASSPA’



Associação dos Servidores da Subprefeitura de Parelheiros - ASSPA

Festa de Posse da Diretoria

A Subprefeitura de Parelheiros realizará dia 04/10/2005 às 16h00 a Festa de Posse da Diretoria da ASSPA - Associação dos Servidores da Subprefeitura de Parelheiros.

Local: Saguão de Reuniões da Subprefeitura.

Teremos muitas atrações, Show Musical, sorteios, comes e bebes....


Será um dia "Especial"!

PROGRAMAÇÃO
16h00 Abertura

Marilza Câmara - Presidente
Luiz Edson - Vice Presidente

17h00 Apresentação das Autoridades

Walter Tesch - Subprefeito
Maria de Lourdes - Chefe de Gabinete
Coordenadores
Assessores

17h30 Hino Nacional

Chamada para Posse

18h00 Homenagens

Pronunciamento do Sr. Subprefeito

"Não percam a oportunidade, associem-se"

Membros da ASSPA

Presidente: Marilza Câmara Santiago
Vice-Presidente: Luiz Edson de Castro Filho

Secretária: Maria Cristina Roschel Borba Pereira
Segunda Secretária: Grace Cristiane Perina

Primeira Tesoureira: Maria José Bispo dos Santos Francez
SegundoTesoureiro: Rafael Reimberg de Siqueira

Diretor de Esportes: Denílson Félix Viana

Diretora Sócio-Cultural: Rosa Maria de Carvalho Sorrenti

Diretora de Patrimônio e Relações Públicas: Elsa Regis dos Anjos

Primeiro Titular: Newton Ferreira Funari
Segunda Titular: Odete Rosa de Almeida Batista

Primeiro Suplente: Valmiro Pereira da Silva
Segunda Suplente: Luzia Ivete Casoni da Rocha

Mostra de Cinema em Parelheiros

A Subprefeitura de Parelheiros e o Instituto Goethe realizam do dia 3 a 8 de outubro: A Mulher no Cinema Alemão.

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA - 3 DE OUTUBRO - 19h
Anos de Fome num País Rico (Hungerjahre - in ein reichen Land)

TERÇA - 4 DE OUTUBRO - 18h30
A Moral de Ruth Halbfass (Die Moral der Ruth Halbfass)

QUARTA - 5 DE OUTUBRO - 18h30
Malou (Malou)

QUINTA - 6 DE OUTUBRO - 18h30
Sinfonia da Primavera (Frühlingssinfonie)

SEXTA - 7 DE OUTUBRO - 19h
Trabalhos Ocasionais de uma Escrava (Gelegenheitsarbeit einer Sklavin)

SÁBADO - 8 DE OUTUBRO - 15h
Alemanha, Pálida Mãe (Deutschland, bleiche Mutter)

LOCAL: SUBPREFEITURA PARELHEIROS
SALA COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO
Av. Sadamu Inoue, 5252 - Jardim dos Álamos - 5926-6502

ENTRADA FRANCA

23 setembro 2005

Festa da Primavera



Dia 24/09 (sábado) às 17h Subprefeitura de Parelheiros realizará a FESTA DA PRIMAVERA.

Teremos barracas com comidas e bebidas e shows musicais:

•Maculelê
•Malaquias na cozinha
•QI .G6
•Star Dance
•Tramit Ritual
•Quarteto Murundú

Local: CDM de Parelheiros

Realização: Subprefeitura de Parelheiros

22 setembro 2005

Subprefeituras assinam termo de Cooperação


Na manhã desta sexta-feira (23/09), às 08h, as Subprefeituras de Pinheiros e Parelheiros assinarão um termo de cooperação na sede da Subprefeitura de Pinheiros. O Termo será Diante da importância de promover as relações interterritoriais na metrópole, de comum acordo, foi decidido formular um programa de intercâmbio denominado “Subprefeituras Fraternais”.
O fator desencadeador deste termo foi a reportagem do jornal “O Estado de São Paulo”, publicada no dia 30 de julho sobre a pesquisa de Índice Econômico de Qualidade de Vida (IEQV) feita pelos professores do Mackenzie, onde Parelheiros ficou em último lugar e Pinheiros em primeiro.
Outro fator importante foi a visita do Subprefeito de Pinheiros na região, onde constatou-se que a qualidade de vida tem relação com a solidariedade e interdependência das regiões no papel do contexto metropolitano.Com a assinatura do termo de cooperação e intercâmbio, as equipes técnicas de Finanças, Planejamento, Gabinete (Chefes, Comunicação, Defesa Civil, Jurídico) Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura, Esportes e Obras das Subprefeituras trocarão informações e apoios.

15 setembro 2005

Prefeito inaugura mais uma unidade de alvenaria em substituição a escola de lata


O novo prédio da EMEF Pedro Geraldo Schunk, em Parelheiros, ampliou em 100 o número de vagas no ensino fundamental da região

Um prédio de alvenaria, sem goteiras, calor e frio excessivos, nem barulho de chuva para atrapalhar as aulas, e, de quebra, mais 100 vagas no ensino fundamental. Tudo isso no território de Parelheiros, região de proteção ambiental que fornece cerca de 30% da água da cidade e, por isso, tem restrição de oferta de terrenos para novas construções. Neste cenário, o prefeito José Serra entregou nesta quinta-feira (15) as instalações em alvenaria da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Geraldo Schunk, construída em estrutura metálica no ano de 1998. O prédio, localizado na rua Antônio Bernal, é a 11ª unidade de alvenaria concluída pela atual Administração, dentro de sua meta de substituir as 51 escolas de lata da rede municipal herdadas, e a primeira a ser inaugurada pelo prefeito em Parelheiros. Mais duas da região - a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor Milton Santos e a EMEI Luiz Gonzaga do Nascimento - deverão receber os alunos e funcionários já no próximo mês.
Acompanhado do secretário municipal da Educação, José Aristodemo Pinotti, e do subprefeito de Parelheiros, Walter Tesch, o prefeito visitou a escola, conversou com crianças e professores, e enfatizou a abertura de mais 100 vagas com a entrega da nova unidade. A estrutura da escola antiga, localizada no mesmo terreno, comportava 700 alunos. O prédio de alvenaria pode comportar, ao todo, até 800 crianças e jovens dos 8 ciclos do ensino fundamental, inclusive de EJA (Educação de Jovens e Adultos) no período noturno.
A obra foi concluída pela atual gestão com uma economia de 10,27% no custo do m2, graças às negociações realizadas pelas secretarias municipais de Educação e Infra-Estrutura Urbana nos primeiros meses do ano. Durante as obras, que começaram em agosto de 2004 - tendo sido paralisadas em seguida por falta do pagamento à empreiteira pela gestão anterior -, os 700 alunos da Pedro Geraldo Schunk foram remanejados para unidades próximas. Eles iniciaram as aulas no prédio de alvenaria nesta quarta-feira.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Conselho Tutelar de Parelheiros realiza o primeiro encontro setorial na região

No último dia 10 de setembro, aconteceu o primeiro encontro do Conselho Tutelar Setorial Sul na região de Parelheiros. O objetivo do encontro foi discutir as atividades e realizações de cada um deles no que diz respeito à criança e ao adolescente.
Dos 10 Conselhos Tutelares que formam o Setorial, todos estavam presentes, dentre eles Parelheiros, Capela do Socorro, Grajaú, Santo Amaro, Cidade Ademar, Campo Limpo, Vila Mariana, Ipiranga, Jabaquara e M’Boi Mirim.
As reuniões dos Conselhos Tutelares acontecem mensalmente em algum local da região Sul. A próxima será no dia 29 de outubro no Ipiranga.

14 setembro 2005

SUBPREFEITURA DE PARELHEIROS DESENVOLVE COMITÊ DE FRONTEIRA


Nesta terça-feira (12-09), a Subprefeitura de Parelheiros, representantes da Prefeitura do Município de Embu Guaçu e parlamentares do município, realizaram na sede da Subprefeitura, a 1ª reunião do Comitê de Fronteira.
O objetivo do encontro foi proporcionar um desenvolvimento adequado entre os municípios de São Paulo e Embu Guaçu, com fiscalização efetiva e preventiva no eixo Jaceguava, inclusive na conservação da via que liga os dois municípios, facilitando e melhorando o acesso.
No seguimento das atividades para colocar em prática o planejamento e projetos adequados ao Comitê, dia 26/09, às 9h30, estará acontecendo no Solo Sagrado a 2ª reunião para definições da parceria, agora com participação dos proprietários da região.

24 agosto 2005

Grupo da 3ª Idade participa de Concurso Miss e Mister em Santo Amaro

No dia 25 de agosto, das 15h às 17h, no clube da cidade Jorge Bruder em Santo Amaro, aconteceu o Concurso Miss e Mister 3ª Idade de diversos Grupos da zona Sul, dentre eles Parelheiros, Jabaquara, Campo Belo, Cidade Ademar, Santo Amaro e Capela do Socorro.
A Subprefeitura de Parelheiros através da Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social e a Supervisão de Assistência Social, coordenam um grupo de 3ª Idade, denominado Grupo da Paz, o qual teve como representante no Concurso de Miss e Mister, a Sra. Marialva Barbosa de Araújo, 66 anos. A participante não foi coroada, mas recebeu elogios pela coordenação do evento.
O concurso terminou com um baile que se prorrogou até as 18h30.

22 agosto 2005

2ª Fase de Vacinação contra Poliomielite

A 2ª Fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite que aconteceu neste sábado, dia 20 de agosto, teve um número significativo de vacinas aplicadas. No total foram 16.419 doses, sendo que:

-Menores de 1 ano: 2.773
-De 1 a 4 anos: 11.692
-De 5 anos e mais: 1.954

A Campanha foi prorrogada até o dia 26 de agosto nas unidades de saúde.

Embura conquista SAMU


No último dia 19, a população do bairro Embura passou a ter o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (24h). Provisoriamente o serviço de remoção funciona no PSF local, ao lado da Escola Estadual Hilton Reis Santos. Além da ambulância, o SAMU conta com 1 motorista, 2 auxiliares de enfermagem e 1 segurança.
A Subprefeitura de Parelheiros colocou-se à disposição para realização de projetos em parceria com a Secretaria de Saúde. A intenção é conseguir um local onde o SAMU possa ter sua própria base efetiva.

21 agosto 2005

Subprefeitura realiza Plenária de Participação Social no Embura

Na tarde deste domingo, 21 de agosto, a Subprefeitura de Parelheiros realizou na Praça Central do Embura, uma Plenária de Participação Social com a população do bairro. O objetivo do encontro foi escolher voluntários para contribuírem e exercerem o papel de conserveiros de vias e logradouros públicos.
A Subprefeitura explicou à população a importância da criação de comissões de 3 ou 4 pessoas para facilitar a integração do poder público com a comunidade.
Entre os diversos assuntos abordados, pavimentação, esgoto e capinação, o transporte coletivo foi o mais reivindicado pelos moradores.
A moradorora e comerciante do bairro, sra. Marisa, comentou que desde a criação do governo local, essa foi a primeira vez que um subprefeito compareceu e ouviu as reclamações da comunidade. "Para nós, moradores deste bairro tão distante do centro da cidade, nos sentimos honrados com a presença, participação e interesse da Subprefeitura, pois assim temos esperança de ter uma vida melhor", finalizou a moradora do Embura.

19 agosto 2005

Subprefeitura retira faixas da região de Parelheiros


Atendendo a linha de governo no tocante à despoluição visual da cidade, informamos que na área administrada pela Subprefeitura de Parelheiros, a ação da retirada das faixas afixadas é permanente. A foto anexada mostra os resultados desta operação. O produto desta ação está sendo doado à entidades e associações ligadas ao processo de reciclagem e educação ambiental de nossa região.

Praça de Atendimento disponibiliza Serviço do Cartão SUS

A Praça de Atendimento da Subprefeitura de Parelheiros passou a disponibilizar, o serviço de Cadastramento e de Emissão do Cartão SUS (Sistema Único de Saúde).
Para inscrição do cadastro é importante (mas não obrigatório) ter em mãos algum documento de identificação, tais como RG, Certidão de Nascimento, Carteira de Habilitação ou Título de Eleitor.
O serviço é designado para todas as idades e pode ser utilizado em qualquer Posto de Saúde do Brasil conveniado ao SUS.

13 agosto 2005

Polícia Militar Ambiental realiza operação na região


Nesta sexta-feira, dia 12 de agosto, a Polícia Militar Ambiental com o apoio da Subprefeitura de Parelheiros, realizou uma grande operação nos distritos de Parelheiros e Marsilac.
A ação teve como objetivo apurar e constatar irregularidades, degradação e crimes ambientais que ocorrem na região e esteve sob o comando do capitão Parruca, do 1º tenente PM Geferson e auxílio do sgto. Pereira, de 28 PMs e 15 viaturas.
Realizaram 22 boletins de ocorrência, 2 autos de infração ambientalm e 5 embargos, num percurso de 980 km na região.
Conforme o comando da operação, esse tipo de ação será uma constância na região, principalmente quando o Grupo Executivo de Proteção aos Mananciais realizar a fiscalização integrada, evitando graves danos ambientais.

12 agosto 2005

Subprefeitura de Parelheiros instala sistema de conserveiros de vias rurais


A Subprefeitura de Parelheiros firmou nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, um Termo de Compromisso recíproco com o Guarapiranga Golf & Country Club para a conservação, manutenção e melhoramento do paisagismo de um trecho da Estrada do Jaceguava, que dá acesso ao clube que é utilizado para toda a comunidade da região.
A empresa fornecerá os conserveiros e a brita de pedra para a manutenção de eventuais necessidades de reparos do trecho da Estrada, a fim de mantê-la em boas condições de tráfego, tanto para veículos como para pedestres.
O Guarapiranga Golf & Country Clube é um tipo de equipamento de grande importância para a região no contexto da estabilização territorial de geração de emprego, serviços e pólo de atração turística na cidade de São Paulo.
Os conserveiros de vias rurais receberão um treinamento do setor de Obras e Infra-Estrutura Urbana da Subprefeitura, sobre a manutençãode algumas tarefas, como limpeza de laterais da estrada, poda, plantio, paisagismo, e etc. Esses conserveiros e seus familiares poderão instalar um quiosque de venda de produtos na Estrada, cujo objetivo visa ampliar a renda familiar de cada um deles.
A Subprefeitura fornecerá ao Clube as mudas para serem plantadas ao longo da Estrada do Jaceguava e quando necessário obterá autorização, dos respectivos proprietários, para o plantio dessas mudas em imóveis localizados na via. Para registrar este esforço público e comunitário de manutenção de vias rurais, uma placa de sinalização na Estrada do Jaceguava mostra o compromisso recíproco.

11 agosto 2005

“Hiroshima e Nagasaki – Depois da bomba, a Cultura de Paz”


De 06 a 10 de Agosto, a Subprefeitura de Parelheiros e o Consulado do Japão em São Paulo, prestaram uma homenagem às vitimas da bomba atômica na sede da Subprefeitura, realizando a exposição “Hiroshima e Nagasaki – Depois da bomba, a Cultura de Paz”, que ficou aberta ao público das 09h30 às 17h00.
Passados 60 anos da explosão da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki, o mundo continua ameaçado pelas armas nucleares, embora a humanidade tenha realizado avanços no uso e pesquisas do nuclear, tanto na medicina e engenharia civil como na indústria e agricultura.
Essa exposição visou fortalecer o senso de responsabilidade compartilhada dos cidadãos de Parelheiros, no que se refere à construção de uma cultura de paz, contra toda a forma de violência, sobretudo aquela que permite a utilização atômica para fins militares.

10 agosto 2005

Encontro de Secretários Municipais, Subprefeitos de Pinheiros e Parelheiros e jornalistas

A Subprefeitura de Parelheiros está promovendo nesta quarta-feira às 10h00 na sede da Subprefeitura um encontro de Secretários Municipais, Subprefeitos de Pinheiros e Parelheiros e jornalistas.
Um fator desencadeador desta visita foi a reportagem do jornal "O Estado de São Paulo" sobre a qualidade de vida e o índice de violência na região, que tem o propósito de destacar outros aspectos positivos, evitando danos e perdas para sua imagem, cujo eixo é o turismo e lazer.
O encontro tem por objetivo de uma perspectiva da intersetorialidade na administração municipal, reconhecer as peculiaridades e o papel da região no contexto metropolitano, tanto no aspecto social, como no aspecto ambiental, suas necessidades e o potencial de desenvolvimento regional.
Às 13h00 no "Golf Clube Guarapiranga" a comitiva assina um termo de compromisso criando conserveiros de vias públicas na região de Parelheiros.
Telefone para contato: 5926-6543 ou 9448-2521 com Camila

02 agosto 2005

"COMUNICAR" Interna e Externamente

Este é o mais novo canal de informação da Subprefeitura de Parelheiros.
Aqui vocês poderão acompanhar, em tempo real, as notícias, acontecimentos, atividades e ações que envolvem este órgão público.
A cada "post" atualizado, mandaremos (ao nosso mailing-list) um aviso para o acesso ao Blog.
Alguns podem se perguntar, por quê um Blog para divulgação de notícias?
Blogs são diários virtuais. Uma forma fácil e ágil para publicação de informações. Além de ser viável para a maioria das pessoas que tem acesso à internet.
Enfim, é isso!
Bem-vindos ao mundo virtual de Parelheiros "Portal das Águas de São Paulo".

31 julho 2005

Os projetos em fase de promoção e articulação

Os projetos em fase de promoção e articulação em diversos estágios para consolidar a INCLUSÃO SOCIAL envolvendo todos os setores e agentes na perspectiva da sustentabilidade.
LINHAS DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
Projeto 1 - Portal das Águas no Varginha (Identidade e Turismo)
Projeto 2 - Cooperativa Oficina do Vidro (promoção do artesanato)
Projeto 3 - Ciclovias de Parelheiros a Colônia (primeira etapa)
Projeto 4 - Casa de memória da migração (Alemanha, Japão, Diversidade)
Projeto 5 - Inclusão Digital (buscar mais portas para a Internet)
Projeto 7 - Formação e Qualificação para a Economia Social Sustentável
Projeto 8 - Viveiro Mata Atlântica
Projeto 9 - Sistema de Conserveiros de Vias Rurais
Projeto 10 - Cooperativa de Manutenção de Vias Urbanas (base Frente de Trabalho)
Projeto 11 - Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Resíduos Sólidos (base coleta seletiva)
Projeto 12 - Central de Cooperativa de Administração e Desenvolvimento (administração)
Projeto 13 - CENTRO de Cidadania da Mulher (Aprovado União Européia, Secretaria Participação)
Projeto 14 - Fábrica Verde (Parceria EMAE, Secretaria do Trabalho)
Projeto 15 - Agricultura em área de Mananciais (Manejo silvicultura reestruturação Casa Agricultura)
Projeto 16 - Implantação de Bibliotecas (Secretaria Cultura Estado)
Projeto 17 - Festa Anual de Parelheiros (Comissão Permanente de Eventos)
Projeto 18 - Promoção da capacidade de gestão Associações Setoriais Territoriais
Projeto 19 - Acompanhamento impactos do RODOANEL e fontes compensatórias
Projeto 20 - Aperfeiçoamento e profissionalização dos Servidores
LINHA DE PROGRAMAS PERMAMENTES
Os 5 Eixos de Governo Local
1) Turismo;
2) Economia Rural;
3) Saneamento sustentavel;
4) Inclusão Social com reciprocidade;
5) Gestão Pública Participativa.

PARELHEIROS: POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL

1-Contextualização

Convém sempre ressaltar que Parelheiros e Marsilac constitui território peculiar no contexto da metrópole paulista, tanto pelo baixo índice de IDH, distancia do centro administrativo, como pelo peculiar adensamento populacional de cerca de 8% ao ano.
Com cerca de 200 núcleo povoados (com característica de bairro), gerou um tipo de liderança voluntário ou profissionalizada que organiza as demandas ao poder público (Subprefeitura), o que é relativamente fácil devido a elevada carência.
Embora exista mobilização para reivindicar, presença constante das denominadas lideranças canalizando pedidos, o “fator comunidade” é baixo e o “capital social” é frágil, se observa o mesmo grupo presente nas inúmeras atividades:

  • São 184 membros de Conselhos Gestores de Saúde;
  • Cerca de 70 agentes comunitários de saúde;
  • Inúmeros conselheiros em Conselhos Escolares;
  • Para o Conselho Tutelar participaram 67 candidatos para 5 vagas;
  • Conseg;
  • Conselho da APA Capivari Monos.

Não existem associações de representação de categorias econômicas (empresários, comerciantes, sindicatos, etc). Só em 21 de julho, na segunda reunião promovida pela Subprefeitura, se constituiu uma Comissão Organizadora. Os partidos políticos se expressam através de assessores. Movimentos mais abrangentes surgiram recentemente, Fórum Novos, Rumos para Parelheiros, Movimento Popular de Saúde, mas as lideranças se duplicam. O Conselho Gestor da APA Capivari Monos tem tentado ser um novo protagonista com apoio do Estado.

2-Uma linha de promoção da participação

Em função das demandas constantes, se orientou realizar Plenárias com audiência aberta nos Bairros aonde emergem as demandas. No bairro a Subprefeitura expõe sua linha de trabalho e abre a escuta para os pedidos e reclamações. Ali mesmo se busca estabelecer um pacto de compromisso e é indicada uma “Comissão de Acompanhamento” em função das demandas. É estabelecido um cronograma tentativo e a Comissão passa ser a referência para a plataforma estabelecida, sempre buscando estabelecer compromissos de parte da comunidade, em tarefas como: limpeza, conservação, manutenção de praça, higiene, etc.
O desafio é criar uma referência democrática no território, que tenha iniciativa e possa se constituir em um embrião de planejamento local e informações sócio-ambiental, pois as Associações existentes, geralmente são constituídas sem sócios, de uma diretoria frágil e sem funções de planejamento ou divisão de trabalho por área como: cultura, esportes, festividades, pesquisa, etc.
A Subprefeitura está oferecendo informações sobre cursos, projetos, mas só de 20 a 30% das associações tem esta perspectiva.
A FESTA DOS 178 ANOS foi oportunidade para estimular participação em uma Comissão de Festas e estabelecer contatos de promoção de organização.

3-As atividades institucionais de promoção da participação

Mesmo com cargos congelados, sem recursos, Parelheiros, participa ativamente e inscreveu mais de mil atletas nos JOGOS DA CIDADE. Promoveu atividades do AGITA SAMPA e mobiliza vários Núcleos Sociais, promoção da participação dos idosos. Aprovou um projeto para o Centro de Cidadania da Mulher com URBI-AL.
O foco da plenária é no território e por categoria de interesse, plenária multisetorial e de todos os bairros, de lideranças de associações só tem utilidade para palanque político partidário, reforça o clientelismo instaurado, sem construir organização cidadã. A linha sempre é construir o compromisso recíproco, com responsabilidade do poder público e da comunidade.

Walter Tesch/maio 2005

PARELHEIROS: A AMAZÔNIA QUE ESTÁ AQUI

Walter Tesch (*)
A Amazônia hoje é parte da agenda global, devido a sua importância na rede de sustentação da vida no planeta. Está, portanto, inserida no circuito global de múltiplos significados e objetos das mais díspares propostas no plano internacional e nacional.
Aqui em São Paulo, menos de 40 Km da Praça da Sé, está a nossa “Amazônia”, um enclave regional com especiais peculiaridades que se destacam do conjunto da sociedade paulista, desconhecida da mesma. Trata-se dos distritos de Parelheiros e Marsilac sob gestão da Subprefeitura de Parelheiros. Uma reserva com condições naturais que ainda propicia a manutenção dos mananciais que produzem 30% da água utilizada pela metrópole, contendo restos da Mata Atlântica, constituindo-se um patrimônio ambiental que evidentemente, guarda as devidas proporções, pode ser assemelhado, no nível micro regional, a um sistema social e natural com semelhanças da Amazônia do norte do Brasil, tanto no potencial, virtudes, problemas e perspectivas.
Similar a Amazônia, na região de Parelheiros, a população se encontra entre os mais baixos índices de pobreza rodeada de um enorme patrimônio. As necessidades vitais e imediatas se sobrepõem e dificultam visualizar as necessidades vitais estratégicas, tanto da população residente como do entorno. A estrutura da propriedade fundiária, tal como na Amazônia é ambígua, com pouca transparência dificultando a defesa o manejo e uso do solo adequadamente, permitindo uma similar grilagem da Amazônia. A região tem semelhança com regiões de avanço das fronteiras, com frágil presença do Estado, estimulando diversas modalidades de ocupação, invasões, posse irregular e predatória, sem respeito ao patrimônio natural e ambiental, fonte de trabalho e vida no imediato e no futuro. Na “Amazônia Paulista”, o poder público, emaranhado em normas superpostas, ambíguas e até contrapostas, fica paralisado frente ao avanço da irresponsabilidade para com as futuras gerações e a população atual.
Na Amazônia se propõe um “congelamento do desmatamento”, nas regiões de mananciais se propõe um congelamento da ocupação desenfreada com a “invasão zero”. Como na Amazônia, a abertura de vias, equipamentos públicos empurram a fronteira da ocupação irregular, assim como, emergem debates e confrontos de interesses desde o ápice até a base da pirâmide social, como no caso do Rodoanel. Diante deste quadro só uma mobilização ampla pode sensibilizar os fatores de poder na sociedade e a opinião pública para uma efetiva estabilização de uma população regional que cresce a razão de 9% ao ano.
Lá, como aqui, o desafio imediato e cotidiano do conjunto da sociedade, dos jovens, das mulheres é gerar condições de vida digna com trabalho e renda de forma equilibrada e sustentável em base ao patrimônio ambiental local. Preservando e explorando adequadamente os recursos em condições que permitem sustentar a rede existencial da comunidade agora e no futuro.
O potencial é enorme, sem limites em vários aspectos: produção de bens e serviços da nova economia, desenvolvimento de um turismo sustentável, desenvolver um projeto de negociações de compensações nas relações estratégicas com o conjunto da metrópole, desenvolver um sistema racional de exploração da área reflorestada, do potencial de mineração. Transformar as necessidades em oportunidades. Contudo, o desafio imediato é superar os obstáculos que freiam o potencial tanto da Amazônia paulista, como da Amazônia do Norte, a carência de uma nova cultura (no sentido do cultivo das relação homem meio ambiente), de uma educação adequada, de qualificação e projetos de desenvolvimento ajustados a esta peculiar realidade. Portanto, sem o desenvolvimento de uma consciência, de uma prática e exercício da defesa da Amazônia Paulista certamente se torna difícil o paulista visualizar a defesa da Amazônia brasileira no norte.
SALVEMOS agora a Amazônia que está aqui.
(*) Subprefeito de Parelheiros, especial para o Zona Sul Notícias, julho de 2005

28 julho 2005

Subprefeitura de Parelheiros promove palestra de capacitação

A Subprefeitura de Parelheiros, através da Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social, promove neste sábado, às 10h00, a palestra "Elaboração de Projetos Sociais e Captação de Recursos".
O objetivo da palestra é fortalecer o 3° Setor local, para que o distrito de Parelheiros consiga competir no mercado de captação de recursos.
"Existem recursos, faltam bons projetos. É necessário sensibilizar as pessoas", afirma Roberta Cappellano, Coordenadora de Assistência e Desenvolvimento Social da Subprefeitura de Parelheiros.
Esta é a segunda etapa intermediária do 3° Setor na região, para apresentar projetos e propostas sociais. A idéia é capacitar as pessoas, envolvê-las, para acreditarem.
Local: Saguão da Subprefeitura de Parelheiros.
Avenida Sadamu Inoue, 5252 - Jardim dos Álamos.
Informações 5926-6500 Ramal 6731.

Diversão e Cinema com Pipoca em Parelheiros

A Subprefeitura de Parelheiros através da Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social promove neste sábado, a partir as 15h30, uma sessão de cinema infantil para diversãoe entretenimento na região.
O filme exibido "Procurando Nemo" conta a história de um pequeno peixa, que repentinamente é sequestrado do coral onde vive por um mergulhador e passa a viver em um aquário. O pai de Nemo decide partir em sua procura, tendo como sua parceria a ingênua Dory.
Além da diversão, cada criança receberá um kit de guloseimas, contendo pipoca, pururuca e doce. Também será passado um filme educativo, cujo tema é "Higiene e Limpeza Ambiental".
A sessão será gratuita e aberta ao público. Crianças têm de estar acompanhadas pelos responsáveis.

Local: Saguão da Subprefeitura de Parelheiros.
Avenida Sadamu Inoue, 5252 - Jardim dos Álamos.
Informações: 5926-6500 Ramal 6731.

12 junho 2005

PARELHEIROS: ESTRADA DE FERRO É ATRAÇÃO

Salvemos a estação Evangelista de Souza da ruína

HISTÓRICO DA LINHA

Projetada desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da SPR para ligar o interior ao litoral, foi iniciada em 1929 e terminada em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes, e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927 da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista, no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas).
Houve tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerce de 1975, e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha opera até hoje sob a administração da Ferroban.
A ESTAÇÃO
A estação de Evangelista de Souza, homenagem ao Barão de Mauá, foi entregue em 1935 como um edifício construído em madeira, e sua versão em alvenaria somente ficou pronta no ano seguinte. Durante o projeto, seu nome era Dúvida, nome de um rio que corre perto da estação. Acabou ganhando o nome atual. Mais tarde, em 1957, a estação passou a ser o ponto de encontro do ramal de Jurubatuba, aberto nesse ano, para ligar diretamente o centro da cidade de São Paulo a Mairinque-Santos. A estação passou, então, a ser mais parte desse ramal que de quem vinha de Mairinque, recebendo trens do subúrbio até cerca de 1980, enquanto que, vindo de Mairinque, os trens de passageiros foram suprimidos por volta de 1973.
Foi mantido, entretanto, um trem para os funcionários da Fepasa, e mais tarde, nos anos 80, foi instituído novamente o transporte de passageiros na linha, mas fazendo apenas o trecho entre Embu-Guaçu e Santos.
Em 1997, foi suspenso Embu-Guaçu-Santos para passageiros, a estação deixou de atender passageiros, se transformando em tapera. A estação tem um acesso difícil para automóvel, sendo o meio menos difícil vir de Engenheiro Marsilac; de Barragem, a estrada tem difícil trânsito, tendo melhorado um pouco recentemente.
Hoje a estação só está ativa devido a presença de um destacamento da guarda municipal com treinamento para proteção ambiental.
O DESAFIO PARA SÃO PAULO É RECUPERAR A ESTAÇÃO COMO UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL. QUEM SE CANDIDATA A MOBILIZAR A SOCIEDADE, ESTE PESSOAL QUE VISITA DASLU PODERIA DEDICAR ALGO DOS SEUS EXCEDENTES???

A Região de Parelheiros e a Cultura Guarani

A região originariamente foi habitada por índios Tupis, mas foi somente no século XIX que um subgrupo guarani ali se estabeleceu, compondo hoje uma população com de cerca de 900 habitantes. Assim, a menos de 50 quilômetros aproximadamente da praça da Sé, temos duas Aldeias indígenas de referência, a Aldeia Krucutu e Morro da Saudade/Tenondé Porá. Estas Aldeias estão da região administrada pela Subprefeitura de Parelheiros e em recente reunião com o Subprefeito (foto ao lado com os dois caciques, Marcos Tupã e Timóteo e sua família) estabeleceram uma plataforma de cooperação no sentido de valorizar a cultura indígena, sua identidade e tradição como um patrimônio cultural da região e da metrópole paulista.
Para maiores informações contate o gabinete do Subprefeito (11) 5926-6501.

10 junho 2005

PARELHEIROS PATRIMÔNIO AMBIENTAL DA CIDADE DE SÃO PAULO

Parelheiros, além de uma Cratera, duas Aldeias indígenas, tem a maior reserva verde da cidade, poderíamos dizer que a Amazônia de São Paulo.

09 junho 2005

POR UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL NA REGIÃO DE MANANCIAIS

Esboço para um marco de análise da aliança PV-PSDB em São Paulo
  • Contextualizando a gestão;
  • A gestão no marco de uma aliança;
  • O exercício do poder público com outro olhar e outra prática;
  • As relações intersetoriais em uma administração complexa;
  • As subprefeitura como expressão do pode local.
1-CONTEXTUALIZANDO A GESTÃO
No segundo turno das eleições municipais de São Paulo em 2004, o Partido Verde apoiou José Serra da coligação “Ética e Trabalho”. Ao fechar a aliança um grupo no PV tentou que a mesma se concretizasse com assinatura de 10 pontos de um programa compromisso em base às 43 propostas para governar São Paulo. Com isto se buscava uma forma diferente de formular pactos político. Este documento não foi assinado, mas, com as 43 propostas terminou sendo uma referência na ação política e na aliança. Este esboço poderá servir para uma reflexão sobre aliança de partidos diversos na administração de uma diversidade como é a metrópole paulista.
Como parece ser natural ou por carência de experiência na administração de alianças, ao concretizar-se a vitória, a negociação não seguiu um modelo ou cronograma linear, tanto que ainda se considera o processo está aberto. Os vereadores seguiram por um lado e a direção municipal por outro. A direção municipal concretizou formalizar o compromisso de gestão de uma das 31 Subprefeituras de São Paulo, Parelheiros. Esta administração de constituição recente e nos moldes clássicos do loteamento político é considerada uma Subprefeitura pobre, de periferia e sem muito atrativo. Para os verdes contudo significava defender um programa de preservação de um patrimônio ambiental para o futuro da metrópole paulista, onde vivem cerca de 13 milhões de habitantes no município e 18 na área metropolitana e se visualiza escassez de água.
Porque os verdes valorizam esta região considerada periferia pela metrópole? Certamente a região situada no sul do município e que inclui o distrito de Marsilac é frágil econômica e socialmente, distante do centro administrativo 40 quilômetros. Mas ali tem origem 30% da água da cidade. São 360 Km2, representando mais de 24% do município é portanto, estratégico para a vida. Tem algumas características ou peculiaridades pouco conhecidas pelos habitantes da cidade: a Cratera Colônia com 3,5 km2 é marco geológico produzida por meteorito faz milhões de anos, é uma das poucas regiões agrícolas do município; é a sede do maior complexo religioso da Igreja Messiânica, o Solo Sagrado, com valorização da natureza. Possui duas aldeias indígenas e foi o primeiro núcleo oficial de imigração alemã no início dos anos 1800. No campo social é um desafio, pois tem um adensamento populacional acelerado sobre os mananciais, a razão de 8% ao ano, aumentando em 86% a população de 1991 a 2000. A região está toda sob a lei de proteção de mananciais, tem uma APA (Área de Proteção Ambiental), além disso, tem uma área de proteção integral, o Parque Estadual da Serra do Mar, com remanescente de Mata Atlântica. Considerando estas peculiaridades a gestão verde assumiu um conjunto de princípios orientadores para a promoção de políticas de governo para o desenvolvimento local, para frear o adensamento com inclusão dos atuais habitantes.
  • Valorizar, Preservar e Recuperar o patrimônio ambiental para produzir água e ar de qualidade para a metrópole e uso adequados da população local.
  • Inclusão social na perspectiva da sustentabilidade em base a trabalho e renda que fortaleça a coesão social no territorial com estabilidade (economia social e solidária com cooperativismo), em base a vocação e potencialidade do patrimônio local.
  • Promover a participação intersetorial constituir e construir uma identidade local em uma visão propositiva de uso do patrimônio ambiental de forma sustentável e ao serviço do bem comum.
  • Garantir que ações do governo local sejam universalizadas e democraticamente acompanhadas de forma transparente pela população organizada, desenvolvendo um sentido de pertença.
  • Uma gestão pública com políticas de satisfação das demandas orientadas ao desenvolvimento local equilibrado sintonizando a Preservação e Proteção dos Mananciais como um patrimônio coletivo local.
2- A GESTÃO NO MARCO DE UMA ALIANÇA
O Partido Verde não ganhou a eleição, mas contribuiu com a vitória e certamente implica uma marca na gestão, tanto em Parelheiros, como na Secretaria do Verde e Meio Ambiente, embora isto não seja muito clara para uma parte dos membros do PV. É bom recordar que uma aliança é uma dinâmica não linear com “fogo amigo” e “inimigo” de maior ou menor intensidade. A hegemonia na aliança é do PSDB com suas diferenças e interesses diversificados, o PFL (com o vice prefeito), o PPS, o PDT, o PSB e outras expressões de uma base aliada ampla. A gestão em Parelheiros exige contemplar relações com 31 outras Subprefeituras, e intersetorialidade com as diversas Secretarias, coordenar diretamente com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. Esta relação implica o funcionamento dos recursos, da infra-estrutura, da sintonia com o conjunto das diretrizes da administração.
É neste contexto que a gestão verde tem o desafio de satisfazer as demandas do cotidiano e buscar um diferencial programático que aponte o exercício de uma forma diferente de fazer política, de implementar relações de qualidade não clientelista entre Estado e Sociedade Civil em uma periferia que adensa em 8% sua população ao ano, quando o crescimento populacional nacional chega a 2%. Embora o discurso seja o de inovar na política, com surpresa se escuta simplificações de que fazer a gestão é cascalhar vias.
Como acontece a direção da gestão em um órgão público? Para implementar um programa de gestão com seriedade é necessário equipe sintonizada, um time. Este time é constituído inicialmente com cargos de funções decisórias para manter a gestão funcionando adequadamente e para implementar um programa diferenciado de qualidade. Para isto o gestor dispõe para nomear, os denominados cargos de comissão ou de confiança, que são de tipo “livre provimento total”, “livre provimento condicionado a perfil”, “livre provimento de servidor”(pode nomear quem quiser desde que seja servidor e às vezes condicionado a perfil profissional). No caso de Parelheiros, sobre mais de 240 funcionários, somente 14 foram nomeados pelo Subprefeito do PV levando em consideração habilidades, experiências e critérios definidos e fundamentados. Contudo, seis de livre provimento permaneceram com indicação do PPS e administração, funcionando enquadrado nas atividades da Subprefeitura. Portanto, o PV governa Parelheiros subordinado à hegemonia no quadro geral de aliança e tem o comando no contexto local da gestão onde cede espaço a indicados da base aliada. Contudo o comando e a responsabilidade total da gestão local é da equipe verde do PV subordinada ao programa e a gestão da Prefeitura, considerando o marco programático da aliança eleitoral. São estas peculiaridades que com freqüência não são entendidas ou ignoradas, por filiados, dirigentes e vereadores que pressionam para ser atendidos as suas necessidades individuais ou grupais, os integrantes da base aliada que pressionam a administração central argumentando que a gestão do PV em Parelheiros não estáa atendendo suas demandas.
3- GESTÃO E O EXECÍCIO DO PODER COM OUTRO OLHAR E OUTRA PRÁTICA
Uma gestão diferente é exercitar uma espécie de ingenuidade consciente. Como fazer isto sem recursos financeiros, materiais e humanos, rejeitando a idéia patrimonialista de que o Estado é propriedade de quem está gerindo ou da pressão clientelista que supõe ser o Estado, pai de todos, com a obrigação de substituir o cidadão. Uma idéia força que orienta a atual gestão é utilizar o poder de convocatória do Estado para mobilizar energias e recursos da sociedade local em uma perspectiva construtiva. Por exemplo: fazer a Festa do Aniversário do bairro convidando os cidadãos integrarem uma Comissão conjunta, resgatar tradições, solicitar contribuições dentro de um programa comum, otimizar os recursos existentes. Neste contexto, uma maneira diferente de fazer a política, ou seja, de gerir a cidade é a transparência e informação como forma de pedagogia cidadã. Atender as demandas da população não no estilo clientelista e nem usar o Estado como propriedade, mas implantar critérios transparentes e racionais. Criar condições para que o servidor público dedicado contribua com sua comunidade ao constatar transparência das intenções e ações. No fundo é diminuir a distância política entre Estado e Sociedade com maior participação ancorado nos cinco princípios estratégicos que orientam a gestão sustentável. O exercício cotidiano dos instrumentos de poder de gestão vão sendo orientados para consolidar a credibilidade de uma proposta de gestão diferente, fazendo disto uma escola de consolidação de um conceito de cidadania usando o princípio da reciprocidade. Como? Quando uma Comissão de moradores traz demandas, que são analisadas em conjunto com o poder público considerando o território, harmonizada as necessidades em função das possibilidades e estabelecido um compromisso com a comunidade local com ações ligadas a qualidade de vida. Sempre assinalando e destacando que a aplicação de recursos deve ser valorizado pela comunidade e que os moradores tem de cumprir com sua parte.
A estrutura de gestão da Subprefeitura de Parelheiros é enxuta e de formação recente, foi criada em 2003. Sua estrutura administrativa de funcionamento deveria representar o conceito de descentralização administrativa na gestão da metrópole. Contudo, na prática atual a Subprefeitura tem basicamente duas áreas operacionais de atendimento de demandas: as Coordenadorias de Obras e Manutenção e a de Assistência e Desenvolvimento Social. As outras duas Coordenadorias existentes são de apoio estratégico. Planejamento que cuida do cadastro, licenciamento e fiscalização; e a administrativa financeira que atende orçamento, pessoal e suprimentos. Mais o expediente, o Gabinete diário que coordena o cotidiano, defesa civil, comunicação, etc. Neste quadro também é necessário um exercício de imaginação para efetivar uma gestão diferenciada. O setor de Saúde e de Educação não estão sob a administração da Subprefeitura, são geridos centralmente pelas respectivas Secretarias. A linha geral da gestão sobre as áreas de Saúde e Educação é a de acompanhar suas ações e equipamentos no território, mesmo sem poder de gestão. Neste sentido, a Subprefeitura recebe demandas, pressões pelos respectivos serviços e busca orientar soluções na intermediação que atenda o cidadão com qualidade.
São diversos projetos e ações em andamento que podem ilustrar um estilo de gestão. Por exemplo, a gestão de Parelheiros avaliou a partir da realidade que a mulher joga um papel importante na região e merece atenção da política pública. Concretizou junto com a Coordenadoria da Mulher e Secretaria de Participação um projeto para implantar um Centro de Cidadania da Mulher, pois a região tem maiores índices de gravidez precoce, mulher chefe de família. Está iniciando um sistema de co-gestão com a comunidade para a manutenção de vias rurais através de “Conserveiros de vias”, um programa de apoio às ONGs que protagonizam projetos sustentáveis e não só processam demandas de clientela política. Está articulando o potencial do cooperativismo para estimular um setor de economia social e promovendo condições para organização dos principais atores da economia local como efetivos interlocutores do Estado. Abre espaço para que se formulem políticas local, sem manipulação político-partidária, isto é válido tanto para fóruns, como para Conselhos.
4-AS RELAÇÕES INTERSETORIAIS EM UMA ADMINISTRAÇÃO COMPLEXA
Esta relação esta dentro da recomendação da intersetorialidade que evite suporposição de energia e recursos. A SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente) já tem por mandato institucional, foco em Parelheiros devido a que esta região se encontra sob a Lei dos Mananciais. Embora o Secretário da SVMA não tenha sido indicação direta do PV, a executiva municipal referendou esta indicação e o Secretário foi participar na formulação das linhas programáticas do PV para governar São Paulo e por esta razão, além dos aspectos estruturais, os aspectos programáticos criaram uma sinergia entre a gestão verde de Parelheiros e a gestão SVMA no interior da gestão Serra. O Secretário além do apoio em presença em ações frente à área de risco, na funcionalidade da APA Capivari Monos (Área de Proteção Ambiental), cedeu horas profissionais parciais de quatro servidores da SVMA para contribuem com a Subprefeitura de Parelheiros.
A sintonia de programática entre a SVMA e a gestão da Subprefeitura pode ser muito positiva como referência de gestão em áreas de mananciais devido a abordagem conjunta e planejada de vários eixos temáticos como: sintonizar um planejamento de economia de escala entre a APA Capivari Monos e a Subprefeitura de Parelheiros, sintonizar projetos comuns intersetoriais na região na área de educação, fiscalização, saneamento, etc. Foram efetuadas discussões sobre saneamentos adequado a região, está se iniciando um projeto de relações intersetoriais para agricultura orgânica de inclusão social junto com a Secretaria do Trabalho, discussão sobre um marco legislativo seguro para o desenvolvimento da silvicultura na região de mananciais, de forma a gerar trabalho e renda. Criar condições para efetivar um trabalho da Guarda Civil, especializado na vigilância de mananciais. Trabalho comum para valorizar a região na agenda do conjunto da administração de forma a capitalizar o valor intangível da região. Entre outros, por estes fatos entendo importante uma reflexão mais ampla e responsável, um olhar além da subjetividade individual e do micro poder individual, a conexão positiva entre estes dois espaços de gestão dos verdes no município de São Paulo. Entendo que isto é bom para administração e para a cidade. Isto também é Ética, diferenciar entre os caminhos do que é bom e do que é negativo para a felicidade do homem na cidade independente do impacto em um ou outro indivíduo.
5-AS SUBPREFEITURA COMO EXPRESSÃO DO PODE LOCAL
Em uma metrópole como São Paulo não existe uma forma definitiva de descentralização, mas este tema deve estar permanentemente na agenda. A Subprefeitura é o espaço desta descentralização, pela experiência recente, na atual gestão este processo não está definido, no início houve uma sensível centralização e ainda antes de terminar o primeiro semestre se observa uma descentralização equilibrada. Certamente as peculiaridades e perfil de cada uma das 31 Subprefeitura em que está dividida a administração impede uma fórmula única de administração e descentralização. Entendo que as modalidade de participação construtiva constituem o caminho da descentralização e fortalecimento do poder local, sem cair na metodologia de mobilização demagógica nem na participação de pressão clientelista. Um planejamento de visão de futuro de cada região e a busca deste projeto de região pode ser a base que sustente uma descentralização realista. No contexto da aliança, a atual gestão verde de Parelheiros tem bastante liberdade para exercer uma modalidade de descentralização construtiva baseada nas linhas gerais de um plano estratégico, com um papel claro da região no contexto do futuro da metrópole paulista. Este é um tema aberto e de debate permanente e construtivo.

07 junho 2005

EX-MINISTRO DO PERU VISITA REGIÃO DE PARELHEIROS

O Ex-Ministro do Trabalho do atual governo do Peru, Fernando Villaran, visitou a região de Parelheiros nesta terça-feira (07/06).
Villaran, engenheiro industrial, especialista em políticas para micro e pequenas empresas, está no Brasil para participar no Seminário Promovido pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social.

06 junho 2005

EUCALIPTO E FLORESTAS - CADEIA VIRTUOSA DE SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DE MANANCIAL

Na região de Parelheiros e Marsilac existe, sem exploração racional, um patrimônio florestal exótico, ocupando cerca de 4% do território. Este patrimônio está congelado e improdutivo pela superposição de normas e confusão burocrática. Esta insegurança trava o desenvolvimento e a geração de trabalho e renda. Constatamos no cotidiano da administração de Parelheiros proprietários detidos no trabalho clandestino, com dificuldade para realizar sua produção sem uma solução clara da estrutura legal do Estado. Portanto o desafio imediato é clarificar as normas que ofereça segurança para o manejo florestal em Parelheiros e Marsilac, cadastrar as unidades produtivas, articular proprietários e membros da cadeia produtiva, estabelecer um programa de qualificação e aperfeiçoamento para o desenvolvimento em base a este patrimônio florestal local. A conseqüência imediata é gerar riqueza na região, emprego, consolidar o espaço evitando invasões, ou seja, preservar a área de mananciais com produção adequada.
O eucalipto tem vários subprodutos de acordo a variedade, produz óleo das folhas utilizado na indústria de perfumes, medicamento e alimentação com grande demanda internacional. A produção integrada, a reutilização das folhas produz vapor para caldeira, energia termoelétrica e adubo para a própria plantação. Além das folhas a madeira tem múltiplas utilidades tanto na indústria de móveis, construção e o carvão. O espaço ainda é utilizado para o pastoreio de animais como o gado e estimular outras produções consorciadas como mel e cogumelos.
Um planejamento racional de produção florestal na região de Parelheiros consolidará o território, preservando a vocação e destinação daquele espaço, mantendo a permeabilidade do solo, gerando riqueza para a região, trabalho e renda. Uns 60% da produção de óleo é exportada para União Européia, por ser região de mananciais, podemos obter selo de comércio justo. A produtividade e a geração de postos de trabalho pode variar de acordo a tecnologia, mas com 35 toneladas de folhas se produz meia tonelada de óleo a um preço médio de custo de R$ 10,00 e venda de R$ 16,00. A estrutura produtiva pode variar, destilarias pequenas de 60 quilos dia, grandes plantações ou consórcios de pequenos proprietários fornecedores de folhas de 10 a 20 ha.
Walter Tesch